Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009
Sporting sofre mas vence na Letónia

 


 

VENTSPILS 1 - 2 SPORTING
[ Laizans, 64' (pen); Miguel Veloso, 6' e João Moutinho, 85']

 
Competição: Liga Europa (3ª Jornada)
Local: Estádio Skonto, Riga
Árbitro: Sascha Kever (Suíça)
VENTSPILS: Kolinko; Chirkin, Mihadjuca, Ndeki e Zamperini; Hodel, Kosmacovs (Zigajevs, 62'), Laizans (Astafjevs, 83'), Butricks (Visnakovs, 54') e Tigirlas; Gauracs.
Treinador: Nunzio Zavettieri
Suplentes: Chesnovski, Solojovs, Dedov, E. Visnakovs.
Disciplina: Nada a assinalar.
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Carriço e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 63') e Matías Fernández (Angulo, 80'); Liedson e Caicedo (Postiga, 73').
Treinador: Paulo Bento
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, André Marques, Saleiro.
Disciplina: Cartão amarelo para Angulo (88') e Liedson (90').

Crónica:
O Sporting bateu o Ventspils por 2-1, conseguiu a terceira vitória em outros tantos jogos na Liga Europa e praticamente garantiu a qualificação para os 16-avos-de-final da competição, mas bem podia ter evitado o susto frente a um adversário de calibre claramente inferior.
Cedo se percebeu que o oponente dos leões estava longe de ter a qualidade técnica do adversário e pouco mais podia oferecer do que a superior estatura da maior parte dos seus elementos e velocidade nas saídas para o ataque, mesmo se essa esbarrava sistematicamente nas óbvias deficiências evidenciadas no momento de controlar ou passar a bola. O Sporting lutava, sobretudo, contra as condições atmosféricas, o estado do relvado e a falta de motivação para encarar o choque desde que se viu em vantagem no marcador.
A superioridade verde e branca era de resto tão evidente que bastavam ténues acelerações para desmontar a densa organização ofensiva da equipa letã: o bem italiano Nunzio Zavettieri optou por um sistema de três centrais, coadjuvados por dois laterais bem recuados e suportados por dois médios-defensivos. Depois, bem mais longe, dois homens rápidos tentavam servir de apoio ao único ponta-de-lança, o possante Gauracs. Ainda assim, o bloco recuado - e povoado - dos anfitriões era incapaz de responder com mobilidade e eficácia sempre que a bola rolava com dinâmica adequada.
Para o Sporting, alicerçado na estrutura habitual, o golo precoce, apontado por Miguel Veloso na cobrança de um canto - directo -, serviu primeiro como tónico para uma avalancha ofensiva suficiente para alargar a vantagem - Caicedo e Vukcevic estiveram muito perto de o conseguir -, mas depois transmitiu uma noção de facilidade que travou a mobilidade da primeira meia hora e conduziu, como não poderia deixar de ser, a alguns sustos evitáveis.
No segundo tempo, Zavettieri abandonou a excessiva cautela defensiva abdicando de um central, e os sustos verdes e brancos ganharam consistência com o penálti cometido por Tonel e convertido por Laizans. Estava feito o empate, e os leões tinham de começar tudo de novo ante um oponente mais motivado e... crente nas suas possibilidades. Com o resultado em aberto, foi necessário que o talento de João Moutinho desse corpo ao que o colectivo tinha desperdiçado: com escassos cinco minutos por jogar, o capitão resolveu a contenda com um golaço de mérito exclusivo. Agora sim, o Sporting pode concentrar esforços no campeonato.


(In O Jogo)

 

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso


:: O golo de Miguel Veloso, conseguido num canto directo, vai ficar para a história pelas mais diversas razões. Esta foi a primeira vez que o Sporting jogou na Letónia, afinal, e o tento manteve a campanha 100% vitoriosa dos leões na Liga Europa e, não menos importante, vai fazer com que o nome do Sporting seja falado por esse continente fora, pois o canto vai ser passado pelas mais diversas televisões até à exaustão. Depois, e lembrando as palavras de Patrício na véspera, que versavam o objectivo do balneário de chegar à final de Hamburgo, podemos relembrar que a única competição europeia ganha pelo Sporting foi obtida por intermédio do célebre canto directo de Morais. Mas Veloso foi mais do que aquele canto: dominou as operações a meio-campo, empurrou a equipa e mostrou um sentido posicional inatacável. Está em grande! (In O Jogo)

:: Marcou o primeiro golo, de canto directo, mas desapareceu no 2º tempo e o meio-campo tornou-se mais permeável. (In Record)

 

 

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO
Veloso lamenta facilidades concedidas pela equipa

 

"Começámos o jogo muito bem e podíamos ter marcado mais do que um golo. Na 2.ª parte não sei o que aconteceu, mas, mais uma vez, demonstrámos que conseguimos dar a volta ao jogo. Depois de termos estado em vantagem, acabámos por dar moral à outra equipa e, assim, fica difícil...", reconheceu. O Sporting concedeu o empate momentâneo na sequência de uma grande penalidade por carga de Tonel e o golo do triunfo chegou já perto do final, através de uma remate de João Moutinho.
"O Sporting não veio para empatar e jogou sempre para ganhar", considerou, no entanto, Veloso, colocando acima de tudo os objetivos coletivos: "O mais importante é a equipa e os resultados que se conseguem".
Recusando comentar a sua prestação no jogo, Veloso concluiu a sua intervenção no flash interview da Sport TV1 dizendo que já está "a pensar no próximo jogo".

 

(In Record)


IMAGENS DO GOLO
Miguel Veloso abriu o marcador para os leões, na sequência de um canto directo

 

 

 



publicado por Catarina às 14:19
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10