Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008
Primeiros 3 pontos somados na Champions


 

SPORTING 2 - 0 BASILEIA

Leões ocupam agora o segundo lugar do grupo

Competição: Liga dos Campeões (2ª Jornada - Grupo C)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, 45 m), Moutinho, Romagnoli (Pereirinha, 88 m), Postiga (Yannick, 72 m) e Derlei.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Liedson.
Disciplina: Cartão amarelo a Grimi (17 m), Miguel Veloso (45 m) e Tonel (84 m).
Golos: Romagnoli (55 m) e Derlei (86 m).
Basileia: Costanzo, Zanni, Abraham, Ferati, Safari, Huggel, Gelabert (Ergic, 60 m), Gjasula, Carlitos, Chipperfield (Perovic, 82 m) e Streller (Mustafi, 78 m).
Treinador: Christian Gross.
Suplentes não utilizados: Stöckli, Morganella, Eduardo e Rúbio.
Disciplina: Cartão amarelo a Streller (74 m).
Golos: Nada a assinalar.

O Sporting venceu o Basileia por 2-0, no jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com golos apontados por Romagnoli e Derlei. A vitória dos «leões» só pecou por escassa, já que os pupilos de Paulo Bento dispuseram de boas ocasiões para saírem de Alvalade com um resultado mais dilatado.
O Sporting iniciou a partida apenas com uma alteração no onze que entrou no derby do passado fim-de-semana – Derlei ocupou o lugar de Yannick Djaló.
Os «leões» mostraram vontade e determinação em resolverem cedo a partida, mas as ocasiões criadas não tiveram a melhor finalização. Logo a abrir Derlei, que viu o poste da baliza adversária negar-lhe o golo por duas vezes, cabeceou ao lado, dando o primeiro sinal de perigo para a baliza defendida por Costanzo. O Basileia, ao contrário do Sporting, actuou recuado no terreno, com muitos jogadores a disputarem a bola no meio-campo, enquanto que os «leões» tentavam imprimir velocidade no jogo de forma a conseguirem surpreender a baliza contrária. Já mesmo em cima do final da primeira parte, Derlei viu Costanzo a negar-lhe o golo, depois de rematar à meia volta o guarda-redes do Basileia defendeu por instinto para canto.
No segundo tempo, já com Vukcevic em campo (entrou ao intervalo para o lugar do lesionado Rochemback), o Sporting conseguiu impor o ritmo de jogo que pretendia e desde cedo se começou a adivinhar o golo. Os «leões» fizeram uma boa circulação de bola e tiveram a paciência e o engenho necessários para conseguirem furar a barreira defensiva adversária. Depois de Derlei aos 48 minutos ter visto o poste negar-lhe o golo, Romagnoli, sete minutos depois, não desperdiçou e fez o primeiro da partida. Os «leões» com o primeiro tento tiveram ainda mais tranquilidade e controlaram o jogo, deixando que o adversário chegasse apenas por duas vezes com perigo à baliza de Rui Patrício, que aos 66 minutos, com boa defesa aliviou para canto um livre directo apontado por Gjasula.
O Sporting continuou à procura do tento da tranquilidade, que poderia ter surgido dos pés de João Moutinho – através da marcação de um livre directo, em posição frontal à baliza adversária –, Derlei, que voltou a cabecear à trave, e por Abel, que rematou ao lado, quando estava em posição frontal à baliza. O esforço dos pupilos de Paulo Bento foi recompensado quando faltavam quatro minutos para o final. Romagnoli lançou Derlei no ataque dos «leões». O «ninja», na cara do guarda-redes adversário, não falhou e marcou o segundo tento, dando mais justiça ao resultado.
Fruto da vitória do Barcelona, o Sporting está no segundo lugar do grupo, em igualdade pontual com o Shakhtar. Vitória justa do Sporting, que só pecou por escassa, num jogo em que os jogadores mostraram raça e determinação.

 

( Crónica: Site Oficial do Sporting )

 


 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Sereno a meio-campo, o que ajudou a equipa, mas pouco influente no ataque.
( Correio da Manhã )

 

:: Partida equilibrada do jovem médio, mesmo se foi submetido a trabalho extra na segunda parte, com o aumento de oponentes na sua zona de intervenção e a necessidade de compensar à esquerda. Na posse da bola, foi certeiro e inteligente no lançamento da manobra ofensiva e, aos 90'+1', até esteve perto de marcar. ( O Jogo )
 

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Miguel Veloso relembra a importância do apoio dos adeptos

 

Analisando a vitória sobre os suiços do Basileia, o médio do Sporting Miguel Veloso afirmou que os leões entraram "bem, não tão bem na segunda parte, mas começámos a controlar. Com velocidade chegámos ao golo e depois disso não houve mais Basileia no jogo. Queríamos a vitória, como em todos os jogos, não o estávamos a conseguir, mas com o 1-0 tudo mudou."

O jovem internacional português falou ainda da fraca assistência observada em Alvalade e dos assobios dos adeptos aos jogadores durante a partida: "Não digo que haja falta de apoio, mas as pessoas têm de perceber que nós também queremos a vitória do Sporting. Acho que se deve apoiar ainda mais quando as coisas não correm bem."

Para finalizar, e lançando já um olhar sobre o clássico do próximo Domingo, Veloso disse esperar "um F.C. Porto com mais força depois da derrota na terça-feira. Esperamos uma equipa forte. Lucho disse que a vingança será com o Sporting? Nós também queremos que seja o F.C. Porto a pagar [a derrota com o Benfica para a Liga Sagres]."



publicado por Catarina às 14:33
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10