Terça-feira, 9 de Setembro de 2008
Estreia de Miguel Veloso foi há dois anos



 

VIDA DE VELOSO DEU VOLTA DE 180 GRAUS
::
Foi em 9 de Setembro de 2006 que Paulo Bento lançou o esquerdino, tinha este 20 anos e acabara de chegar da II divisão. Hoje, já é internacional A e tem meia europa atrás dele.

Faz hoje dois anos que Miguel Veloso se estreou na equipa principal do Sporting, frente ao Nacional, na Madeira. De então para cá, (quase) tudo mudou. Precisamente há duas épocas, na tarde do dia do jogo contra o Inter de Milão, em Alvalade, para a Liga dos Campeões, um elemento da equipa técnica leonina andava pela Academia, quando ouviu barulho de fundo na sala de convívio. Miguel Veloso, João Moutinho e Yannick Djaló estavam juntos a ver televisão. Um episódio de… "Morangos com Açúcar", a famosa série juvenil da TVI. Ao final do dia, Miguel Veloso, que meses antes representava o Olivais e Moscavide, da II Divisão, e se estreara pelos leões no fim-de-semana anterior, secava um jogador que, em princípio, não vê coisas dessas: Luís Figo. E o Sporting derrotava o todo-poderoso Inter de Milão. O camisola 24 desabafaria: "Antes do jogo, comentei com o Yannick que na época passada jogávamos contra o Detinho, e agora é contra o Adriano." Diferenças.
Nessa altura, Veloso ganhava cerca de dois mil euros (400 contos); hoje, tem um ordenado bastante superior, na ordem dos 30 mil euros/mês (seis mil contos/mês). Um aumento considerável, mas que o jovem justificou. Além de ser ter afirmado na equipa de Paulo Bento, que já o treinara nos juniores do Sporting, conseguiu chegar à Selecção Nacional. E chamou a atenção de vários clubes europeus, cada um maior do que o outro, num assédio que o levou assumir o desejo de dar o salto. Cedo demais, provavelmente. Até porque os casos de sucesso de quem sai cedo, como Cristiano Ronaldo ou Nani, referem-se, quase sempre, a avançados, menos expostos ao risco. Por intransigência do Sporting, consciência de que, afinal, ainda é tempo de... ficar, ou, simplesmente, por ausência de propostas, Miguel Veloso continua de verde e branco e agora, em vez de frustração, até tem motivação, um novo desafio, que há uns meses talvez não imaginasse: ser titular.

 

 

ERA UMA VEZ

::  Foi no Estádio Eng.º Rui Alves, agora designado por Estádio da Madeira, que Miguel Veloso se estreou pela equipa principal do Sporting, em 9 de Setembro de 2006 - vitória sobre o Nacional, por 1-0. Curiosamente, está com os sub-21 na Madeira, onde vai defrontar hoje a selecção da Irlanda.

 

 

MAIS UM DE AURÉLIO

::  Aurélio Pereira descobriu-o, quase por acaso, no campo do Futebol Benfica, quando assistia a um jogo entre a equipa da casa e o Cultural da Pontinha. O esquerdino fora dispensado do Benfica por ser… gordo. O superolheiro preferiu reparar na sua qualidade técnica e táctica.

 

 

DESFILE POLÉMICO

::  Senhor de uma figura largamente apreciada pelo público feminino, Miguel Veloso também já teve uma incursão pela moda participando num desfile da estilista Fátima Lopes. Não deixou de gerar alguma controvérsia (e umas bocas de... Luiz Felipe Scolari), até o 24 do Sporting garantir que essa tinha sido uma vez sem exemplo.

 

 

UMA RENOVAÇÃO E UMA PRENDA

:: A evolução salarial de Miguel Veloso mais não é do que o reflexo da sua afirmação na equipa do Sporting - e no futebol português. O primeiro aumento foi mesmo exponencial, de dois mil euros para 20 mil, quando renovou contrato, em Janeiro do ano passado, logo a seguir às férias de Natal, com o Sporting então a premiá-lo e, obviamente, também a salvaguardar os seus próprios interesses. Depois, estava em curso a temporada 2007/08, o clube de Alvalade decidiu acrescentar mais dez mil euros ao salário do internacional português, colocando-o no patamar dos 30 mil euros. Exactamente seis mil contos, na moeda antiga. O jovem médio-defensivo tem contrato por mais cinco épocas, até 2013, e encontra-se blindado por uma cláusula de rescisão de 30 milhões. Um valor que não é brincadeira, só ao alcance, evidentemente, dos tubarões do futebol europeu. Ou dos novos-ricos cujo passatempo é comprar clubes medianos e jogadores talentosos.


 

 

MOMENTOS

 

Resolve Taça (+)
Após ter ajudado o Olivais e Moscavide a subir de divisão, esteve nas recentes conquistas dos leões. E até foi decisivo para a Taça de Portugal ganha ao Belenenses, em 2006/07, ao fazer o passe para o único golo do encontro. Do inevitável Liedson.

Euro'08 (+)
Conquistou Scolari, depois do Europeu de Sub-21 da Holanda, e passou a ser um dos indiscutíveis nas escolhas do ex-seleccionador nacional. Na Suíça, só fez um jogo, precisamente frente à equipa da casa, mas pôs no currículo a primeira competição internacional.

Quilos a mais (-)
O peso a mais, o mesmo que, em tempos, levara o Benfica a dispensá-lo, voltou a incomodá-lo na época passada limitando-lhe, obviamente, as exibições. Um plano alimentar adequado, abdicando de vícios como a coca-cola, resolveria o problema.

Pressa (-)
Normalmente equilibrado e sério no discurso, até acessível e sem medo de se assumir, surpreendeu ao revelar pressa de partir para outro lugar. Soares Franco colocou-o no sítio, e, mais tarde, o próprio 24 admitiu a precipitação. Tudo a seu tempo.


(Artigo de O Jogo, por Luís Pena Viegas)



publicado por Catarina às 17:16
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jojopipa a 13 de Setembro de 2008 às 02:02
O artigo esta muito bom... e completo...

achei piada ao pormenor dos morangos com açúcar xDD..

pois... mas felizmente que já recuperou a boa Forma Física !!


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10