Sábado, 21 de Junho de 2008
Acabou o sonho europeu...

 


PORTUGAL 2 - 3 ALEMANHA

Noite de desilusão portuguesa em Basileia

 

Competição: Euro 2008 (1/4 Final)
Estádio: St. Jakob Park, Basileia
Árbitro: Peter Frojdfeldt (Suécia)
Portugal: Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Deco, Petit (Hélder Postiga 73') e João Moutinho (Raul Meireles 31'); Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes (Nani 67');

Treinador: Luiz Felipe Scolari

Golos: Nuno Gomes (40') e Hélder Postiga (87')

Alemanha: Lehmann; Friedrich, Mertesacker e Metzelder; Lahm, Rolfes, Ballack, Schweinsteiger (Fritz 83'), e Hitzlsperger (Borowski 73'); Klose (Jansen 88') e Poldoski;

Treinador: Hans-Dieter Flick

Golos: Schweinsteiger (22'), Klose (36') e Ballack (61')

Vítima dos seus defeitos, de pontos fracos há muito detectados, mas pouco referidos na inflação de euforia que se seguiu às vitórias sobre Turquia e Rep. Checa, Portugal sai dos Europeu nos quartos-de-final, vergado ao peso de uma Alemanha mais forte (2-3). O último jogo de Scolari à frente da Selecção chegou mais cedo do que todos esperavam, pondo um fim abrupto ao ciclo de maior sucesso de que há memória no futebol português.
Ao contrário da final de 2004 ou da meia-final de 2006, desta vez não houve lugar a sentimentos de frustração ou de injustiça. Os quartos-de-final são o patamar certo para esta equipa: quem sofre tantos problemas nas bolas paradas e tem tão poucas soluções para as laterais só pode queixar-se de si próprio.
mpedido de acompanhar a equipa no banco, Joachim Löw começou a ganhar o jogo na escolha do onze: face ao impedimento de Frings modificou o modelo táctico para um 4x3x3 simétrico ao de Portugal. Podolski e Schweinsteger davam apoio a Klose nos flancos, com Ballack mais solto, nas costas do ponta-de-lança. O resultado ia direito ao osso: pressão acrescida sobre os laterais, pondo a defesa lusa em respeito e dificultando os habituais circuitos de saída com a bola controlada.
Após dez minutos de domínio alemão, Portugal reagiu, encontrando espaços para alimentar a dupla Simão-Bosingwa. Deco procurava passes de ruptura, mas era difícil consegui-los no compacto bloco alemão. Aos 20 minutos, Bosingwa conseguiu um bom cruzamento, que Moutinho desviou com a coxa, por cima da trave. Foi a única vez em que Portugal esteve perto de ganhar vantagem. Porque logo depois a Alemanha entrava a matar.
Portugal quebrou, e mais partido ficou com a saída de Nuno Gomes, que até aí tinha sido a voz mais confirante no comando da reacção. Nani e Postiga entraram para animar, pouco, as coisas, numa equipa incapaz de um golpe de asa. Ronaldo, sem conseguir fugir à marcação, era o retrato da descrença. E nem mesmo o golo tardio de Postiga, após cruzamento de Nani, fez pensar que o desfecho pudesse ser outro que não este. Uma nova história começa agora.
E nem mesmo o golo tardio de Postiga, após cruzamento de Nani, fez pensar que o desfecho pudesse ser outro que não este. Uma nova história começa agora.

 

Crónica: MaisFutebol

 


 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Suplente não utilizado, Miguel Veloso mostrou-se decepcionado com eliminação lusa

 

«Estamos muito desiludidos pois sabíamos que éramos superiores à Alemanha, mas infelizmente dois lances de bola parada decidiram o jogo. O sentimento é de frustração e de desilusão, até porque desde o primeiro ao último minuto fomos superiores. Infelizmente estávamos avisados mas em dois lances de bola parada perdemos.»
Esperava ter jogado mais? «É uma opção do mister e ele assim decidiu. Estou triste por esta derrota. Vou para casa desiludido porque perdemos num jogo em que fomos superiores.»
Comentando a exibição de Ricardo: «O Ricardo esteve bem neste Europeu. O mister avisou bem, mas infelizmente em lances de bola parada cometemos alguns erros e isso paga-se caro.»

 



publicado por Catarina às 22:42
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Izmailov7 a 26 de Junho de 2008 às 14:59
Olá! Pois foi acabou o sonho português! Olha o resultado foi 3-2 e não 3-1 : O

Beijinhos!

Boas férias!


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10