Domingo, 1 de Junho de 2008
Portugal vence Geórgia no último teste antes do Europeu

 

 

PORTUGAL 2 - 0 GEÓRGIA

Valeu pela vitória mas falta colectivo

Competição: Jogo de preparação para o Euro 2008

Estádio: Estádio do Fontelo, Viseu

Árbitro: Levi Meir (Israel)

Portugal: Ricardo (Quim, 46), Bosingwa (Miguel, 63), Ricardo Carvalho (Bruno Alves, 46), Pepe (Fernando Meira, 63), Paulo Ferreira, Petit (Miguel Veloso, 46), João Moutinho (Hugo Almeida, 71), Deco (Raúl Meireles, 46), Cristiano Ronaldo (Nani, 46), Simão Sabrosa (Ricardo Quaresma, 46) e Nuno Gomes (Hélder Postiga, 63).
Geórgia: George Loria, Lobjanidze, Asatiani, Khizanishvili, Navalovski (Merebashvili, 82), Levan Kenia (Barabadze, 69), Mentesashvili (Sanaia, 69), Kobiashvili, Tskitishvili (Klimiashvili, 46), Iashvili (Devdariani, 46) e Aleksidze.

 

Ainda bem que ainda falta uma semana para começar o Campeonato da Europa. E, nesta contagem decrescente para o jogo inaugural, no sábado, contra a Turquia, o seleccionador nacional vai ter de trabalhar e de falar muito com os jogadores, porque a máquina está longe de estar afinada. O potencial dos jogadores é enorme, mas falta essencialmente colectivo para que Portugal possa ser, neste momento, uma grande selecção. Scolari já tinha avisado na véspera que, com o tempo, a equipa irá crescer, e tudo leva a crer que isso poderá acontecer, só que o tempo escasseia. Nota-se, por exemplo, que o jogo é quase todo carrilado pelo flanco direito, onde aparecem constantemente Bosingwa, Deco e Simão. Foi por aí que a equipa das quinas criou boa parte do seu futebol, apesar de raramente ter ido à linha de fundo cruzar, apostando quase sempre em jogar para trás para que aparecesse alguém a rematar de fora da área. Dos 21 remates efectuados, 15 foram de fora da área. Se, por um lado, tal não deixa de ser positivo, por outro é preocupante e não deixa de ser um sinal de que são muitas as dificuldades para criar perigo dentro da área. Nessa zona do terreno, o primeiro remate de Portugal aconteceu apenas aos 40 minutos, quando Ricardo Carvalho atirou escandalosamente à trave. Com escassez de jogo pela faixa esquerda, Cristiano Ronaldo andou quase sempre a bailar à frente dos adversários, mas sem resultados práticos. Na primeira parte, valeram os golos de João Moutinho e Simão, este de grande penalidade. O golo inaugural foi um prémio para o médio e capitão do Sporting, que ontem deve ter ganho a corrida para formar, com Petit e Deco, o triângulo do meio-campo, isto apesar de Raul Meireles ter entrado bem no segundo tempo. João Moutinho, que já tinha sido feliz no Estádio do Fontelo, quando ali ajudou Portugal a vencer o Europeu de sub-17 em 2003, voltou a justificar um momento de felicidade.
Na segunda parte, quando os georgianos abandonaram o futebol muito defensivo que tinham colocado em prática na primeira parte, altura em que defenderam quase sempre com 11 jogadores no seu meio-campo, a Selecção Nacional cresceu, o que não admira, porque tinha sangue novo. E, nesse aspecto, Quaresma foi a expressão máxima da vontade da maioria dos jogadores que entraram após o intervalo. O extremo do FC Porto entendeu-se bem com Nani e Miguel, foi o mais rematador e bem merecia uma ponta de sorte no remate que enviou estrondosamente à trave.
Nesse segundo tempo, e quando as substituições desequilibraram a equipa, que ficou muito dividida, Scolari quis ver, ao mesmo tempo, João Moutinho, Raul Meireles e Miguel Veloso, os três candidatos à vaga que há no meio-campo, ficando com a certeza de que tem no médio do FC Porto um jogador que tudo irá fazer para baralhar as contas.
A Selecção Nacional terminou o jogo com quatro avançados - Quaresma, Nani, Hélder Postiga e Hugo Almeida - e, dessa forma desequilibrada, permitiu que a Geórgia subisse no terreno e criasse mais perigo. Foi então a altura de Quim mostrar serviço, impedindo Barabadze de marcar. O guarda-redes português, que havia entrado ao intervalo para o lugar de Ricardo, esteve em bom plano, isto no dia em que terminou o jogo com a braçadeira de capitão.

 

Crónica: O Jogo

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

Miguel Veloso (2)

Entrou ao intervalo para render Petit na posição de trinco e cedo começou a demonstrar estar muito ansioso, perdendo bolas comprometedoras e que colocaram em perigo a baliza agora à guarda de Quim. O seu melhor acabou por ser uma abertura para Quaresma que terminou na barra. Começou com o pé esquerdo.    :: O Jogo

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

 

 

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=958013&div_id=1194#
(Clica na imagem para ver o vídeo)

 

Após o jogo com a Geórgia, Miguel Veloso mostrou-se desapontado com a sua exibição lembrando, porém, que o colectivo é o mais importante:

«Foi importante, mais um jogo de preparação para o Euro. Aqui ainda se pode falhar. Se estiver de fora, vou estar a torcer pelos meus colegas, a vitória é o mais importante. Cabe ao mister decidir, continuo a trabalhar para ajudar a selecção. Claro que espero sempre jogar e ajudar. A mim, o jogo não correu muito bem. Começamos a criar alguns hábitos, mas o mais importante é o colectivo, não o Miguel. Não fiz um bom jogo, é natural que não esteja satisfeito.»

 

Fonte: MaisFutebol



publicado por Catarina às 19:21
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10