Terça-feira, 20 de Maio de 2008
Sporting conquista 15ª Taça de Portugal

 

 

SPORTING 2 - 0 FC PORTO (após prolongamento)
"Leões" garantem troféu pela segunda época consecutiva

Competição: Taça de Portugal (Final)
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Valter Ferreira e Luís Salgado.
4º Árbitro: Hugo Miguel.
Sporting: Rui Patrício; Abel (Tiuí, 91 m), Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 76 m), Romagnoli, Derlei (Gladstone, 113 m) e Yannick Djaló.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes: Tiago, Ronny, Simon Vukcevic, Farnerud, Tiuí, Pereirinha e Gladstone.
Disciplina: Cartão amarelo para Abel (54 m) e Derlei (101 m).
Golos: Tiuí (110 e 117 m).
FC Porto: Nuno; João Paulo, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Paulo Assunção (Tarik, 111 m), Raul Meireles (Kazmierczak, 103 m), Lucho, Mariano Gonzalez (Lino, 78 m), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Disciplina: Cartão amarelo para Paulo Assunção (36 m), Raul Meireles (96 m) e Lucho Gonzalez (111 m); Cartão vermelho para João Paulo (71 m).

Tal como nas três anteriores finais da Taça entre Sporting e FC Porto, houve necessidade de tempo suplementar para apurar o vencedor e foi Tiuí a garantir o troféu para Alvalade. Com o nulo no final dos noventa minutos e sem hipótese de finalíssima, o brasileiro saiu do banco e marcou os dois golos do encontro.
Na equipa «leonina», Paulo Bento arriscou na imprevisibilidade de Derlei em detrimento de Vukcevic, enquanto no FC Porto, sem Bosingwa, as novidades foram a inclusão de João Paulo a defesa-esquerdo e Mariano Gonzalez no lugar de Tarik
O Sporting começou melhor, a pressionar alto e numa jogada rápida os «leões» criaram a primeira grande ocasião da partida. Nuno negou o golo a Derlei, após assistência de Yannick Djaló. O FC Porto tentou sacudir a pressão, mas a equipa verde e branca pareceu, desde cedo, estar mais tranquila e com melhor ligação entre sectores. Izmailov testou a atenção de Nuno e pouco depois foi, de novo, Derlei, a desperdiçar excelente ocasião para adiantar o Sporting no marcador, após bela defesa de Nuno.
O FC Porto só conseguiu reagir a meio da primeira parte, através de um cabeceamento de Lisandro, fácil para Rui Patrício, mas os «leões» voltaram à “carga” num remate de Yannick Djaló “parado” por Nuno. O guarda-redes portista ia salvando a equipa com defesas excepcionais, mas aos 35 minutos, foi a vez de Rui Patrício evitar com uma mancha o golo de Lisandro.
Depois, mal a equipa de arbitragem liderada por Benquerença ao anular um golo limpo a Romagnoli, impedindo que os «leões» chegassem ao intervalo em vantagem.
No recomeço, o Sporting voltou a entrar mais determinado e ameaçador para a baliza de Nuno. Contudo, faltou clarividência e também alguma sorte no momento da finalização. A formação nortenha tentava equilibrar em contra-ataque, quase sempre através dos rasgos dos argentinos Mariano e Lisandro Lopez, mas o sinal mais estava do lado do Sporting até surgirem as “aventuras” e “desventuras” do apito de Olegário – o pior em campo no Jamor. O juiz leiriense que havia permitido excessiva dureza dos jogadores na primeira parte, alterou o critério e expulsou João Paulo após entrada dura sobre Moutinho. Com mais uma unidade em campo, e um quarto de hora para jogar – Pereirinha substituiu o lesionado Izmailov – o Sporting podia ter vincado essa superioridade, mas a frescura já não era a mesma e o prolongamento tornou-se uma realidade. Já com Tiuí (Abel) no ataque, o brasileiro que, logo no início, tinha tido a melhor chance num remate rente ao poste, tornou-se o herói da final ao apontar dois golos de “rajada” que garantiram a revalidação da Taça de Portugal para o Sporting.


Crónica: Site Oficial do Sporting

 


AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

Miguel Veloso (4)
Foi o cérebro, a unidade que pautou o ritmo das acções colectivas, sobressaindo a sua qualidade de passe e visão de jogo, talentos que lhe permitem criar muitos movimentos de ruptura ao longo da partida. Jogou ao mais alto nível, colocou os seus companheiros em movimento, ganhou inúmeros duelos com Lucho, foi um verdadeiro patrão. Do seu pé esquerdo, além da qualidade de passe, saiu um livre tenso (11') que Nuno defendeu a soco, um remate à figura do guarda-redes portista e ainda um pontapé de canto que quase enganava o camisola 33 dos dragões. Se este foi o seu último jogo pelo Sporting, despediu-se em beleza.   :: O Jogo

Miguel Veloso (7)

A exibição mais vistosa no Sporting, apenas ofuscada pela veia goleadora de Tiuí. Foi um gigante no meio-campo e não se intimidou no confronto directo com Lucho. Aliás, assumiu-o sem complexos, numa prova de maturidade que Scolari, na bancada, por certo registou. Mereceu bem erguer a Taça.   :: A Bola

Miguel Veloso (4)
Terminou a época em beleza, mostrando a Scolari que fez bem em o convocar para representar Portugal no Europeu que se aproxima. Numa palavra e apesar de não ter marcado nenhum golo no jogo de ontem, o mínimo que se pode dizer é que foi determinante. Como de costume posicionou-se bem, controlou a acção de Lucho González no meio-campo e ainda teve tempo de sobra para lançar passes teleguiados para os companheiros que deixaram permanentemente em alerta o sector mais recuado do FC Porto.Nos lances de bola parada, faltou-lhe, apeas, mais colocação, excepção feita à tentativa de um canto directo, que obrigou Nuno a desviar com dificuldade para canto.    :: "Destaque", Record

 

 
DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO
Miguel Veloso deixa em aberto uma possível transferência neste defeso

Primeiro foram os festejos, eufóricos, no relvado, como sempre ao lado de Yannick Djaló, com quem encenou a comemoração dos golos; depois, já bem menos efusivo, de regresso ao balneário e com a camisola do avançado na mão, Miguel Veloso dizia que "é sempre bom guardar a camisola dos amigos", ainda mais quando se sabe que Yannick é o "melhor" de todos eles.
Satisfeito pela vitória, o médio leonino deixou o futuro em aerto. "Não sei se foi o meu ultimo jogo. Vamos ver o que o futuro me reserva", afirmou, admitindo que "Inglaterra pode ser um bom destino, mas não sei nada sobre propostas". Atéver, o número 24 pensa apenas na próxima época em Alvalade: "Queremos ganhar mais títulos", diz
De acordo com Veloso, o 2-0 foi o resultado certo. "Entrámos determinados e fomos superiores. Sabíamos que estávamos a jogar contra o campeão nacional, ams nós também mostrámos todo o nosso valor. Pelas dificuldades que passámos ao longo da temporada, foi uma vitória justa.", reiterou, não evitando o desabafo pessoal, pelo momento negativo. "Faltava-me confiança e as coisas não saíam bem, nem a mim nem à equipa, mas só me criticavam a mim. E isso não me parece justo", finalizou.


AS IMAGENS DA FESTA
Os melhores momentos da festa leonina depois da conquista da Taça

 

 

 

 

 

PARABÉNS LEÕES!

 



publicado por Catarina às 16:56
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Melissa a 20 de Maio de 2008 às 21:08
adorei a parte com o yannick, é bom ver uma amizade assim, gostei de o ouvir falar.
grande sporting, grande miguel!


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10