Sexta-feira, 18 de Abril de 2008
Noite louca em Alvalade leva Sporting ao Jamor




SPORTING 5 - 3 BENFICA
Resultado histórico coloca "leões" na final da Taça

Competição: Taça de Portugal (Meia-Final)
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Árbitros Auxiliares: Bertino Miranda e José Melo
Sporting:
Rui Patrício; Abel, Tonel, Miguel Veloso e Leandro Grimi; Adrien Silva (Marat Izmailov, 32 m), João Moutinho, Simon Vukcevic e Leandro Romagnoli (Derlei, 61 m); Yannick Djaló (Gladstone, 87 m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Rodrigo Tiuí e Bruno Pereirinha.
Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (70 m)
Golos: Yannick Djaló (66 m), Liedson (76 m), Derlei (79 m), Yannick Djaló (85 m) e Vukcevic (90 m).
Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Katsouranis e Leo; Petit (Cardozo, 84 m), Maxi Pereira, Cristian Rodriguez, Di Maria (Sepsi, 64 m) e Rui Costa; Nuno Gomes.
Treinador: Chalana.
Suplentes não utilizados: Butt, Luís Filipe, Edcarlos, Mantorras e Bynia.
Disciplina: cartões amarelos a Di Maria (9 m), Luisão (55 m), Cristian Rodriguez (57 m) e Maxi Pereira (86 m).
Golos: Rui Costa (19 m), Nuno Gomes (30 m) e Cristian Rodriguez (82 m).

O Estádio José Alvalade viveu uma das noites mais emocionantes da sua curta história, com o Sporting a dar a reviravolta de 0-2 ao intervalo para os 5-3 com que garantiu a presença no Estádio do Jamor. Yannick, por duas vezes, Derlei, Liedson e Vukcevic deixaram as bancadas perto do êxtase.
A paixão pelo futebol alimenta-se destes jogos. A rivalidade entre estes dois emblemas também, com os sportinguistas a renovarem os seus votos de amor ao Clube nos gestos técnicos vitoriosos de Yannick, por duas vezes, Derlei, Liedson e Vukcevic. Numa noite épica, os perto de 40 mil espectadores que estiveram em Alvalade garantiram o direito de contar este jogo aos seus netos de uma forma apaixonada, porque estes noventa minutos vão directamente para a galeria dos Sporting-Benfica mais inolvidáveis destes quase 100 anos de confrontos.
Com Miguel Veloso a defesa-central – por impedimento físico de Polga e de Gladstone – Adrien Silva ocupou o vértice inferior do losango da equipa de Paulo Bento, que encontrou um opositor amontoado em 4x5x1, em mais uma edição das tácticas defensivas em Alvalade, já que, como os resultados este ano no Estádio da Luz tão bem exemplificam, esta é uma equipa que se comporta como as ditas «pequenas», revelando enormes dificuldades em assumir – como uma equipa grande o deve fazer – o jogo e atacar seja em que palco for.
O Sporting começou melhor, com duas oportunidades de golo, por Liedson (3 m) e Tonel (6 m), mas foi o Benfica, por Rui Costa (20 m) a inaugurar o marcador, seguindo-se, depois, um teste à paciência «verde e branca», na circulação de bola pelos corredores em busca de espaços para materializar a igualdade. Porém, na segunda incursão encarnada à área de Rui Patrício, o Benfica voltou a marcar, num cabeceamento de Nuno Gomes (30 m), aumentando ainda mais o grau de dificuldade para os «verdes e brancos», bem como a injustiça no resultado, «cheirando a Taça» no final dos 45 minutos.
O Sporting voltou dos balneários com crença e atitude, «alugando o seu meio-campo», já que a bola por nunca lá passava. João Moutinho rematou à barra (60 minutos) no início da «remontada» - com Izmailov e Derlei em campo nos lugares de ADrien Silva e de Romagnoli – em que Alvalade sempre acreditou: Yannick Djaló (68 m), Liedson (76 m), Derlei (79 m), Yannick Djaló (85 m) e Vukcevic (90 m) trouxeram justiça à uma equipa que actuou, nos últimos 45 minutos, a grande velocidade e merecendo, de forma inequívoca, a passagem à final do Jamor, onde vai encontrar o FC Porto.





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

Miguel Veloso (2,5)
Sem rotinas de central, fez falta mais à frente e foi acusando o natural desenraizamento das funções - primeiro batido em velocidade por Di María, depois no posicionamento pelo 20 argentino no lance do primeiro golo e na oposição a Rui Costa no lance do segundo. A qualidade de passe é um valor inegável do 24 e subiu de rendimento... e no terreno com o decorrer do jogo. Fez assistência primorosa para Vukcevic fazer um 5-3 monumental.   :: O Jogo

Miguel Veloso (3)
No regresso à posição de central viveu noite exigente, sobretudo pela velocidade de Di María que foi determinante na primeira parte. Depois do intervalo reencontrou-se, foi subindo no terreno (excelente passe para o golo de Vukcevic) e acabou ao nível daquilo a que nos tem habituado.    :: Record





DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO
Miguel Veloso era o espelho da satisfação leonina após noite histórica

De sorriso rasgado no rosto, Miguel Veloso era o espelho da satisfação. Antes de abandonar o Estádio de Alvalade o médio, que frente ao Benfica jogou na defesa, fez a seguinte análise da goleada ao Benfica (5-3), que garantiu a presença na final da Taça de Portugal:
«O sentimento é de muita alegria. As coisas na primeira parte não correram como desejávamos. O mister ao intervalo disse o que tínhamos de fazer melhor e conseguimos dar a volta ao jogo.»
Qual o significado da comemoração especial com Yannick?
«Para além de colega é um grande amigo e fico feliz quando marca golos.»
Como se sentiu a central?
«Senti-me bem. O mais importante é a equipa. Agora vamos pensar nos próximos jogos.»

PARA MAIS TARDE RECORDAR
Revê os melhores momentos da goleada sobre o Benfica

Para ver as imagens mais marcantes da partida, clica aqui.
Para ver de novo os 90 minutos que decidiram a passagem do Sporting à final da Taça, clica aqui.



publicado por Catarina às 22:27
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Izmailov7 a 19 de Abril de 2008 às 11:21
Uma noite muito louca !
Os nossos meninos demonstraram a verdadeira «raça leonina»...

SPORTING SEMPRE!

Beijinhos!

Continuaçãod e bom trabalho.


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10