Segunda-feira, 3 de Março de 2008
Ser melhor não chegou para ganhar...




SPORTING 1 - 1 BENFICA

Competição: BWin Liga (21ª Jornada)
Estádio: José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)
Árbitros auxiliares: José Cardinal e Alexandre Freitas.
Sporting: Rui Patrício; Abel (Purovic, 77 m), Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Izmailov (Celsinho, 69 m) e João Moutinho; Rodrigo Tiuí e Vukcevic.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Ronny, Adrien Silva, Farnerud e Glastone. Disciplina: cartões amarelos a Abel (60 m), Gladstone (61 m), Grimi (62 m) e Purovic (90 m).
Golos: Vukcevic (10 m).
Benfica: Quim; Nelson, Edcarlos, Katsouranis e Leo; Bynia, Maxi Pereira, Cristian Rodriguez (Zoro, 87 m), Di Maria (Sepsi, 74 m) e Rui Costa (Luís Filipe, 90 m); Cardozo.
Treinador: António Camacho.
Suplentes não utilizados: Butt, Mantorras e Makukula.
Disciplina: cartões amarelos a Katsouranis (52 m) e Binya (67 m). Cartão vermelho a Nelson (75 m).
Golo: Cardozo (40 m).

O Sporting empatou (1-1) com o Benfica, numa partida em que tem muitas razões de queixa da arbitragem de Paulo Paraty. Vukcevic marcou, aos dez minutos.
Com Vukcevic no lugar de Liedson, o atacante montenegrino começou, logo aos dois minutos, a «fazer estragos» no sector mais frágil da defesa contrária (Nelson e Edcarlos), aparecendo na «cara» de Quim, após iniciativa individual e assistência de Izmailov. Oito minutos depois, o golo veio materializar essa tendência, com Tiuí a cruzar da esquerda para o cabeceamento vitorioso de Vukcevic.
Frente à aparente inferioridade numérica no meio campo – do losango «leonino» ao 4x5x1 adversário – os jogadores ocuparam bem os espaços, incluindo os de compensação do lado contrário da bola, impedindo, desta forma, a variação de flanco, o que resultou no controlo dessa zona nevrálgica do terreno de jogo. Desta forma, o jogo não deixou de estar quase sempre junto à baliza encarnada, com o adversário apenas a conseguir responder aos 28 minutos, com defesa apertada de Rui Patrício a remate de fora da área de Rui Costa. Este lance veio trazer maior equilíbrio à partida, com o Benfica a conseguir chegar ao empate por Cardoso, após pontapé de canto, uma das várias decisões questionáveis de Paulo Paraty.
No regresso do balneário, a equipa treinada por Paulo Bento voltou a entrar melhor, com Tiuí (48 m) a rematar, descaído para a esquerda, contra o corpo de Quim. Dez minutos depois, Vukcevic foi travado dentro da área, sem a respectiva grande penalidade. O Benfica continuou a sua transição – lançamento longo para a cabeça de Cardozo, que deveria ter deixado o jogo na sequência da agressão a Tonel, que Paraty resolveu com bola ao solo – e o Sporting a procurar chegar rápido à baliza de Quim, quase sempre travados por falta a meio-campo.
Após, a inferioridade numérica causada pela agressão (74 m) de Nelson – que demorou três minutos a sair de campo – a Tiuí, o Sporting assumiu, definitivamente, o domínio do jogo, criando várias situações para finalizar, mas no resultado não se alterou.

Crónica: Site Oficial do Sporting





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Naqueles momentos de maior pendor ofensivo do Sporting, fez prevalecer autoridade na equipa e até sobre Rui Costa. Quando a bola passou a ser um bem mais dividido entre uns e outros e o Maestreo se tornou mais abrangente, o jogo mudou e com essa alteração baixou também a sua preponderância nos acontecimentos. De qualquer modo, esteve sempre no sitio certo, a fazer o que devia.      :: Record

Importante a conter Rui Costa, embora não o conseguisse fazer durante os 90 minutos - mas há quem consiga? Ainda assim, minimizou a influência do maestro nos terrenos em frente à baliza, obrigando-o a pisar outras paragens. Faltou-lhe algum atrevimento, que só chegou depois da expulsão de Nélson.       :: A Bola

Calhou-lhe em sorte a tarefa de vigiar de perto as movimentações de Rui Costa, adversário que mais vezes surgia na sua área de intervenção mas, apesar do esforço, foi incapaz de suster o génio do "Maestro" quando este pegou no jogo, na segunda metade do primeiro tempo. Ainda assim, tendo em conta a globalidade do encontro, encontrou equilíbrios importantes, sem deixar de procurar estar na origem da manobra ofensiva da sua equipa ou virar a cara à luta.       :: O Jogo

MIGUEL VELOSO AUSENTE DO TREINO

O plantel do Sporting regressou esta segunda-feira aos treinos após o empate no «derby» deste domingo com o Benfica. Os leões iniciaram a preparação para o jogo de quinta-feira frente ao Bolton a contar para a primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.
A ausência de Miguel Veloso foi o registo mais significativo. O jovem médio português teve «prescrito» o ginásio como trabalho de gestão de esforço.
Os outros elementos do plantel fizeram trabalho físico, posse de bola e uma peladinha, iniciando o processo de adaptação à bola que vai ser utilizada no jogo de quinta-feira.
O Sporting regressa ao trabalho na manhã de terça-feira, pelas 10h30, sendo que a convocatória para o jogo com o Bolton é divulgada. No dia seguinte, a comitiva leonina parte para Inglaterra.


publicado por Catarina às 20:53
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10