Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008
Sporting com exibição de gala na Europa




SPORTING 2 - 0 FC BASILEIA

Competição: Taça UEFA (1/16 de final, 1ª Mão)
Estádio: José de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Kevin Blom (Holanda).
Árbitros auxiliares: Wilco Lobbert e Nicky Sibert.
Sporting: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Marat Izmailov (Pereirinha, 71 m) e Romagnoli; Vukcevic (Rodrigo Tiuí, 72 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Ronny, Purovic, Farnerud e Celsinho.
Disciplina: Nada a assinalar.
Golos: Vukcevic (8 e 61 m).
FC Basileia: Costanzo (Crayton, 44 m); Ba, Majstorovic, Marque e Hodel; Degen (Cabral, 64 m), Huggel, Ergic e Carlitos; Eduardo e Derdiyok.
Treinador: Christian Gross.
Suplentes não utilizados: Perovic, Stocker, Frei e Ferati.
Disciplina: Cartão amarelo a Carlitos (29 m).
Golos: Nada a assinalar.

O Sporting deu ontem um passo importante rumo aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao bater o Basileia, por duas bolas a zero, no Estádio José Alvalade. A margem poderia ser ainda mais confortável, tal foi o caudal ofensivo garantido pelo futebol leonino, mas o triunfo precioso, aliado à boa exibição, pode conceder, à equipa de Paulo Bento, maior confiança para este ciclo, crucial no que às aspirações do emblema verde e branco nesta segunda metade da temporada diz respeito.
O início do embate não foi, contudo, favorável às pretensões do anfitrião, uma vez que a formação suíça entrou descomplexada e determinada a impor o seu maior poderio físico mediante uma atitude agressiva, pressionando forte a zona da bola, bem dentro do meio campo leonino, numa tentativa de demonstrar o porquê de, nos últimos anos, ter conquistado um domínio soberano nas competições internas, com frequentes brilharetes na Europa. Porém, na primeira aceleração produzida pelo ataque do Sporting, Romagnoli assistiu Simon Vukcevic para um golo que teve o condão de soltar a equipa anfitriã e colocar em sentido os visitantes, intimidados pela eficácia, esse factor decisivo no desporto-rei.
Sacudida essa pressão precoce e conquistados os espaços para jogar, os leões recordaram aquilo que conseguem fazer, quando a circulação de bola funciona, com dinâmica de movimentos e mudanças de velocidade que deixaram a nu as fragilidades dos oponentes de turno - lentidão da defesa e alguma ingenuidade na abordagem dos lances. Foi interessante observar como, à medida que essa confiança verde e branca crescia, o talento de jogadores como João Moutinho, Miguel Veloso, Simon Vukcevic ou "Pipi" Romagnoli desequilibrava uma balança que só alguma precipitação na zona de finalização impedia de tombar definitivamente para o lado de Alvalade.
Além do bom futebol, o Sporting precisava de mais golos para viajar até à Suíça com maior tranquilidade na bagagem, e, perante o desacerto de Liedson, foi novamente Vukcevic a fornecer a alegria às bancadas: portentoso o golo do médio montenegrino, agora transformado em avançado.
Com uma segunda parte intensa, por vezes frenética, foi sempre junto da baliza do Basileia que o perigo rondou, e cedo os homens de Christian Gross começaram a suspirar pelo apito final, que haveria de afastar o espectro da goleada.
Agora, resta ao Sporting vestir, nas outras competições, o mesmo fato que parece querer usar na Europa…

Crónica: O Jogo



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

• Mostrou aquilo que há muito não se via mas que todos lhe exigem. Encheu o campo com cultura táctica, posicionamento correcto, precisão de passe e frescura física que lhe permitiu ganhar inequivocamente a batalha do meio campo. Para o jogo de ontem, a sua acção foi determinante, para o resto da temporada, o regresso do verdadeiro Miguel Veloso será certamente a melhor notícia para os responsáveis leoninos.    :: A Bola

• Na primeira parte, o jogo do Sporting, muito directo, praticamente não passou pelo trinco, que quase se limitou a correr sem bola, desgastando-se. No reatamento, ajudou o meio-campo a ter mais bola, mas continua sem ser o vértice recuado de que a equipa precisa. Está a subir de forma, mas ainda aquém do seu melhor nível. Só que ontem já esteve melhor…   :: O Jogo

• Decidiu apagar do disco rígido as últimas informações, como se a memória só registasse dados referentes aos tempos felizes que o levaram à primeira equipa do Sporting e à Selecção Nacional. Um jogo feito de posição, segurança, autoridade, confiança e perfeição. A jogar assim ninguém repara se está mais gordo ou mais magro.    :: Record

• Uma primeira parte a alta rotação, aparecendo em todo o lado! Nem parecia o mesmo dos últimos jogos. Após o intervalo baixou o ritmo mas manteve a influência na equipa.    :: 24 Horas


publicado por Catarina às 22:51
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Marta Pragosa a 15 de Fevereiro de 2008 às 15:34
Concordo plenamente!
Grande exibição do porting, estão todos de parabéns pela vitória... e que venham mais exibições deste alte gabarito :D

Beijinho *


De moderador a 15 de Fevereiro de 2008 às 21:57
Olá
Sou o Moderador do Sporting PlanetaPortugal - http://sporting.planetaportugal.com
e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://sporting.planetaportugal.com/links.php

Agradecemos a gentileza de nos linkarem também no vosso Blog com o código.

Sporting PlanetaPortugal.com (http://sporting.planetaportugal.com/)

Também temos um sub-fórum dedicado a blogs do Sporting onde podem fazer a vossa ficha de apresentação de acordo com as regras do mesmo.

Estamos a oferecer a todos os blogs do Sporting um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Sporting SAD. Se quiserem usar podem encotrar neste link o código e a demonstração.
http://sporting.planetaportugal.com/ferramentas.php

Obrigado


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10