Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007
Estamos no Europeu!



PORTUGAL 0 - 0 FINLÂNDIA

Competição: Apuramento para o Euro 2008
Estádio: Estádio do Dragão, Porto
Assistência: Aproximadamente 50 000 espectadores
Árbitro: Lubos Mitchel (Eslováquia)
Portugal: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Caneira, Fernando Meira, Miguel Veloso, Maniche (Raul Meireles 73m), Ronaldo, Quaresma (Nani 84m), Nuno Gomes (Makukula 77m).
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Finlândia: Jussi Jääskeläinen, Toni Kallio, Sami Hyypiä, Hannu Tihinen, Petri Pasanen, Tainio (Roman Eremenko 68m), Joonas Kolkka (Tomas Johansson 75m), Markus Heikkinen, Sjölund, Jari Litmanen (Vayrinen 67m), Mikael Forssell
Treinador: Roy Hodgson
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Sjölund (39m); Hypia (47m); Forssell (62m); Makukula (90m+1m)

Valeu a pena sofrer. Se calhar até nem era preciso, porque Portugal perdeu muitos pontos nesta qualificação - não ganhou a nenhum dos candidatos ao apuramento - mas o que mais interessa é que a Selecção Nacional vai estar pela quinta vez na fase final de um Campeonato da Europa, a quarta consecutiva.
Um ponto nesta última jornada chegava para garantir a qualificação e para evitar que a Finlândia conseguisse pela primeira vez o apuramento para um Europeu, e isso foi conseguido à custa de muito trabalho, sofrimento e também porque teve pelo seu lado um público que não se cansou de puxar pela equipa. Daí que tenha sido um final com motivos para festejar, num jogo em que Luiz Felipe Scolari regressou ao banco, depois de ter cumprido três jogos de castigo.
O seleccionador de Portugal voltou e apresentou uma novidade no onze inicial com a inclusão de Pepe. Com Bosingwa numa noite verdadeiramente sensacional e a justificar a atenção de alguns dos melhores clubes europeus que ontem estiveram no Dragão, Portugal criou sempre imenso perigo pela faixa direita, até porque o lateral-direito entendeu-se bem com Cristiano Ronaldo e com Quaresma. Era precisamente pelas alas que Portugal criava boas jogadas, quase sempre com a bola a terminar na área, onde apareciam Nuno Gomes e Maniche a tentar o golo. Nos lances de bola parada, sobretudo aqueles que foram marcados por Miguel Veloso, a Selecção Nacional também criou problemas ao guarda-redes Jaaskelainen.
Cientes de que o nulo era um resultado favorável mas perigoso, Portugal entrou na segunda parte disposto a terminar com o sofrimento dos cerca de 50 mil espectadores que estavam nas bancadas. Não marcou e Roy Hodgson começou a fazer mexidas para tentar fazer história. Scolari respondeu acertadamente com as entradas de Raul Meireles, Makukula e Nani.
Com o tempo a jogar a seu favor, Portugal continuou a ter bom tempo de posse de bola e mostrou ser a equipa que mais queria ganhar. Porém, nos derradeiros minutos os finlandeses começaram a apostar nos lances aéreos, muitos deles iniciados no seu guarda-redes. Com passes longos para a área portuguesa, os nórdicos tentaram um último esforço, mas nessa altura os jogadores lusos estiveram à altura, evitaram o golo e souberam sair para o ataque. Foram ainda inteligentes nos derradeiros minutos, quando a hora aconselhava a queimar tempo. E quando Lubos Michel terminou a partida foi a explosão de alegria, com Portugal a garantir a quinta presença num Europeu.



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (3)
Foi nos lances de bola parada que mais se destacou. Quer na marcação de livres quer na marcação de cantos, o médio sportinguista levou sempre muito perigo à baliza finlandesa. Os passes já lhe saíram melhores do que no último jogo, ponto fundamental para que o rendimento subisse bastante.    :: O Jogo

Miguel Veloso (6)
Função importante no meio-campo, embora por vezes lhe fosse pedida maior velocidade nos movimentos, uma debilidade que consegue disfarçar com o óptimo posicionamento e com a boa capacidade de passe. O seu estilo agrada a Scolari e está a impor-se na Selecção. As bolas paradas são dele.     :: A Bola

Miguel Veloso
Descaído para a meia-esquerda, fez um jogo de trás para a frente do ponto de vista exibicional. Começou algo inseguro mas ganhou confiança e acabou por ser um jogador nuclear no meio-campo.  :: Correio da Manhã





VELOSO QUER O EUROPEU ... E O SPORTING

À quarta internacionalização pela Selecção AA, Miguel Veloso já se sente parte do grupo.
Razão mais do que suficiente para que acalente naturais ambições de marcar presente na fase final do Europeu, a decorrer na Áustria e na Suiça.
Um desejo ao qual o jovem leão acrescenta outro: "Espero estar no Campeonato da Europa, com a camisola da Selecção e com a camisola do Sporting."
Uma convicção que vem sossegar a nação leonina, quando tão propalada tem sido a possibilidade de os gigantes europeus disputarem o 24 dos de Alvalade já no mercado de Inverno.


publicado por Catarina às 22:25
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De JOANA FONSECA a 30 de Novembro de 2007 às 16:03
Oh, k krido k ele é!!!! eu tb kria muuuuuuuuuuuuuuuito, mas mesmo muuuuuuuuito k ele ficass p sp no SCP!! principalmente ele e o moutinho! são tão ffinhus!!! hehehe! podia ser a noss prendinh d Natal: a continuação do VELOSINHU no grande SCP!!! isso é k era 1 Natal maravilhoso! opá, pelo menos até ao final d época ele podia ficar!
Velosinhu, s leres isto, fika cá!!!! vaaaaaaaaaá laaaaaaaá!!!
se não depois deixas o yannick sozinhu! tadinhu! já saiu o NANI, e s o Moutinh tb s for embora??! pensa nele, tá? vaaaaaaaaaaá láaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!LOL

bjinhus aos lindos e fantásticos leõezinhus do meu GRANDE SCP!!! bjinhus enormes p VELOSINHU! e beijinhus grandes p catarina! :-)


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10