Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007
Sporting derrotado em Roma por 2-1




AS ROMA 2 - 1 SPORTING

Competição: UEFA Champions League (3ª jornada)
Estádio: Olímpico de Roma
Árbitro:
Terje Hauge
Roma: Doni; Panucci, Juan, Mexès e Tonetto; Pizzarro, De Rossi e Cassetti; Giuly (Brighi, '73) Totti (Vucinic, '35) e Mancini (Cicinho, '87).
Sporting: Tiago, Abel, Tonel, Miguel Veloso e Ronny (Purovic, '77); Izmailov (Celsinho, '81), João Moutinho, Vukcevic (Paredes, '71) e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson.

Continua bem viva a maldição que assola o Sporting nas deslocações a Itália, país onde, nas competições europeias, nunca foi capaz de conquistar uma vitória. Ontem, apesar de ter contrariado a teórica superioridade do poderoso Roma durante quase todo o encontro, voltou a sucumbir ao papel de vítima, graças a um golo do avançado que rendeu Totti, lesionado na primeira parte: Vucinic decidiu a contenda aos 70'.
A surpreendente ausência de Polga marcou o início do encontro, tendo Paulo Bento optado por recuar Miguel Veloso para o eixo da defesa, enquanto João Moutinho se encarregava da posição seis, à frente do quarteto mais recuado. Estava aberta a porta à utilização simultânea de Izmailov e Vukcevic nos vértices exteriores do losango. O equilíbrio da estrutura manteve-se, e isso mesmo ficou patente ao longo da primeira parte.
Ainda assim, o fantástico ambiente criado pelos "tifosi" romanos impulsionou a equipa anfitriã nos primeiros minutos do encontro, e, depois de um período de estudo mútuo, Juan marcou o primeiro na sequência de um canto, culminando uma fase de maior pressão transalpina. Instalava-se o receio entre os adeptos leoninos, que, contudo, foi quase instantaneamente dissipado por um fantástico remate de Liedson: à cabeçada, deu cabo da "maldição" pessoal que o impedia de assinar um golo na Champions - excelente a incursão de Abel, bem como o cruzamento.
O empate pôs o Roma em sentido, e a personalidade do leão começou a sobressair. Então, só de bola parada os italianos assustavam - perder Polga foi um rude golpe para o jogo aéreo verde e branco, departamento no qual Miguel Veloso revela persistentes limitações -, mas os cantos e livres laterais eram uma preocupação constante para a baliza de Tiago.
Se o início do segundo tempo fica ligado à defesa de Tiago a penálti apontado por Mancini, a punir falta inexistente, o equilíbrio que se seguiu acabou por ser desfeito pelo golo de Vucinic (70'). Os derradeiros 20 minutos foram incaracterísticos, já que Paulo Bento reduziu a três os elementos da defesa e apostou tudo no ataque, sem benefícios evidentes.
O Sporting deixa Roma com uma derrota cuja dor é atenuada por uma certeza: há capacidade para vencer em Alvalade.

Crónica: O Jogo




AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (3)
Surgiu com surpresa no eixo da defesa dada a lesão de Polga e começou em alta rotação com um disparo em zona frontal de longe, que Doni não segurou (8'). Pouco depois, perdeu um despique com Mexes, e o deixou o francês atirar à trave, mas segurou-se com o andar do tempo. Ao cair do pano, ainda desferiu uma "bomba" de livre, que Doni defendeu.   :: O Jogo

Miguel Veloso (3)
Paulo Bento colocou o jovem a central e os primeiros instantes projectaram um Miguel Veloso aparentemente nervoso e a cometer falhas pouco habituais. De forma gradual foi subindo de produção.    :: Record

Miguel Veloso (6)
Definitivamente, parece já se ter desabituado de jogar a defesa-central, posição na qual mais se evidencia o parco tempo de reacção aos golpes do adversário. Facilitou no lance da grande penalidade a favor da Roma.
No entanto, quando subiu ao ataque desequilibrou sempre o adversário, pois tem uma qualidade de passe notável, como se sabe, e incomodou os italianos em dois fortes remates à baliza de Doni.    :: A Bola




Depois deste jogo, o Sporting já prepara o embate com o Nacional, a contar para a BWin Liga, no próximo sábado.
Os "leões" treinam novamente amanhã, na Academia de Alcochete, pelas 10h30.


publicado por Catarina às 21:55
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.



Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
D. Nascimento:
11/05/1986
Idade: 23 anos
Nacionalidade:
Portuguesa
Naturalidade:
Coimbra
Altura:
1,80 cm
Peso:
79 kg
Clube Actual:
Sporting Clube de Portugal
Nº da Camisola:
24
Posição:
Médio-defensivo
Clubes Anteriores:
SL Benfica, CAC Pontinha, Olivais e Moscavide
Internacionalizações sub-21:
13
Internacionalizações AA:
5
Total de internacionalizações: 69


SPORTING x Olhanense
Competição:Liga Sagres (5ª Jornada)
Data: 21/09/2009
Hora: 20.10h
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Transmissão: Sport TV


FC Porto x SPORTING
Competição: Liga Sagres (6ª Jornada)
Data: 26/09/2009
Hora:19.15h
Local:Estádio do Dragão, Porto
Transmissão: r Sport TV



COMPETIÇÕES NACIONAIS


Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Sul
Época: 2005/06
Clube: Olivais e Moscavide


Taça de Portugal
Época: 2006/07
Clube: Sporting Clube de Portugal


Supertaça Cândido de Oliveira
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal


Taça de Portugal
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal

INTERNACIONAIS


Campeonato da Europa Sub-17
Ano: 2003
País anfitrião: Portugal


Clica aqui para visitar o nosso canal de vídeos, onde podes encontrar os golos, os lances, as declarações e os momentos mais marcantes do Miguel ao serviço do Sporting e das Selecções Nacionais.


Sporting x Boavista
11.05.2008
Estádio José Alvalade
Faixa exibida no jogo Sporting x Boavista, no dia em que Miguel Veloso completou 22 anos - uma data que não podia deixar de ser assinalada. A imprensa desportiva, nomeadamente os jornais Record (clica para ver) e O Jogo (clica para ver) deram destaque a este gesto nas edições do dia seguinte. (Clica aqui para ampliar)

Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10

Vê aqui os posts mais antigos:
. Abril 2007
. Maio 2007
. Junho 2007
. Julho 2007
. Agosto 2007
. Setembro 2007
. Outubro 2007
. Novembro 2007
. Dezembro 2007
. Janeiro 2008
. Fevereiro 2008
. Março 2008
. Abril 2008
. Maio 2008
. Junho 2008
. Julho 2008
. Agosto 2008
. Outubro 2008
.
Novembro 2008
.
Dezembro 2008
. Janeiro 2009
. Fevereiro 2009
. Março 2009
. Abril 2009
. Maio 2009
. Agosto 2009




Número de visitas
(desde 3 de Setembro de 2007)