Quinta-feira, 18 de Outubro de 2007
Portugal a quatro pontos do Euro 2008

O estreante Makukula saltou do banco para abrir caminho à vitória portuguesa no Cazaquistão
. O avançado do Marítimo, chamado para o lugar do lesionado Nuno Gomes, inaugurou o marcador para a formação lusa aos 82 minutos e Ronaldo fez o segundo em cima do minuto 90. O Cazaquistão ainda reduziu a diferença mas já não foi a tempo de causar danos. Portugal concluiu com sucesso a dupla missão e está mais perto do Euro 2008.





CAZAQUISTÃO 1 - 2 PORTUGAL


Competição: Apuramento para o Euro 2008
Estádio:
Tcentralny, Almaty, Cazaquistão

Portugal: Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Maniche (Nani), Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Makukula) e Quaresma (J. Moutinho)

Cazaquistão: David Loria; Samat Smakov, Aleksandr Kuchma, Maksim Zhalmagambetov e Irismetov; Sergey Skorykh, Andrei Karpovitch (Nurdauletov), Sergey Larin (Dmitri Lyapkin) e Zhumaskaliyev; Byakov e Ostapenko


O Cazaquistão apareceu algo atrevido no período inicial, com o avançado Ostapenko a mostrar aos centrais lusos que era preciso não perder a concentração. Mas aos poucos a equipa das quinas foi assumindo a gestão da partida e criou a primeira situação de relativo perigo aos nove minutos, com um grande passe de Deco para Hugo Almeida, que foi desarmado in extremis por Zhalmagambetov.

Faltava, no entanto, velocidade ao sector mais ofensivo da equina das quinas, com Cristiano Ronaldo e Quaresma pouco inspirados. Mais jogadas de perigo só aos 17 minutos, e de bola parada. Primeiro foi Miguel Veloso, de livre directo, a colocar à prova o guarda-redes Loria. Na sequência do canto Ricardo Carvalho esteve perto do golo, após um primeiro desvio de Ronaldo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

Maniche também tentou a sorte de longe, aos 32 minutos, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Portugal dominava e controlava os contra-ataques do adversário, mas faltava mais dinamismo no último terço do campo.

Desfeita a igualdade a equipa das quinas passou a dispor de mais espaço no ataque e em poucos minutos criou várias situações de perigo. A um minuto do fim Nani surgiu solto na área, pelo lado esquerdo, e picou a bola por cima do guarda-redes, mas esta acabou nas malhas laterais. Nani não marcou neste lance, mas logo a seguir redimiu-se, ao oferecer o segundo golo de Portugal a Cristiano Ronaldo.

Estávamos já em período de descontos mas o Cazaquistão ainda conseguiria reduzir a diferença, com Byatov a aproveitar uma desatenção da defensiva portuguesa para marcar no último instante da partida. Não havia, contudo, tempo para mais. Portugal regressa a casa com seis pontos em dois jogos e está mais perto do Euro 2008.

Crónica: MaisFutebol
O resumo alargado do jogo Cazaquistão - Portugal está disponível aqui.




AVALIAÇÕES

Miguel Veloso (6)
Não foi tão vistoso como no jogo anterior. Notabilizou-se nas situações de bola parada, mas perceberam-se os motvos: a partir do momento em que perdeu o apoio de Maniche, teve de defender mais e arriscar menos.

De qualquer modo, Miguel Veloso é homem para continuar por aqui.   :: A Bola

Miguel Veloso (2,5)

Menos bem no capítulo do passe durante a primeira parte do que contra o Azerbaijão teve alguns momentos em que pareceu um pouco perdido no terreno. A agulha foi afinada e rapidamente recuperou o sentido posicional e a capacidade de luta e de intercepção.   :: O Jogo



REGRESSO AO TRABALHO NO SPORTING NO DIA DE AMANHÃ


No final do jogo, Miguel Veloso mostrou-se satisfeito com a sua estreia pela Selecção principal de Portugal. Em declarações à Agência Lusa, o médio do Sporting afirmou que se estreou da melhor forma porque Portugal conseguiu "vencer os dois jogos. Trabalhei sempre muito, tanto hoje como sábado, e mostrámos que nos momentos difíceis conseguimos dar as mãos e ultrapassar as dificuldades.

Depois da partida, a comitiva lusa rumou a Portugal, onde chegou durante a madrugada. Miguel Veloso e João Moutinho foram, portanto, dispensados do treino sportinguista desta manhã na Academia de Alcochete mas regressam amanhã ao trabalho com vista à preparação do jogo Sporting - Fátima, que terá lugar no próximo sábado, no Estádio do Restelo, a contar para a 1ª mão da 4ª Eliminatória da Taça da Liga.



publicado por Catarina às 21:04
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10