Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007
Sporting vence Dínamo na Liga Milionária




DÍNAMO KIEV 1 - 2 SPORTING

Competição: UEFA Champions League (2ª Jornada)
Estádio: NSC Olympiyskiy, Kiev
Árbitro: Bertrand Layec (França)
Árbitros assistentes: Eric Dansault e Christian Thoison
Como jogou o Sporting: Stojkovic; Abel, Polga, Tonel, Ronny; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic,  Romagnoli, Yannick Djaló e Liedson.
Suplentes utilizados: Paredes, Izmailov e Gladstone
Treinador: Paulo Bento
Golos: Tonel (13 m) e Polga (38 m)
Como jogou o Dínamo Kiev: Shovkovskiy; Vaschuk, Ghioane, Mikhalik, Gavrancic, El Kaddouri, Yussuf, Corrêa, Rincón, Milevskiy e Shatskikh.
Suplentes utilizados: Gusev e Kleber
Treinador: Jozsef Szabo
Golos: Vaschuk (27 m)

O Sporting conseguiu a primeira vitória fora de casa na história do clube na Liga dos Campeões, ao derrotar em Kiev o Dínamo por 2-1. Um triunfo marcante dos leões alcançado com golos de centrais.
Nesta segunda jornada do Grupo F, Paulo Bento colocou em campo o mesmo onze que jogou no derby da Luz, com Izmailov a ficar e só entrando aos 68 minutos, para render Simon Vukcevic.
Num jogo com muitos erros de parte a parte, o Sporting aproveitou uma falha do guarda-redes Shovkovskiy para marcar. Decorria o minuto 14 quando a formação leonina marcou o primeiro canto, por Ronny, que depois de um toque para Yannick, recebeu a bola e centrou para a área. O guardião do Dínamo saiu a soco contra Tonel e a bola entrou na baliza.
Numa jogada de sorte o Sporting ficou em vantagem e depois teve grandes dificuldades em organizar-se perante o jogo ofensivo dos ucranianos. O Dínamo pressionou muito e chegou ao empate por intermédio de Vaschuk que, aos 28 minutos, aproveitou um passe do calcanhar de Gavrancic para rematar rasteiro entre as pernas de Polga e bater Stojkovic.
Feita a igualdade em Kiev assistiram-se a erros defensivos das duas equipas, mas foram os «leões» que tiveram oportunidade de voltar a festejar, ainda na primeira parte. Após cruzamento na esquerda de Ronny, Shovkovskiy foi muito infeliz na saída e atirou a bola para a frente. Polga na meia-lua, em jeito, rematou com o pé esquerdo, com a bola a tabelar num adversário antes de entrar. O defesa-central brasileiro estreou-se a marcar com a camisola do Sporting. O último golo de Polga foi há mais de cinco anos, pelo Grémio de Porto Alegre. Em Kiev o brasileiro apontou o golo da vitória leonina.
O resultado da primeira parte acabou por confirmar-se no final do jogo, graças à boa exibição de Stojkovic. O guarda-redes sérvio acabou por decisivo, devido às muitas, e boas, defesas que foi obrigado a fazer, principalmente na etapa complementar.

crónica: MaisFutebol




AVALIAÇÕES

Miguel Veloso (2)
Foi dos seus piores jogos pelo Sporting… Inicialmente andou a "seguir" Diogo Rincón, mas defensivamente esteve sempre muito nervoso, deixando algumas vezes a sua zona de acção desprotegida por seguir movimentações rivais sem ter garantida a cobertura adequada. No golo dos ucranianos facilitou, concedendo muito espaço ao jogador que assistiu de calcanhar o autor do golo, e aos 67 fez um - mau - atraso que quase dava o empate…    :: O Jogo

Miguel Veloso (2)
Sentiu dificuldades em acertar com o posicionamento em campo por força da necessidade de encostar-se mais aos centrais, que estavam 2x2 face à dupla de avançados do Dínamo. Com isso, abria uma clareira na zona frontal da área. Foi infeliz, primeiro numa bola que lhe foi à mão e originou livre perigoso, e num atraso de cabeça que isolou Kléber.   :: Record

Miguel Veloso (6)
Com Rincón na sua zona de acção, teve de precaver-se, optando por uma atitude mais defensiva, procurando segurar a bola quando a tinha nos pés. Exceptuando um descuido a quase oferecer o golo a um adversário, cumpriu bem a função.   :: A Bola


Com esta vitória, o Sporting relança-se na "corrida" por um lugar nos oitavos de final da Champions League. O Grupo F, onde os "leões" estão inseridos, é neste momento liderado pelo Manchester United (6 pontos), seguido da AS Roma e do Sporting (ambos com 3 pontos). O Dínamo Kiev ocupa a última posição do grupo.

Para ver o resumo desta partida, clica aqui.


publicado por Catarina às 20:25
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10