Terça-feira, 22 de Setembro de 2009
Sporting sofre mas vence Olhanense

 

 

SPORTING 3 - 2 OLHANENSE
[ Carriço, 35'; Moutinho, 43' (pen); Vukcevic,  87' - Rabiola, 9'; Castro, 19']

 

Competição: Liga Sagres (5ª Jornada)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Rui Costa
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira (Matías Fernandez, 62'); Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Angulo (Yannick Djaló, 28'); Hélder Postiga (Caicedo, 71') e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes: Pereirinha, Adrien Silva, Tonel e Ricardo Baptista.
OLHANENSE: Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo, Stéphane e Castro (Messi, 81'); Tengarrinha, Rui Duarte e Ukra; Rabiola (Paulo Sérgio, 75') e Toy (Nwokolo, 62').
Treinador:  Jorge Costa. 
Suplentes: Éder Baiano, Pietravallo, Zequinha e Bruno Veríssimo.
Disciplina:  Cartões amarelos para Caicedo (78'), Anselmo (41'), Miguel Garcia (43') e Rui Duarte (53')

 

Crónica:
Este leão é assim, precisa de ser espicaçado para jogar à bola. Tal como em Heerenveen e em tantos outros jogos esta temporada, o Sporting precisou de sofrer antes de marcar. Esta noite deu, inclusive, dois de avanço, voltando a expor todas as suas fragilidades defensivas. Com as bancadas em pé de guerra, o leão lá reagiu, chegou ao empate antes do intervalo e à vitória nos últimos instantes da partida. A verdade é que, com tantos problemas, o Sporting está agora de braço dado com o F.C. Porto na classificação.
Os primeiros minutos foram um verdadeiro pesadelo para o Sporting. Paulo Bento apostou no mesmo onze que terminou o jogo na Holanda, procurando tirar partido da boa dinâmica ofensiva da equipa, mas foi lá atrás que os leões voltaram a revelar problemas. Jorge Costa manteve-se fiel ao habitual 4x3x3, com um ataque bem aberto, com Ukra e Toy nas alas a abrir uma frente que depois contava ainda com Rabiola ao centro e o apoio de Castro e Rui Duarte. Num dos primeiros lances de ataque, Ukra escapou a Caneira e Miguel Garcia cruzou para o coração da área onde Rabiola cabeceou, sem qualquer oposição, para as redes. Mais uma vez, o Sporting dava um de avanço. O problema é que desta vez foram dois.
O Sporting tentou reagir de imediato, subiu as suas linhas e aumentou a pressão. Uma pressão que a Olhanense ignorou, continuando a jogar, bem, de pé para pé, chegando com facilidade à área leonina. Num desses lances, com muita gente na área, lá apareceu Ukra outra vez a desembrulhar, com um passe atrasado, para fora do rectângulo, para Castro, com todo o tempo do mundo, encher o pé para um golaço de levantar o estádio. Um duro golpe para os leões que passaram a jogar de coração nas mãos, com as bancadas, que ainda apoiaram depois do primeiro golo, a gritar «joguem à bola».
Paulo Bento também perdeu a paciência e trocou Angulo por Djaló, dando indicações ao avançado para jogar ao meio, onde se notava um enorme vazio. O desespero dos leões era evidente em campo, já sem qualquer disciplina táctica, com todos os jogadores a correr à bola. Nada saia bem, incluindo uma oportunidade soberana de Vuk, que morreu no poste. O árbitro também não ajudava, fechando os olhos a uma mão de Miguel Garcia nesse mesmo lance.
Só um golo podia serenar os ânimos e este acabou por chegar de bola parada. Miguel Veloso cruzou e Carriço desviou de cabeça. Um golo simples que permitiu aos jogadores recuperar o apoio das bancadas. O Sporting manteve a pressão, agora diante de um Olhanense cada vez mais recuado. Numa jogada de insistência de Liedson, Anselmo cortou com o peito, mas Rui Costa, agora, viu uma mão. João Moutinho, da marca de castigo máximo, não falhou. Os leões acabaram por conseguir recuperar o prejuízo antes do intervalo e a segunda parte prometia.
O Sporting, já mais sereno, conseguiu transportar a boa dinâmica para o segundo tempo, encostou os algarvios às cordas e usufruiu de uma série de oportunidades. Mas o Olhanense não baixou os braços e, a espaços, ia espreitando novas oportunidades para rasteirar o leão, como é exemplo o remate de longe de Rabiola que tirou tinta do poste da baliza de Patrício. Paulo Bento tentou desequilibrar, lançando Matias Fernandez para a contenda, prescindindo de Caneira e desviando Veloso para a esquerda. O Olhanense estava, agora, mais fechado, ainda a espreitar o contra-ataque, mas mais concentrado na defesa do empate. Paulo Bento lançou, então, Caicedo para o lugar de Postiga.
Os algarvios deixavam escorrer o tempo e até empurravam os ponteiros quando, a quatro minutos do final, Moutinho colocou uma bola na área, Caicedo reclamou-a com o corpo e deixou-a à disposição de Vukcevic que, com um pontapé de raiva, quase furou as redes de Ventura. Estava consumada a reviravolta. Este leão nasceu definitivamente para sofrer.

 

(In MaisFutebol)

 


 • AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

:: Boa exibição do médio, como tem sido, aliás, hábito na nova temporada, passada uma borracha sobre os problemas da anterior. De bola parada esteve muito perto de empatar, logo aos 11 minutos; acabou por assistir Daniel Carriço no 1-2, também na marcação de um livre directo. (In MaisFutebol)


:: Mais uma boa partida, ainda que com fases. Farejou o golo de livre, mas concedeu demasiado espaço a Rui Duarte nos primeiros 45', quando era o único médio a defender. Bateu com régua e esquadro novo livre para a cabeça certeira de Carriço no 1-2 e passou para lateral-esquerdo com a entrada de Matías, nunca parando de pressionar os algarvios. (In O Jogo)



publicado por Catarina às 16:53
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.



Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
D. Nascimento:
11/05/1986
Idade: 23 anos
Nacionalidade:
Portuguesa
Naturalidade:
Coimbra
Altura:
1,80 cm
Peso:
79 kg
Clube Actual:
Sporting Clube de Portugal
Nº da Camisola:
24
Posição:
Médio-defensivo
Clubes Anteriores:
SL Benfica, CAC Pontinha, Olivais e Moscavide
Internacionalizações sub-21:
13
Internacionalizações AA:
5
Total de internacionalizações: 69


SPORTING x Olhanense
Competição:Liga Sagres (5ª Jornada)
Data: 21/09/2009
Hora: 20.10h
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Transmissão: Sport TV


FC Porto x SPORTING
Competição: Liga Sagres (6ª Jornada)
Data: 26/09/2009
Hora:19.15h
Local:Estádio do Dragão, Porto
Transmissão: r Sport TV



COMPETIÇÕES NACIONAIS


Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Sul
Época: 2005/06
Clube: Olivais e Moscavide


Taça de Portugal
Época: 2006/07
Clube: Sporting Clube de Portugal


Supertaça Cândido de Oliveira
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal


Taça de Portugal
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal

INTERNACIONAIS


Campeonato da Europa Sub-17
Ano: 2003
País anfitrião: Portugal


Clica aqui para visitar o nosso canal de vídeos, onde podes encontrar os golos, os lances, as declarações e os momentos mais marcantes do Miguel ao serviço do Sporting e das Selecções Nacionais.


Sporting x Boavista
11.05.2008
Estádio José Alvalade
Faixa exibida no jogo Sporting x Boavista, no dia em que Miguel Veloso completou 22 anos - uma data que não podia deixar de ser assinalada. A imprensa desportiva, nomeadamente os jornais Record (clica para ver) e O Jogo (clica para ver) deram destaque a este gesto nas edições do dia seguinte. (Clica aqui para ampliar)

Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10

Vê aqui os posts mais antigos:
. Abril 2007
. Maio 2007
. Junho 2007
. Julho 2007
. Agosto 2007
. Setembro 2007
. Outubro 2007
. Novembro 2007
. Dezembro 2007
. Janeiro 2008
. Fevereiro 2008
. Março 2008
. Abril 2008
. Maio 2008
. Junho 2008
. Julho 2008
. Agosto 2008
. Outubro 2008
.
Novembro 2008
.
Dezembro 2008
. Janeiro 2009
. Fevereiro 2009
. Março 2009
. Abril 2009
. Maio 2009
. Agosto 2009




Número de visitas
(desde 3 de Setembro de 2007)