Domingo, 1 de Março de 2009
Muita luta e pouco futebol deram empate

 

 

FC PORTO 0 - 0 SPORTING
Clássico sem golos no Dragão

Competição: Liga Sagres (19ª Jornada)
Local: Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: João Ferreira
FC Porto: Helton, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Rolando, Cissokho (Tomás Costa, 71 m), Fernando, Raul Meireles, Lucho (Farias, 83 m), Rodriguez, Hulk e Lisandro (Tarik, 87 m).
Treinador: Jesualdo Ferreira
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Mariano, Tomás Costa e Madrid
Disciplina: Cartão amarelo a Hulk (45 m), Raul Meireles (81 m) e Rodriguez (90 m)
SPORTING: Tiago, Pedro Silva, Polga, Carriço, Grimi (Caneira, 28 m), Rochemback (Adrien, 83 m), Pereirinha, Moutinho, Izmailov (Djaló, 68 m), Derlei e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Não utilizados: Ricardo Batista, Tonel, Tiuí e Romagnoli
Disciplina: Cartão amarelo a Derlei (35 m), Polga (35 m), Rochemback (61 m) e Tiago (90 m)

Ficou a prova científica de que três dias de descanso não chegam: setenta e duas horas depois do FC Porto-Sporting, é provável que poucas das 48 mil pessoas ontem presentes no Dragão estejam já em condições de assistir a outro jogo de futebol, esgotadas por tanta ousadia e bravura demonstradas, acima de tudo, pelos dois treinadores - sem dúvida, qualquer um deles mais fatigado pela jornada europeia a meio da semana do que os jogadores. Um achou bem manter os quatro pontos de atraso que trazia; o outro não viu mal nenhum em perder mais dois em casa. Já são onze, mas quem está a contar?
A escolha entre Pedro Emanuel e Tomás Costa para a vaga na direita da defesa disse tudo sobre a disposição de Jesualdo Ferreira para investir no jogo de ontem. Dos dois, escolheu o que garantidamente ficaria atrás da linha do meio-campo. Para preencher o vazio, voltou a empenar os médios, empurrando Lucho ainda mais para a direita do que o habitual e entrando num jogo de compensações que, fatalmente, desvirtuaria o futebol tradicional da equipa. Foi o que achou melhor, por razões que lhe cabem, e não sem ter um plano de refúgio, inviabilizado à última hora pela lesão de Cissokho (72') quando Tomás Costa já estava na linha lateral para entrar, talvez em substituição de Pedro Emanuel para um quarto de hora de bola como deve ser.
Talvez fosse suficiente, talvez não. À cautela, Paulo Bento abordou o clássico como se o FC Porto fosse o de terça-feira passada, em Madrid. Recuou tudo o que o decoro permitia, fez um garrote em volta da defesa e do meio-campo, juntando-os o mais possível, e esperou pelo erro sem fazer grande coisa para o promover. O foco estava em roubar espaços ao FC Porto, mais do que em tornear uma defesa adversária de boa reputação que, normalmente, não garante golos a equipas que só os queiram se forem de borla. O "plano" rendeu-lhe uma verdadeira hipótese de golo, quando Liedson acertou na barra (39') num episódio irónico, porque o erro que o permitiu foi um lance perdido de cabeça pelo central (Pedro Emanuel) que Jesualdo instituiu como lateral-direito.
Bem menos privilegiado no espaço que tinha para jogar, e possivelmente confundido pelo novo esquema enviesado, o FC Porto, apesar de tudo, atacava e fornecia ao Sporting abertura para atacar também. Mas os passes, por canais mais apertados ainda do que o habitual, saíam com a precisão do costume, que tem, com frequência, prejudicado o rendimento do tri-campeão. Ontem, o dado novo era a demografia do Sporting: na região de cada passe falhado havia sempre mais jogadores do adversário e, sobretudo, jogadores com melhor capacidade técnica para os captarem. Para cúmulo, sem um lateral-direito atacante que o esticasse, o campo reduzia-se.
O conceito de Jesualdo Ferreira contaria, eventualmente, com o célebre efeito do cansaço. O projecto talvez fosse concentrar o armamento nos últimos quinze minutos, quando o Bayern pesasse, de facto, nas pernas dos leões, como efectivamente pesou. Acrescente-se que, tal como a falta de um lateral-direito mancou o FC Porto, a lesão de Grimi (29´) fez o mesmo ao Sporting, quem sabe salvando Pedro Emanuel de uma verdadeira provação. Por isso foi uma surpresa quando Paulo Bento recorreu, enfim, ao banco para de lá tirar Djaló e colocá-lo… ao centro, por detrás de Liedson e Derlei.
Apesar da lesão de Cissokho, que transferiu a amputação da direita para a esquerda (foi Pedro Emanuel quem mudou de flanco), Tomás Costa teve algum impacto no rendimento do FC Porto, superior nesse período, a meias com a tal fadiga que o Sporting acabou por denunciar. Mas era uma superioridade estéril. As boas jogadas de Rodríguez desembocavam sempre numa barafunda de jogadores do Sporting, aglomerados na área; Hulk, ele próprio estourado e perseguido por dois e três adversários em permanência, começou a parecer uma criança ensonada e birrenta - isto sem que a equipa de Paulo Bento permitisse o abandono da defesa ou que houvesse, de qualquer dos lados, vontade real de tentar quebrar aquele zero a zero, afinal, tão desejado.

 

(Crónica: Jornal O Jogo)

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

:: O médio Miguel Veloso não foi opção para esta partida devido a lesão.



publicado por Catarina às 18:04
link do post | favorito

De Sporting PlanetaPortugal a 19 de Março de 2009 às 19:56
Caros Sportinguistas

O Sporting PlanetaPortugal (http://sporting.planetaportugal.com), http://sporting.planetaportugal.com (http://sporting.planetaportugal.com) , faz a partir de hoje um passatempo para todos os seus membros ou novos membros que se registem no nosso Portal.

Assim o Passatempo passa por cada membro nosso conseguir conquistar a maior quantidade de convidados possível até ao apito final do último jogo da Temporada do Sporting Clube de Portugal.

Cada um de vós, ao consultar o vosso perfil, irão encontrar um campo chamado "Link Convidados:" Cada membro do nosso portal têm um link diferente. Terão que fornecer esse link, que é único e intransmissível, a todos os vossos amigos ou quem bem entendam. Todos os novos membros que se registarem no portal/fórum através desse link serão contabilizados como vossos convidados.

No vosso mesmo perfil poderão ver a lista de convidados que conseguirem alcançar. Na página de Estatísticas do Fórum estará sempre actualizado o TOP 5 de Convidados.

Ressalvamos que o novo membro que foi convidado, a partir do momento em que está registado pode passar a convidar também.

E como não podia deixar de ser há um prémio...e apetecível.

Assim que soar o apito do último jogo OFICIAL (jogos amigáveis não estão contemplados) do Sporting, quem tiver mais convidados receberá como prémio uma Câmara de Filmar.

Em caso de Empate ganhará o membro que tenha mais posts publicados no Fórum.

Que Vença o melhor

Podem tirar dúvidas ou ver a Câmara de Filmar neste Tópico. Clique AQUI (http://sporting.planetaportugal.com/forum/index.php/topic,2139.0.html)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10