Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008
Sporting vence V. Guimarães e sobe ao pódio

 

 

SPORTING 2 - 0 V. GUIMARÃES

Eficácia garante triunfo ante os vimaranenses

 

Competição: Liga Sagres (10ª Jornada)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Sporting: Rui Patrício; Pereirinha, Polga, Daniel Carriço, Grimi (Ronny, 62 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Romagnoli (Adrien, 86 m), Hélder Postiga e Liedson (Tiuí, 90+2 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago; Yannick Djaló, Pedro Mendes e Cédric Soares.
Disciplina: Cartão amarelo para Grimi (60 m).
Golo: Hélder Postiga (7 m) e Liedson (20 m).
V. Guimarães: Nilson; Andrezinho, Gregory, Vítor Bastos (Roberto, 45 m), Momha, Wénio, Flávio Meireles (Carlitos, 64 m), João Alves, Nuno Assis, Marquinho (Fajardo, 77 m) e Desmarets.
Treinador: Manuel Cajuda.
Suplentes não utilizados: Nuno Santos; Márcio, Jean Coral e Lionn.

A pressão e a obrigação de ganhar há muito que se confundem em Alvalade, mas, desta vez, o discurso de Paulo Bento no lançamento da partida foi compreendido e interiorizado de forma plena pelos intérpretes leoninos, que se instalaram no relvado com vontade de mandar no jogo, de assumir, sem desvios nem contemporizações, as iniciativas de ataque. À dinâmica de construção, desde os minutos iniciais, o Sporting juntou competência na pressão, quando o Guimarães se tentava erguer para reagir à maior intensidade e predisposição dos anfitriões para resolverem e garantirem uma vitória que, em casa, lhes fugia desde o dia 1 de Outubro - há dois meses. E, assim que Hélder Postiga, aos 8', venceu a marcação de Vítor Bastos e rompeu a defensiva vimaranense para, de pé direito, aplicar na bola o selo de golo, emergiu a certeza, pela importância da estatística, de que o triunfo, tão ambicionado pelos verdes e brancos, estaria sentenciado. E porquê? É simples: sempre que Postiga descobre o código postal da baliza, o Sporting, sofra muito ou pouco para conservar a vantagem, sai de campo vitorioso. Foi assim em Braga, na segunda jornada, sucedeu o mesmo na terceira ronda, na recepção ao Belenenses, e… a regra, que ainda não admitiu excepção, teve confirmação ontem, na noite em que o ex-portista assinou o seu terceiro golo como leão na Liga Sagres.
O segundo golo do Sporting não tardou muito - foi obra de Liedson, servido por Romagnoli, aos 21' - e revelou-se um contributo valioso para uma equipa que procurava serenar e reduzir a zero os motivos de reclamação do seu público. Do ponto de vista táctico, Bento introduziu algumas modificações no 4x4x2 losango, com indicações inequívocas para que Romagnoli e Izmailov caíssem, à vez, numa das alas, bem enfiados na frente, com um dos dois pontas-de-lança também a descair para que se compusesse uma linha larga, bem aberta, de três unidades, facto que tornou o sistema-modelo do Sporting mais complicado de bloquear.
E, actuando com empenho e solidez, foi relativamente fácil ultrapassar um Guimarães pouco inspirado, frágil nas saídas para o ataque - sobretudo no primeiro tempo, com um ror de passes falhados - e pouco ou nada importunador na linha ofensiva, que, no arranque da partida, contou com Marquinho e Desmarets perto dos flancos, acompanhados por Nuno Assis, que foi fazendo de organizador e de… referência no eixo. É verdade que o Vitória melhorou no segundo tempo, depois de Cajuda ter trocado um central (Vítor Bastos) por um verdadeiro homem de área (Roberto), recuando Desmarets para lateral e derivando Momha para central. Mas essa resposta, de alguma maneira, também foi consentida pelos leões, que apostavam no contra-ataque e no ataque rápido para ferir.


( Crónica: O Jogo )

 

( Foto: Carlos Rodrigues )

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Sereno e eficiente, geriu a forma como o Sporting saiu para o ataque. Coube-lhe um passe bem medido a lançar Pipi no flanco esquerdo (21'), no lance do 2-0.   ( O Jogo )

 

:: Miguel Veloso e Pereirinha estão a aproveitar (e a desfrutar) a oportunidade de serem primeiras escolhas com boas exibições e, a continuarem assim, o treinador Paulo Bento terá mais dificuldade em formar o onze quando tiver, sobretudo, Rochemback e Abel disponíveis. No miolo, Veloso recuperou a velocidade, a segurança e o sentido de golo; na lateral, tanto no meio como na defesa, Pereirinha é rápido, simples e eficaz, à semelhança do que sucedeu frente ao Barcelona.    ( Destaques, MaisFutebol )

 

:: Colocado no vértice inferior do losango, ele que já andou em desventuras pela esquerda, foi o controlador de serviço dos (escassos) movimentos ofensivos do meio-campo vimaranense. Sempre que ganhou liberdade e espaço de progressão testou o remate, numa das ocasiões teve mesmo Alvalade a gritar golo (69') mas a bola foi para a bancada.   ( A Bola )

 

:: Excelente o passe para Romagnoli no lance do 2-0. Numa actuação pendular, faltou-lhe acerto no remate.  ( Record )



publicado por Catarina às 14:53
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.



Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
D. Nascimento:
11/05/1986
Idade: 23 anos
Nacionalidade:
Portuguesa
Naturalidade:
Coimbra
Altura:
1,80 cm
Peso:
79 kg
Clube Actual:
Sporting Clube de Portugal
Nº da Camisola:
24
Posição:
Médio-defensivo
Clubes Anteriores:
SL Benfica, CAC Pontinha, Olivais e Moscavide
Internacionalizações sub-21:
13
Internacionalizações AA:
5
Total de internacionalizações: 69


SPORTING x Olhanense
Competição:Liga Sagres (5ª Jornada)
Data: 21/09/2009
Hora: 20.10h
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Transmissão: Sport TV


FC Porto x SPORTING
Competição: Liga Sagres (6ª Jornada)
Data: 26/09/2009
Hora:19.15h
Local:Estádio do Dragão, Porto
Transmissão: r Sport TV



COMPETIÇÕES NACIONAIS


Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Sul
Época: 2005/06
Clube: Olivais e Moscavide


Taça de Portugal
Época: 2006/07
Clube: Sporting Clube de Portugal


Supertaça Cândido de Oliveira
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal


Taça de Portugal
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal

INTERNACIONAIS


Campeonato da Europa Sub-17
Ano: 2003
País anfitrião: Portugal


Clica aqui para visitar o nosso canal de vídeos, onde podes encontrar os golos, os lances, as declarações e os momentos mais marcantes do Miguel ao serviço do Sporting e das Selecções Nacionais.


Sporting x Boavista
11.05.2008
Estádio José Alvalade
Faixa exibida no jogo Sporting x Boavista, no dia em que Miguel Veloso completou 22 anos - uma data que não podia deixar de ser assinalada. A imprensa desportiva, nomeadamente os jornais Record (clica para ver) e O Jogo (clica para ver) deram destaque a este gesto nas edições do dia seguinte. (Clica aqui para ampliar)

Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10

Vê aqui os posts mais antigos:
. Abril 2007
. Maio 2007
. Junho 2007
. Julho 2007
. Agosto 2007
. Setembro 2007
. Outubro 2007
. Novembro 2007
. Dezembro 2007
. Janeiro 2008
. Fevereiro 2008
. Março 2008
. Abril 2008
. Maio 2008
. Junho 2008
. Julho 2008
. Agosto 2008
. Outubro 2008
.
Novembro 2008
.
Dezembro 2008
. Janeiro 2009
. Fevereiro 2009
. Março 2009
. Abril 2009
. Maio 2009
. Agosto 2009




Número de visitas
(desde 3 de Setembro de 2007)