Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
Goleada catalã em noite de pesadelo

 

 

SPORTING 2 - 5 BARCELONA

Um autogolo, um penalty e muitos erros em Alvalade

 

Competição: Liga dos Campeões (5ª Jornada)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Matteo Simone (Itália)
Árbitros assistentes: Cristiano Copelli e Alessandro Lion
Sporting: Rui Patrício, Caneira, Carriço, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli (Derlei, 45 m), Yannick (Tiago, 72 m) e Liedson (Postiga, 78 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Ronny, Tiuí e Pedro Mendes.
Disciplina: Cartão amarelo a Caneira (55 m), cartão vermelho a Rui Patrício (72m).
Golos: Miguel Veloso (64 m), Liedson (65 m).
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Marquez, Pique, Cáceres, Busquets, Gudjohnsen, Xavi (Keita, 74 m), Hleb, Messi (Pedro Rodriguez, 56 m) e Henry (Krkic, 45 m).
Treinador: Pep Guardiola.
Suplentes não utilizados: José Pinto, Eto’o, Sylvinho e Sánchez.
Disciplina: Cartão amarelo a Busquets (32 m).
Golos: Henry (14 m), Piqué (17 m), Messi (49 m), Caneira (67 m, pb), Krkic (73 m, gp).

 

Desengane-se quem pensar que os 31 765 espectadores que ontem se deslocaram a Alvalade regressaram a casa defraudados: assistiu-se a um grande jogo de futebol (para o qual os leões apenas contribuíram de forma intermitente e tímida - e só após o golo de Veloso, aos... 65'!), com direito a sete (!) golos e, até - pasme-se -, a "olés" indiferentes ao ridículo de serem entoados com a equipa a perder em casa por 2-5. Mas o Sporting, que discutia, desfalcado de Tonel, Abel e Izmailov, a liderança do Grupo C da Liga dos Campeões com o Barcelona, desfalcado de Puyol, Iniesta e Eto'o, acabou por ser demasiado macio, pequeno e frágil para os colossais catalães, que jogaram em Alvalade em velocidade... de cruzeiro.

Os leões apresentaram-se no losango habitual, derivando Moutinho para a esquerda habitualmente ocupada por Izmailov e promovendo a estreia, esta época, de Pereirinha a titular (na defesa, Caneira derivou para a direita e Grimi regressou à esquerda, enquanto no ataque, Paulo Bento apostava na velocidade e na largura de Yannick Djaló, que ocupava, indeferenciadamente, os flancos), que supostamente ofereceria superioridade numérica a meio-campo. Puro engano. Pep Guardiola fez jogar Messi ao centro do trio atacante, derivando Henry à esquerda e Hleb à direita (que contava com o apoio em permanência de Daniel Alves): o 4x3x3 do Barça evoluía em 4x5x1, contando ainda com o recuo do mago argentino, pelo que as camisolas blaugrana se multiplicavam, numa progressão sustentada em tabelas, passes curtos e derivações constantes de flanco, sempre em superioridade numérica, num carrossel que dizimou os leões. A história da primeira parte: o Sporting a correr atrás da bola, sem conseguir ter a sua posse por mais de dez segundos. Aos 20' já perdiam por 0-2, sem que Rui Patrício fizesse qualquer defesa e o sufoco prolongou-se até ao intervalo.

A segunda parte (Derlei rendeu Romagnoli, que não apareceu ontem em Alvalade) começou com o 0-3, marcado na conversão rápida de um livre à entrada da área que apanhou os leões desprevenidos (o paradigma da inexperiência, cobrado caro em alta competição). O Sporting despertou de um estranho torpor - que não reverência, mas falta de atitude, intensidade e astúcia - com o golo de Veloso (perfeito, de livre directo), seguido pelo de Liedson (pleno de oportunidade e sangue-frio). O sonho da reviravolta ainda se prolongou (apesar do 2-4 no minuto seguinte), mas o penálti de Patrício sobre Bojan, que fugia ao limitado Grimi (Ronny estava na linha para entrar), e consequente expulsão matou a ilusão de contra-argumentar com os gigantes catalães.

O Sporting tem lugar garantido, pela primeira vez, nos oitavos-de-final da Champions, mas ontem ficou exposta a diferença cuja amenização reside no principal desafio dos leões no futuro: a menor intensidade, tarimba e eficácia que dista para a elite do futebol europeu. E enquanto uns saíam, outros davam olés...

 

(Crónica: O Jogo)

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Tentou equilibrar o meio-campo, correu muito e fez inúmeros cortes, mas a equipa não funcionava. Marcou golaço de livre directo e fez nascer alguma esperança...    (O Jogo)

 

:: Perdido entre o querer avançar no apoio ao ataque e o querer recuar na ajuda à defesa. E, assim, foi apanhado muitas vezes em contra-pé, permitindo que Xavi, principalmente este, e também Messi, arrancassem pelo meio sem oposição de maior. Redimiu-se no segundo tempo com um belo golo de livre directo. Subiu, então, muito o seu rendimento.   (A Bola)

 

 

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Médio leonino fala em resultado «por números exagerados»

 

«Quando fizemos o segundo golo todos acreditámos que podíamos alcançar o empate ou ainda mais, mas logo de seguida sofremos o autogolo e, infelizmente, as coisas tornaram-se muito mais difíceis.»
[Sobre a entrada do Sporting] «Se calhar entrámos um pouco ansiosos de querer demonstrar que também temos uma grande equipa e que podíamos lutar contra uma das melhores do mundo, mas a verdade é que não entrámos bem, temos de admitir e melhorar para que na próxima isso não volte a acontecer.»
[Sobre o resultado] «Tínhamos o objectivo de chegar ao primeiro lugar, infelizmente, não o conseguimos, mas penso que o resultado foi por números exagerados. Tivemos alguma infelicidade na forma como sofremos os golos.»
[Se recearam o Barcelona] «Penso que o Sporting nunca receia qualquer equipa, temos respeito por todas, tentámos fazer o nosso melhor, mas não conseguimos.»

 

O VÍDEO DO GOLO

Vê aqui as imagens do grande golo de livre directo apontado por Miguel Veloso, que ainda reacendeu a esperança sportinguista.



publicado por Catarina às 14:53
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Marta Pragosa a 2 de Dezembro de 2008 às 17:03
Um golo merecido! :)
O primeiro de muitos golos na Champions... espero!

Beijinho Catarina. *


Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.



Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
D. Nascimento:
11/05/1986
Idade: 23 anos
Nacionalidade:
Portuguesa
Naturalidade:
Coimbra
Altura:
1,80 cm
Peso:
79 kg
Clube Actual:
Sporting Clube de Portugal
Nº da Camisola:
24
Posição:
Médio-defensivo
Clubes Anteriores:
SL Benfica, CAC Pontinha, Olivais e Moscavide
Internacionalizações sub-21:
13
Internacionalizações AA:
5
Total de internacionalizações: 69


SPORTING x Olhanense
Competição:Liga Sagres (5ª Jornada)
Data: 21/09/2009
Hora: 20.10h
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Transmissão: Sport TV


FC Porto x SPORTING
Competição: Liga Sagres (6ª Jornada)
Data: 26/09/2009
Hora:19.15h
Local:Estádio do Dragão, Porto
Transmissão: r Sport TV



COMPETIÇÕES NACIONAIS


Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Sul
Época: 2005/06
Clube: Olivais e Moscavide


Taça de Portugal
Época: 2006/07
Clube: Sporting Clube de Portugal


Supertaça Cândido de Oliveira
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal


Taça de Portugal
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal

INTERNACIONAIS


Campeonato da Europa Sub-17
Ano: 2003
País anfitrião: Portugal


Clica aqui para visitar o nosso canal de vídeos, onde podes encontrar os golos, os lances, as declarações e os momentos mais marcantes do Miguel ao serviço do Sporting e das Selecções Nacionais.


Sporting x Boavista
11.05.2008
Estádio José Alvalade
Faixa exibida no jogo Sporting x Boavista, no dia em que Miguel Veloso completou 22 anos - uma data que não podia deixar de ser assinalada. A imprensa desportiva, nomeadamente os jornais Record (clica para ver) e O Jogo (clica para ver) deram destaque a este gesto nas edições do dia seguinte. (Clica aqui para ampliar)

Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10

Vê aqui os posts mais antigos:
. Abril 2007
. Maio 2007
. Junho 2007
. Julho 2007
. Agosto 2007
. Setembro 2007
. Outubro 2007
. Novembro 2007
. Dezembro 2007
. Janeiro 2008
. Fevereiro 2008
. Março 2008
. Abril 2008
. Maio 2008
. Junho 2008
. Julho 2008
. Agosto 2008
. Outubro 2008
.
Novembro 2008
.
Dezembro 2008
. Janeiro 2009
. Fevereiro 2009
. Março 2009
. Abril 2009
. Maio 2009
. Agosto 2009




Número de visitas
(desde 3 de Setembro de 2007)