Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008
Estreia negra na Liga dos Campeões



 

BARCELONA 3 - 1 SPORTING

Golo de Tonel ainda alimentou reviravolta mas não evitou desaire

Competição: Liga dos Campeões (Grupo C, 1ª Jornada)

Estádio: Camp Nou, Barcelona

Árbitro: Laurent Duhamel (França)

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Márquez e Piqué; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o e Henry
Suplentes não utilizados: Pinto, Cáceres, Bojan e Gudjohnsen
Jogaram ainda: Touré, Pedro Rodríguez e Sylvinho
Treinador: Pep Guardiola
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga e Marco Caneira; João Moutinho, Fábio Rochemback, Izmailov e Romagnoli; Derlei e Yannick
Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien e Rodrigo Tiuí
Jogaram ainda: Hélder Postiga, Miguel Veloso e Pereirinha
Treinador: Paulo Bento

 

As crises dos gigantes do futebol são por vezes um perigo para os adversários europeus, que frequentemente "pagam" com juros as frustrações acumuladas. Ontem, foi o leão quem sofreu na pele a raiva catalã: um Sporting fraco não foi oponente à altura de um bom Barcelona, determinado a alcançar a reconciliação com os adeptos, após uma série de maus resultados. Diga-se, aliás, que o 3-1 até acaba por ser lisonjeiro para a formação lusa, tal o número de claras ocasiões de golo junto da baliza defendida por Rui Patrício.
Amunike tinha avisado, em entrevista a O Jogo, que ir ao Camp Nou para defender era uma estratégia condenada ao fracasso, mas os leões não assimilaram a mensagem. Durante 21 minutos - altura em que Rafael Márquez inaugurou o marcador -, o Sporting limitou-se a ver o Barcelona jogar, maravilhado, talvez, com o talento de Messi, Xavi, Iniesta e companhia, e sem perceber que estava apenas a contribuir para a reabilitação da crise blaugrana. Como um pugilista que se limita a proteger o rosto enquanto é esmurrado pelo adversário, sem sequer procurar retorquir, a formação verde e branca acabou por ceder o espaço necessário ao golpe contundente. Só então, já em desvantagem, se notou a intenção de reagir: recuperada a bola, crescia a intensidade na transição, e os espaços no meio campo dos anfitriões começavam a ser preenchidos com maior intencionalidade. Ainda assim, poucos foram os frutos, já que o primeiro remate visitante surgiu apenas aos 26', e só um livre de Rochemback levou real perigo à baliza de Valdés. Com o apito do árbitro a anunciar o intervalo, vinha apenas um sentimento de alívio por não ser maior o prejuízo.
O segundo tempo trouxe uma equipa menos reverente, apostada em discutir o controlo da partida, mas os constantes erros na construção da manobra ofensiva iam facilitando a tarefa culé. Contudo, foi o - duvidoso - penálti convertido por Eto'o, aos 60', que mais complicou a vida ao leão. Tudo parecia estar perdido, quando, aos 72', Tonel aproveitou um canto para reduzir a diferença, e, pela primeira vez, o Barcelona tremia. Era a oportunidade para chegar ao empate, e, sentindo-a, Paulo Bento decidiu arriscar: abdicou do losango em favor do 4x4x2 clássico fazendo entrar Pereirinha para o lugar de Caneira e recuando Miguel Veloso para o lado esquerdo da defesa. O tiro saiu, contudo, pela culatra, pois a ausência de Veloso no meio desguarneceu a zona intermédia, o Sporting voltou a perder o controlo das operações e nunca logrou explorar os corredores laterais. Agora, resta à formação verde e branca assimilar todas as lições desta má experiência e agradecer pelo facto de as outras equipas do grupo não terem a qualidade deste Barça.

 

(Crónica: O Jogo)

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

:: A sua entrada permitiu organizar o meio-campo, e o Sporting ganhou ascendente na partida. Assistiu Tonel no golo leonino... e acabou a fechar a esquerda com a saída de Caneira, opção táctica que devolveu o miolo ao rival. Podia ter tido outra influência no jogo... se tivesse ocupado sempre a sua posição, da qual foi retirado por opção técnica.  (O Jogo)

 

:: Continua a não passar de suplente, mas a realidade é que, quando entra em campo, o futebol do Sporting ganha outra dimensão. Joga para a direita, joga para a esquerda, enfim, a bola rola de outra forma. Fez o cruzamento para o golo e teve papel fundamental no melhor momento da equipa. Depois, foi para lateral-esquerdo e a equipa...voltou a cair. (A Bola)

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Miguel Veloso diz que o resultado não foi o esperado

 

Em declarações à RTP depois da derrota frente ao Barcelona, Veloso afirmou, a par da inevitável desilusão, que já se sente nas condições físicas ideais para dar o seu contributo à equipa: «Conseguimos chegar ao 2-1, mas depois sofremos um terceiro golo que não queríamos sofrer. Senti-me bem, agora sim sinto-me fisicamente bem para ajudar o Sporting. O resultado não foi o que esperávamos.»
Quando Miguel Veloso conseguiu agarrar o jogo a meio-campo e impulsionar o ataque leonino, Paulo Bento optou por fazer entrar Pereirinha, colocando o médio-defensivo no lugar até aí ocupado por Caneira. A respeito do recuo para lateral-esquerdo, o internacional português lembrou que joga «onde o mister entender que devo jogar. Tentei fazer o meu melhor. Ficamos tristes quando não jogamos de início nestes jogos, num estádio como este e frente a uma grande equipa. Mas a equipa estava bem. Infelizmente não conseguimos a vitória, agora vamos olhar em frente. Sabemos que o Shakhtar ganhou fora 2-1, mas sempre soubemos que a Liga dos campeões é uma competição difícil. Temos o objectivo de passar esta fase e vamos lutar por isso.»

 

Para ver o vídeo destas declarações no canal do blog, clica aqui.



publicado por Catarina às 23:05
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De V'veloso#24 a 15 de Fevereiro de 2009 às 14:59
Esta ultima foto,tá mexma gira!
Xee,numca imaginei ke o Miguel Veloso fosse assim tão »Bonzão«


Sempre será lindooo



Comentar post


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.



Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
D. Nascimento:
11/05/1986
Idade: 23 anos
Nacionalidade:
Portuguesa
Naturalidade:
Coimbra
Altura:
1,80 cm
Peso:
79 kg
Clube Actual:
Sporting Clube de Portugal
Nº da Camisola:
24
Posição:
Médio-defensivo
Clubes Anteriores:
SL Benfica, CAC Pontinha, Olivais e Moscavide
Internacionalizações sub-21:
13
Internacionalizações AA:
5
Total de internacionalizações: 69


SPORTING x Olhanense
Competição:Liga Sagres (5ª Jornada)
Data: 21/09/2009
Hora: 20.10h
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Transmissão: Sport TV


FC Porto x SPORTING
Competição: Liga Sagres (6ª Jornada)
Data: 26/09/2009
Hora:19.15h
Local:Estádio do Dragão, Porto
Transmissão: r Sport TV



COMPETIÇÕES NACIONAIS


Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Sul
Época: 2005/06
Clube: Olivais e Moscavide


Taça de Portugal
Época: 2006/07
Clube: Sporting Clube de Portugal


Supertaça Cândido de Oliveira
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal


Taça de Portugal
Época: 2007/08
Clube: Sporting Clube de Portugal

INTERNACIONAIS


Campeonato da Europa Sub-17
Ano: 2003
País anfitrião: Portugal


Clica aqui para visitar o nosso canal de vídeos, onde podes encontrar os golos, os lances, as declarações e os momentos mais marcantes do Miguel ao serviço do Sporting e das Selecções Nacionais.


Sporting x Boavista
11.05.2008
Estádio José Alvalade
Faixa exibida no jogo Sporting x Boavista, no dia em que Miguel Veloso completou 22 anos - uma data que não podia deixar de ser assinalada. A imprensa desportiva, nomeadamente os jornais Record (clica para ver) e O Jogo (clica para ver) deram destaque a este gesto nas edições do dia seguinte. (Clica aqui para ampliar)

Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10

Vê aqui os posts mais antigos:
. Abril 2007
. Maio 2007
. Junho 2007
. Julho 2007
. Agosto 2007
. Setembro 2007
. Outubro 2007
. Novembro 2007
. Dezembro 2007
. Janeiro 2008
. Fevereiro 2008
. Março 2008
. Abril 2008
. Maio 2008
. Junho 2008
. Julho 2008
. Agosto 2008
. Outubro 2008
.
Novembro 2008
.
Dezembro 2008
. Janeiro 2009
. Fevereiro 2009
. Março 2009
. Abril 2009
. Maio 2009
. Agosto 2009




Número de visitas
(desde 3 de Setembro de 2007)