Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009
Sporting arranca primeira vitória oficial

 

 

ACADÉMICA 0 - 2 SPORTING
[                             - Liedson, 64', Yannick, 84')

Competição: Liga Sagres (3ª Jornada)
Local: Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra
Árbitro: Jorge Sousa
ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes, Pedro Costa, Paulo Sérgio, Cris, André Fontes (Éder, 71'), Miguel Pedro, Licá (Tiero, 79') e Lito (Sougou, 63').
Treinador: Rogério Gonçalves

Suplentes: Rui Nereu, Amoreirinha, Emídio Rafael e Vouhou.
Treinador: Rogério Gonçalves
SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Caneira, 72'), Polga, Daniel Carriço, André Marques (Saleiro, 56'), Miguel Veloso, João Moutinho, Matias Fernandez, Bruno Pereirinha (Vukcevic, 45'), Liedson e Djaló.
Suplentes: Tiago, Abel, Tonel e Adrien.
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: Cartão amarelo para Miguel Pedro (26' e 75') e André Fontes (35'). Cartão amarelo para Pedro Silva (50'), André Marques (53'), João Moutinho (57') e Daniel Carriço (77'). Cartão vermelho Miguel Pedro (75').

 

Crónica:

O Sporting venceu em Coimbra com golos de Liedson e Yannick Djaló conquistando a primeira vitória na Liga Sagres.
Paulo Bento apostou no onze que actuou em Florença, tentando garantir maior coesão à estrutura, mas o «leão» demorou a libertar-se da ansiedade de conquistar o primeiro triunfo na liga portuguesa.
A Académica até foi a primeira a criar perigo, num lance confuso na área que terminou com o cabeceamento de Paulo Sérgio à figura de Rui Patrício.
O início de jogo foi muito disputado na zona intermediária, sem que as duas equipas conseguissem chegar perto das zonas de decisão, isto até ao remate fulgurante de Yannick à barra ao minuto 21 que podia ter adiantado os «leões» no marcador.
O Sporting tinha algumas dificuldades para sair em progressão, após recuperar a bola, mas a partir da meia hora foi conseguido esticar o jogo, criando duas jogadas perigosas através da velocidade de Yannick.
Contudo, sem grandes lances para o Sporting finalizar na primeira parte, Paulo Bento apostou então em Vukcevic (Pereirinha) e logo a seguir alargou a frente de ataque com a entrada de Saleiro (André Marques), recuando Veloso para a lateral esquerda. A entrada do montenegrino travou alguma inoperância atacante, latente desde a primeira parte, e foi após um movimento individual de Vukcevic que o Sporting abriu o activo em Coimbra. O médio ultrapassou na raça o marcador directo e serviu Liedson que de cabeça bateu o guarda-redes Ricardo.
O golo animou os «leões» que passaram a gerir melhor a posse de bola e o resultado, obrigando, com pressão alta, a Académica a errar. Os estudantes ficariam reduzidos a dez unidades por expulsão de Miguel Pedro e, logo a seguir, Carlos Saleiro teve uma excelente ocasião para matar o jogo mas atirou por cima. A seis minutos do fim o jovem avançado, lançado por Liedson, serviu na perfeição Yannick Djaló para sentenciar a partida.
O Sporting consegue assim a primeira vitória no campeonato, antes do interregno da prova devido aos compromissos da selecção, que devolve a confiança ao grupo de trabalho verde e branco
.

 

(In Site Oficial do Sporting )

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Mais uma óptima exibição para não destoar das que tem feito. A equipa melhorou, quando, à passagem do 20º minuto, o 24 começou a ter liberdade para pegar no jogo e servir o seu ataque com geométricos passes de ruptura. Farejou o golo de livre directo (44') e, ao ser deslocado para lateral-esquerdo, em face da saída de André Marques, tornou a ser competente. (In O Jogo )



publicado por Catarina às 13:33
link do post | comentar | favorito

Domingo, 30 de Agosto de 2009
Convocados para a deslocação a Coimbra

 

 

SPORTING DEFRONTA A BRIOSA

Em busca da primeira vitória

 

O técnico Paulo Bento divulgou a lista de eleitos para a visita do Sporting à Académica, num jogo relativo à 3ª jornada da Liga Sagres. De realçar apenas uma alteração face à convocatória do jogo anterior, frente à Fiorentina: a entrada de Vukcevic para o lote de escolhidos, ficando assim ocupado o lugar de Rochemback, de saída do clube leonino.

Depois do assumido mau início de campeonato, os leões procuram dar a volta à fase negativa que atravessam e encaminhar-se na senda das vitórias. Para conseguir os três pontos já em Coimbra o técnico sportinguista lembra os ingredientes essenciais: "postura, profissionalismo e qualidade".

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Daniel Carriço, Anderson Polga, Pedro Silva, Marco Caneira, Tonel, Grimi, André Marques e Abel.
Médios: Adrien, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Moutinho.
Avançados:
Carlos Saleiro, Yannick Djaló e Liedson.

 

O pontapé de saída do Académica x Sporting está marcado para as 20.15h deste domingo e o jogo será transmitido em directo na Sport TV.

 

FORÇA SPORTING!

(Força Miguel!)



publicado por Catarina às 18:29
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009
Empate afasta leões da Champions League

 

 

FIORENTINA 1 - 1 SPORTING
[Jovetic, 53' - João Moutinho, 34')

Competição: Play-off da Liga dos Campeões (2ª mão)
Local: Estádio Artemio Franchi, Florença
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
FIORENTINA: Frey; Comotto, Dainelli, Gamberini e Gobbi (Jovetic, intervalo); Montolivo, Cristiano Zanetti (Donadel, 80), Marchionni, Vargas e Mutu (Jorgensen, 71); Gilardino
Suplentes: Avramov, Kroldrup, Donadel, Jovetic, Jorgensen, Pasqual e Santana
Treinador: Cesare Prandelli
SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Tonel, 80), Daniel Carriço, Polga e André Marques; Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Matias Fernandez (Saleiro, 61); Yannick e Liedson
Suplentes: Tiago, Caneira, Tonel, Adrien Silva, Abel, Rochemback e Carlos Saleiro
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: cartão amarelo a Comotto (32), Pedro Silva (49), Zanetti (61), André Marques (69)

Mesmo sem ter perdido nenhum dos jogos os leões estão fora da fase de grupos Liga dos Campeões.
Início forte do Sporting, que entrou disposto a pressionar fortmente a Fiorentina. Com coragem, como tinha pedido Paulo Bento. Ao Sporting bastava marcar sem sofrer golos, ou empatar no mínimo a três golos. Sem Caicedo e Postiga, era Yannick ao pé de Liedson na frente.
À passagem da meia-hora, já Yannick tinha sido derrubado algumas vezes perto da área da Fiorentina. Num dos livres conseguidos, o Sporting chegou à vantagem, por João Moutinho, sonhando assim com a presença no sorteio para a Liga dos Campeões. A Fiorentina carregou depois, mas até ao intervalo o Sporting soube segurar tudo o que significa aquela vantagem.
Mas Prandeli tinha um coelho na cartola, e tirou-o ao intervalo. O jovem Jovetic entrou e abanou tudo, dando sinais, desde os primeiros segundos, de que era uma arma apontada à baliza de Rui Patrício.
Aos 53, a materialização. Jovetic fugiu a Pedro Silva e a Veloso, fuzilando a baliza. Depois, os italianos geriram as coisas, resistindo ao remediar de Paulo Bento, que teve de recorrer a um Saleiro sem ritmo e a um defesa, Tonel, para ponta-de-lança. Faltou pouco e termina-se como se começou: o Sporting é eliminado sem derrotas.


( Crónica: A Bola Online )

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

:: Irrepreensível na cobertura defensiva e nas basculações às laterais. A precisão de passe que tem veio ao de cima aos 69', quando colocou a bola nos pés de Pereirinha a mais de 50 metros. A pressão dos italianos no segundo tempo causou alguns problemas e no lance do golo Viola é sua a derradeira tentativa de impedir o disparo de Jovetic. ( in O Jogo )

 


DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO
Veloso sublinha frustração do plantel pelo afastamento da Champions

"Estamos frustrados! Pelo que fizemos merecíamos um bocadinho mais de sorte. Os jogadores demonstraram uma grande crença e fizemos tudo para ir à Champions", foi desta forma sucinta, mas elucidativa, que Miguel Veloso revelou como está o espírito do conjunto, instantes após a eliminação do Sporting, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Já sobre as aspirações que o plantel leonino terá na Liga Europa, o médio, de 23 anos, asseverou: "O Sporting entra sempre, em todos os jogos, para ganhar. A Liga Europa não será uma excepção à regra."
A crise de resultados não assusta Miguel Veloso, que salienta, de forma a desdramatizar o que se tem passado neste início de época: "Infelizmente, tem acontecido entrarmos a perder. Isso dificulta muito as coisas, pois temos de ir atrás do prejuízo."
A convocatória para a Seleção também mereceu comentário por parte do médio de Alvalade. "Estou muito contente por ter sido chamado. Representar a Seleção é sempre um sonho. Tenho vindo a demonstrar o meu valor. Aliás, sinto que estou a melhorar de jogo para jogo", disse.
A concluir, Miguel Veloso garantiu que o mais recente "português" a ser chamado a representar Portugal [Liedson] será bem acolhido. "Claro que Liedson vai ser bem recebido pelo grupo de trabalho. Qualquer que seja o jogador que chegue de novo é sempre bem recebido e ajudado a integrar-se o mais rápido possível", vincou.


( In Record )



publicado por Catarina às 22:30
link do post | comentar | favorito

Veloso de regresso à Selecção Nacional

 

 

CARLOS QUEIROZ CONVOCA MÉDIO DO SPORTING

Equipa lusa jogará dois encontros decisivos para a participação no Mundial

 

Portugal joga nos próximos dias 5 e 9 de Setembro duas cartadas determinantes na corrida ao apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010, a realizar na África do Sul. O grande destaque da convocatória do seleccionador nacional para os jogos com a Dinamarca e a Hungria é Liedson, avançado do Sporting recentemente naturalizado português, mas também Miguel Veloso, a atravessar um bom momento de forma, regressou aos eleitos de Queiroz.

Destaque ainda para os retornos de Rui Patrício, Zé Castro, Maniche e Nuno Gomes à formação portuguesa.

Com 6 jogos realizados, Portugal ocupa atualmente a 3.ª posição no grupo 1, com 9 pontos, a 7 dos dinamarqueses, que lideram destacados. Na 2.ª posição está a Hungria, com 13 pontos, pelo que a Seleção Nacional terá mesmo que ganhar as duas partidas que aí vêm para manter aceso o sonho de estar na África do Sul no próximo ano.

 

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-Redes: Beto (FC Porto), Eduardo (SC Braga), Rui Patrício (Sporting CP).
Defesas: Bosingwa (Chelsea FC), Bruno Alves (FC Porto), José Castro (RC Deportivo), Miguel (Valencia CF), Pepe (Real Madrid CF), Ricardo Carvalho (Chelsea FC), Rolando (FC Porto).
Médios: Deco (Chelsea FC), Duda (Sevilla FC), João Moutinho (Sporting CP), Maniche (FC Köln), Miguel Veloso (Sporting CP), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus FC)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid CF), Liedson (Sporting CP), Nani (Manchester Utd), Nuno Gomes (SL Benfica), Simão Sabrosa (Atlético Madrid).

 

(Parabéns, Miguel, pela concretização do sonho por que tanto lutas!)



publicado por Catarina às 22:19
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009
Eleitos para jogo decisivo com a Fiorentina

 

 

2ª MÃO DO PLAY-OFF DA LIGA DOS CAMPEÕES
Sporting luta pela vitória apesar da desvantagem

 

O regresso do lateral Grimi, após vários meses parado por lesão, é a principal nota de destaque entre os convocados de Paulo Bento para o encontro desta noite com a Fiorentina. De fora, por lesão, ficaram Hélder Postiga e Vukcevic, bem como Caicedo.

Os leões, que ontem viajaram para Florença, jogam hoje uma cartada determinante frente aos italianos que ditará a presença ou não na fase de grupos da edição 2009/10 da Liga dos Campeões.

Num momento em que a pressão é intensa e agravada pelos recentes e pouco convincentes resultados da equipa, o técnico afirma que, apesar de partir numa posição desfavorável, o Sporting entrará "para vencer" e "com toda a garra" possível. O treinador reavivou, ainda, em conferênci de imprensa as críticas à arbitragem de Viktor Kassai na primeira mão, jogada em Lisboa, deixando um desejo: "que sejam os jogadores a construir o resultado, ou seja, que o árbitro seja melhor do que o da semana passada".

 

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista;

Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel, André Marques e Grimi; Médios: Adrien Silva, Rochemback, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Matias Fernandez; Avançados: Saleiro, Yannick e Liedson.

 

O Fiorentina x Sporting está marcado para as 19.45h desta quarta-feira e terá transmissão em directo na RTP1.

 

FORÇA SPORTING!

(Força, Miguel!)



publicado por Catarina às 12:35
link do post | comentar | favorito

Domingo, 23 de Agosto de 2009
Sporting derrotado em casa pelo Braga

 

 

SPORTING 1 - 2 SP. BRAGA
[Yannick, 70'  - Alan, 12' e Meyong, 80']

Competição: Liga Sagres (2ª Jornada)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Olegário Benquerença
SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Pereirinha, 58'), Daniel Carriço, Polga e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Matias Fernandez (Yannick, 68'); Postiga (Caicedo, 36') e Liedson.
Suplentes: Ricardo Batista, Tonel, Caneira e Rochemback.
Treinador: Paulo Bento.
Disciplina: Cartão amarelo para Carriço (44') e Liedson (50').
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez (Paulão, 64') e Evaldo; Vandinho, Alan, Mossoró e Hugo Viana (Matheus, 73'); Paulo César (Fernando Alexandre, 65') e Meyong.
Treinador: Domingos Paciência.
Suplentes: Kieszek, Frechaut, Madrid e Diogo Valente.
Disciplina: Cartão amarelo para Hugo Viana (32'), Mossoró (32'), Eduardo (51') e Rodriguez (52').

Crónica:
O Sporting de Braga venceu o Sporting por 2-1, em Alvalade, e segue na liderança da Liga com duas vitórias em outros tantos jogos. Alan e Meyong marcaram para os arsenalistas, Yannick apontou o golo da equipa leonina.
O Sporting entrou bem na partida, conseguiu reduzir o Sp. Braga ao seu meio-campo nos primeiros dez minutos da partida e pode queixar-se de uma grande penalidade que ficou por marcar por mão de Moisés dentro da grande área após remate de Liedson, aos 3 minutos. Contra a corrente do jogo, os minhotos chegaram ao golo no primeiro remate que realizaram à baliza de Rui Patrício. E que golo de Alan, de fora da área, em arco, junto ao ângulo superior direito, sem hipóteses de defesa para o guardião leonino que bem se esticou mas em vão.
Os leões responderam com algum perigo – Vukcevic (15m) e Matias Fernandez (18m) atiraram por cima – mas foram os arsenalistas a criar nova situação flagrante de golo, com Meyong (39m) a cabecear, sem oposição, ao lado, após cruzamento de Alan na direita.
Na segunda parte, a formação orientada por Domingo Paciência entrou dominante e, nos primeiros dez minutos, esteve mais perto de ampliar a vantagem do que o Sporting de chegar à igualdade. Na bancada, Paulo Bento viu a sua equipa tentar virar a tendência do jogo. Caicedo esteve em alguns lances de perigo, porém, o equatoriano ou falhava o alvo, ou era apanhado em posição de fora-de-jogo.
Aos 68 minutos, Yannick entrou para o lugar de um apagado Matias Fernandez e dois minutos depois restabeleceu a igualdade com um grande golo de fora da área. Pouco depois, voltou a dispor de boa ocasião mas atirou ao lado.
Com o jogo a disputar-se em grande ritmo, o Sp. Braga voltou a colocar-se em vantagem no marcador na sequência de um canto. Alan, ao segundo poste, amorteceu para Meyong, o camaronês só teve de encostar para o 1-2, resultado que podia ser mais desnivelado não fosse Matheus desperdiçar quando apareceu na cara de Rui Patrício após um mau atraso de André Marques. Mesmo a fechar a partida, Caicedo não conseguiu desviar para a baliza uma bola que recebeu de Liedson.

 

(in A Bola Online)

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA
O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Não perdeu a pujança evidenciada no embate europeu com a turma de Florença. Confiante, com inúmeros toques de classe que empurraram a equipa para a frente. A diferença de uma exibição para outra não esteve nele, apenas no acompanhamento dos colegas. (in O Jogo)

 

:: Tem feito boas exibições e nota-se que está confiante, mas o jogo não o favoreceu. Subiu e tentou ajudar no ataque. Em termos globais, teve uma prestação agradável. Perante as circunstâncias do jogo fica a ideia de que fez o pôde. Recuperou jogo e distribuiu bolas para o ataque. A confiança levou-o a esboçar alguns avanços no terreno. Arriscou sem ser irresponsável, numa clara demonstração de que está moralizado. Veloso atravessa um bom momento. (in MaisFutebol)



publicado por Catarina às 22:32
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Sábado, 22 de Agosto de 2009
Convocados para a recepção ao Braga

 

 

PUPILOS DE BENTO PROCURAM PRIMEIRA VITÓRIA

Minhotos são o adversário que se segue

 

A presença de Abel na lista de convocados do Sporting é a grande novidade para a partida com o Sp. Braga, a realizar este Sábado. Também André Marques faz parte dos eleitos apesar de ter efectuado treino condicionado após o embate com os italianos da Fiorentina. 

Os leões recebem o actual líder do campeonato português num jogo respeitante à 2ª jornada da Liga Sagres para o qual têm um único objectivo: alcançar a primeira vitória da época.

O técnico Paulo Bento chamou 19 atletas para este encontro que terá lugar no Estádio José Alvalade. De fora ficaram, por opção, Adrien, Saleiro e Grimi.

 

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista; 
Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, André Marques e Abel;
Médios: Rochemback, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Pereirinha e João Moutinho; 
Avançados: Yannick Djaló, Caicedo, Postiga e Liedson.  

 

O Sporting x Sp. Braga tem início marcado para as 21.15h e será transmitido em directo pela RTP1.



publicado por Catarina às 19:25
link do post | comentar | favorito

Veloso intocável

 

 

DE NEGOCIÁVEL...A TITULAR

Miguel Veloso tornou-se indispensável

 

No arranque do defeso, Miguel Veloso era encarado como o jogador que mais poderia render aos cofres da SAD. Aquele cuja saída poderia representar o encaixe financeiro capaz de assegurar o reforço do plantel, carenciado de um avançado de raiz e de um número 10 capaz de suprir as cíclicas limitações físicas de Leandro Romagnoli.
Este ponto de vista, corroborado por administração e equipa técnica, assentava na vontade demonstrada pelo médio de deixar Alvalade e na intenção de diversos clubes britânicos em contar com o seu concurso. No topo da lista de interessados estava, naturalmente, o Bolton Wanderers, que na reabertura do mercado, em janeiro, avançou com uma proposta de 10 milhões de euros, que o clube de Alvalade recusou.
Foi com esta perspetiva que os leões avançaram para o mercado, confiantes de que, mais cedo ou mais tarde, os "trotters" apresentariam uma proposta concreta. A confiança dos responsáveis leoninos era reforçada pela eventual entrada na corrida do Aston Villa e do Tottenham, que nunca passaram de rumores... não confirmados.
A pré-época arrancou e Miguel Veloso assumiu uma atitude distinta daquela que marcara os últimos meses do médio de 24 anos ao serviço do Sporting. Ao ponto de, neste arranque de temporada, se tornar num dos elementos mais influentes do conjunto treinado por Paulo Bento, aquele que faz a diferença dentro das quatro linhas.
O golo apontado à Fiorentina representou o reencontro do internacional português com os adeptos, depois de já o ter feito com os companheiros e a equipa. Daí que não seja de estranhar que Miguel Veloso tenha passado, em 2 meses, de proscrito e jogador negociável a um dos elementos de que Bento não abre mão quando escolhe o onze titular. Para a SAD é... intocável.

 

(Artigo do jornal Record)



publicado por Catarina às 19:18
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009
Empate ingrato para leões cheios de garra

 

 

SPORTING 2 - 2 FIORENTINA

[Vukcevic, 58' e Miguel Veloso, 66' - Vargas, 7' e Gilardino, 79']

 

Competição: Play-off da Liga dos Campeões (1ª mão)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Pereirinha, 57'), Daniel Carriço, Polga e André Marques (Caneira, 67'); Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Matías Fernandez; Postiga (Yannick, 81') e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Disciplina: Cartões amarelos a Vukcevic (12', 59') e cartão vermelho a Vukcevic (59').

FIORENTINA: Frey; Comotto, Dainelli, Gamberini e Gobbi; Zanetti, Montolivo (Donadel, 80'), Marchionni e Mutu (Jovetic, 64'); Vargas e Gilardino.

Treinador: Cesare Prandelli.
Disciplina: Cartões amarelos a Gamberini (12'), Zanetti (15') e Dainelli (59').

 

Crónica:

Dois golos por mau posicionamento defensivo, uma expulsão caricata. Frente a uma equipa italiana, é capaz de ser de mais. Foi. O Sporting jogou mais do que tem sido hábito, mas voltou a empatar, desta vez na primeira mão do Play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Nada de novo. O Sporting entrou e pouco depois estava a perder. Tinha sido assim na Holanda, bem cedo. Sucedera também na Madeira, um pouco mais tarde.
Desta vez foi aos sete minutos. Pedro Silva foi ajudar os centrais, que por sua vez tinham ido à esquerda, atrás de Gilardino e Mutu, ajudar André Marques. A súbita deriva esquerdista apanhou o barco desequilibrado. Vargas percebeu, rematou cruzado, golo.
Foi o primeiro golo de bola corrida num jogo oficial do Sporting, esta temporada. Com um início de época tremido, como reagiria? A resposta chegou logo a seguir: bem. A defesa não voltou a perder o norte, o meio-campo acertou o passo com Miguel Veloso e Moutinho em bom plano e na frente Hélder Postiga era a referência. Faltava poder de choque na grande área e um pouco mais de clarividência em Vukcevic, Liedson e Matias Fernandez.
O Sporting jogou o suficiente nos primeiros 45 minutos para merecer a ovação dos adeptos mal soou o último apito antes do descanso.
A Fiorentina tinha mostrado pouco, mas sabe-se como são as equipas italianas. Não se vê, mas o veneno está sempre lá. O desafio para a segunda parte era duro: manter a intensidade, arriscar um pouco mais, mas não permitir nenhum contra-ataque que tornasse a eliminatória irrecuperável. O árbitro ajudou os italianos logo no reinício, ao deixar em campo central Dainelli, que já tinha um amarelo.
O problema maior continuava a ser a inferioridade nos duelos físicos, sempre ganhos pelos italianos, impecáveis no corpo-a-corpo. Caicedo aquecia e pensava-se nele. Percebia-se o problema de Paulo Bento. Postiga estava bem. Liedson é Liedson. Como mexer? O mais fraco do meio-campo para a frente era Vuk, mas retirá-lo e meter um terceiro avançado poderia desequilibrar tudo. Seria preciso experimentar Matias Fernandez sobre a esquerda. Talvez por isso a primeira alteração tenha sido lá atrás, Pedro Silva por Pereirinha.
Porque o futebol é realmente imprevisível, Vuk recebeu um ressalto de Matias Fernandez e, sozinho, não falhou. Golo, festa, camisola fora. Camisola fora?! Não, camisola fora não podia ser. Amarelo. Segundo. Expulsão. Num minuto, Vuk subia ao céu e descia ao inferno. E o Sporting também. Agora empatado, tinha meia hora para jogar com menos um. (já agora, Matias Fernandez sempre foi para a esquerda, baixando Postiga um pouco. Como fazia sentido antes, com onze)
O jogo parou um pouco para pensar. Liedson não. Ganhou uma bola, foi da direita para o meio e de repente viu Miguel Veloso. Ainda longe da grande área. Mas não havia outra opção. Pega! O médio recebeu, deixou que a acção passasse para o pé esquerdo, levantou o olhar e acreditou. Percebeu-se o silêncio. Durou um instante apenas, quase se ouviu a bola a cortar o ar. Golo. Que espanto! Miguel Veloso andava a precisar de um momento assim há meses.
De repente a vencer pela primeira vez esta temporada, Paulo Bento trocou a juventude de André Marques por Caneira. Face à história do jogo, ganhar pela diferença mínima sobre uma equipa italiana seria bom, muito bom.
E o Sporting jogava, com inteligência. Guardava a bola, saía com calma, sem se desequilibrar, mas com intenção de incomodar o adversário. E conseguia esse objectivo, a Fiorentina, já sem Mutu, não reagia. Com dez, tudo ia bem em Alvalade.
Sim, e de repente, tão italiano, cruzamento para a área. Gilardino mata no peito e golo. Assim, simples como só eles sabem fazer. Ainda não era esta noite que o Sporting ganhava em 2009/10. Quatro jogos, quatro empates. Desta vez com golos próprios e a certeza de que a equipa cresce. Continua é a errar atrás. Muito.

 

(Por Luís Sobral, in MaisFutebol)

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: A época passada e respectivas polémicas, que limitaram o seu rendimento, já lá vão, e o Miguel Veloso 2009/10 continua a dar cartas. Era o activo mais facilmente transferível, mas as propostas não chegaram, pelo que o jogador estabilizou e apostou em dar tudo pelo Sporting. Veloso faz por merecer a titularidade no miolo e ontem voltou a prová-lo contra uma das equipas que, curiosamente, mais surge na comunicação social como uma das interessadas na sua aquisição. Com Matías Fernández à sua frente a jogar com os olhos postos na baliza contrária, coube ao 24 a missão de lateralizar o jogo e descongestionar o meio-campo. Depois de duas tentativas em livres directos em jeito, aos 45' e 48', guardou a energia para um potente disparo aos 66' (2-1), de bola corrida, que levantou o estádio e deixaria a fase de grupos mais perto, não fosse o inevitável Gilardino...  (a figura do Sporting, in O Jogo)

 

:: Continua a crescer a olhos vistos. Precisa de melhorar nos aspectos posicionais, sobretudo nas dobras defensivas aos centrais. Com Mutu e Gilardino colados a Carriço e Polga, Paulo Bento poderia ter recuado Veloso para a marcação ao romeno. Não o fez. O médio português ficou uns metros à frente, caíndo nas laterais e assumindo-se como principal municiador de jogo ofensivo dos leões. Aí, comprovou toda a categoria do seu pé esquerdo. Aliás, o mesmo pé esquerdo que iria encontrar uma bola à sua medida, para um remate portentoso, ao ângulo da baliza da Fioretina. Como diria Yannick Djaló, esperemos que este Miguel aguente toda a época assim. A bem do futebol português. (in MaisFutebol)

 

:: Se restavam dúvidas quanto à metamorfose de Miguel Veloso em relação ao apático jogador da época passada, elas ficaram desfeitas ontem. O jovem pegou na batuta da equipa, a tempo inteiro (mais consistente que Matías Fernandez), e foi o grande coordenador de toda a acção colectiva. A cereja no topo do bolo foi um golo soberbo, que deu a vantagem temporária ao Sporting. Foi o exemplo de que a equipa de Paulo Bento está a carburar. Tarde mas talvez a tempo. (in Record)

 

:: Esqueçam tudo o resto e fixem-se no minuto 66. A jogada, toda ela, brilhante a nascer em Postiga, Liedson a cruzar e a encontrar o pé esquerdo de Veloso, solto e disponível para o disparo. Remate imparável... suspense. Alvalade a seguir a trajectória da bola e a demorar uma eternidade e a gritar golo. Momento sublime. Para ver algo assim vale a pena ir ao futebol. (in A Bola)

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Miguel Veloso fala em grande alegria e resposta com trabalho às críticas

 

"Senti uma grande alegria, em primeiro lugar. E, ao mesmo tempo, tive um sentimento de grande revolta. De revolta por tudo quanto disseram sobre mim e sobre a minha relação com o Sporting e por todas as críticas que me foram dirigidas", disse o médio aos microfones da comunicação social.
O internacional português, autor do segundo tento leonino, mostrou-se ainda desapontado com o empate, que considerou "ingrato": "O Sporting entrou bem no jogo, apesar de ter sofrido cedo o primeiro golo. Mas nunca deixámos de controlar o jogo, pelo que conseguimos chegar ao empate e à vantagem. Pena que a Fiorentina tenha conseguido o empate num momento de infelicidade".

Apesar do resultado desfavorável às ambições leoninas, Veloso encara com optimismo o próximo jogo com a Fiorentina, desta feita em Itália: "Pelo que demonstrámos, pela maneira como controlámos a partida, apesar de termos um jogador a menos...vamos lá discutir o jogo e acredito na vitória".

 

MAIS IMAGENS DA PARTIDA

 

     

 

 

 

 

 

  

O VÍDEO DO GOLO

O número 24 do Sporting marcou o segundo dos leões com um potente disparo

 

 

 



publicado por Catarina às 19:54
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Terça-feira, 18 de Agosto de 2009
Convocados para o jogo com a Fiorentina

 

 

"Um bom resultado é vencer", diz Bento

O Sporting recebe hoje, em Alvalade, a Fiorentina, num encontro a contar para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. Depois de alguns resultados e desempenhos pouco animadores, os "leões" querem, como afirmou o técnico Paulo Bento, "ganhar e convencer os adeptos". Serão, portanto, no seu entender, necessários alguns ingredientes fundamentais: "organização, talento, coragem, convicção e sorte, que também faz parte do jogo".

A lista de eleitos para esta importante partida conta com 18 jogadores e inclui já com o nome de Caicedo, ausente da última convocatória, sendo esta a principal nota de destaque.

 

Lista de Convocados

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Polga, Daniel Carriço, Pedro Silva, Marco Caneira, Tonel e André Marques.
Médios: Miguel Veloso, João Moutinho, Rochemback, Vukcevic, Matias Fernandez e Bruno Pereirinha.
Avançados: Yannick Djaló, Liedson, Hélder Postiga e Caicedo.

 

FORÇA, SPORTING!

(Força, Miguel!)



publicado por Catarina às 14:47
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10