Domingo, 30 de Novembro de 2008
Convocados para recepção ao V. Guimarães

 

 

CLUBE DE ALVALADE PROCURA RECUPERAR CONFIANÇA
Vitória de Guimarães é o adversário na 10ª jornada

O Sporting recebe, esta noite, em Alvalade, o Vitória de Guimarães, numa partida a contar para a 10ª jornada do campeonato nacional.
Depois do grande desaire com o poderoso Barcelona na passada quarta-feira, num jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, os "leões" procuram recuperar a confiança e retomar o caminho das vitórias na Liga Sagres.
Devido ao facto de ter vários jogadores indisponíveis, quer por questões físicas (Tonel, Abel, Rochemback e Pedro Silva), quer por castigo (Derlei e Caneira), Paulo Bento viu-se obrigado a chamar dois juniores, Cedric e Pedro Mendes, para completar a convocatória. Izmailov é o principal "reforço" na lista de eleitos, encontrando-se recuperado da lesão que o mantinha afastado da equipa.
O técnico leonino afirmou, em conferência de imprensa, que o Sporting quer "entrar a mandar" com o "o objectivo muito claro de conquistar três pontos perante um adversário organizado, difícil, com qualidade e com jogadores experientes", pelo que este é um jogo para ganhar.

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Ronny, Grimi, Pedro Mendes e Cedric;
Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli;
Avançados: Yannick, Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.

O pontapé de saída do confronto entre "leões" e vimaranenses está marcado para as 20.15h, com transmissão em directo e exclusivo na Sport TV1.

 

FORÇA SPORTING!



publicado por Catarina às 18:49
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
Goleada catalã em noite de pesadelo

 

 

SPORTING 2 - 5 BARCELONA

Um autogolo, um penalty e muitos erros em Alvalade

 

Competição: Liga dos Campeões (5ª Jornada)
Local: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Matteo Simone (Itália)
Árbitros assistentes: Cristiano Copelli e Alessandro Lion
Sporting: Rui Patrício, Caneira, Carriço, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli (Derlei, 45 m), Yannick (Tiago, 72 m) e Liedson (Postiga, 78 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Ronny, Tiuí e Pedro Mendes.
Disciplina: Cartão amarelo a Caneira (55 m), cartão vermelho a Rui Patrício (72m).
Golos: Miguel Veloso (64 m), Liedson (65 m).
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Marquez, Pique, Cáceres, Busquets, Gudjohnsen, Xavi (Keita, 74 m), Hleb, Messi (Pedro Rodriguez, 56 m) e Henry (Krkic, 45 m).
Treinador: Pep Guardiola.
Suplentes não utilizados: José Pinto, Eto’o, Sylvinho e Sánchez.
Disciplina: Cartão amarelo a Busquets (32 m).
Golos: Henry (14 m), Piqué (17 m), Messi (49 m), Caneira (67 m, pb), Krkic (73 m, gp).

 

Desengane-se quem pensar que os 31 765 espectadores que ontem se deslocaram a Alvalade regressaram a casa defraudados: assistiu-se a um grande jogo de futebol (para o qual os leões apenas contribuíram de forma intermitente e tímida - e só após o golo de Veloso, aos... 65'!), com direito a sete (!) golos e, até - pasme-se -, a "olés" indiferentes ao ridículo de serem entoados com a equipa a perder em casa por 2-5. Mas o Sporting, que discutia, desfalcado de Tonel, Abel e Izmailov, a liderança do Grupo C da Liga dos Campeões com o Barcelona, desfalcado de Puyol, Iniesta e Eto'o, acabou por ser demasiado macio, pequeno e frágil para os colossais catalães, que jogaram em Alvalade em velocidade... de cruzeiro.

Os leões apresentaram-se no losango habitual, derivando Moutinho para a esquerda habitualmente ocupada por Izmailov e promovendo a estreia, esta época, de Pereirinha a titular (na defesa, Caneira derivou para a direita e Grimi regressou à esquerda, enquanto no ataque, Paulo Bento apostava na velocidade e na largura de Yannick Djaló, que ocupava, indeferenciadamente, os flancos), que supostamente ofereceria superioridade numérica a meio-campo. Puro engano. Pep Guardiola fez jogar Messi ao centro do trio atacante, derivando Henry à esquerda e Hleb à direita (que contava com o apoio em permanência de Daniel Alves): o 4x3x3 do Barça evoluía em 4x5x1, contando ainda com o recuo do mago argentino, pelo que as camisolas blaugrana se multiplicavam, numa progressão sustentada em tabelas, passes curtos e derivações constantes de flanco, sempre em superioridade numérica, num carrossel que dizimou os leões. A história da primeira parte: o Sporting a correr atrás da bola, sem conseguir ter a sua posse por mais de dez segundos. Aos 20' já perdiam por 0-2, sem que Rui Patrício fizesse qualquer defesa e o sufoco prolongou-se até ao intervalo.

A segunda parte (Derlei rendeu Romagnoli, que não apareceu ontem em Alvalade) começou com o 0-3, marcado na conversão rápida de um livre à entrada da área que apanhou os leões desprevenidos (o paradigma da inexperiência, cobrado caro em alta competição). O Sporting despertou de um estranho torpor - que não reverência, mas falta de atitude, intensidade e astúcia - com o golo de Veloso (perfeito, de livre directo), seguido pelo de Liedson (pleno de oportunidade e sangue-frio). O sonho da reviravolta ainda se prolongou (apesar do 2-4 no minuto seguinte), mas o penálti de Patrício sobre Bojan, que fugia ao limitado Grimi (Ronny estava na linha para entrar), e consequente expulsão matou a ilusão de contra-argumentar com os gigantes catalães.

O Sporting tem lugar garantido, pela primeira vez, nos oitavos-de-final da Champions, mas ontem ficou exposta a diferença cuja amenização reside no principal desafio dos leões no futuro: a menor intensidade, tarimba e eficácia que dista para a elite do futebol europeu. E enquanto uns saíam, outros davam olés...

 

(Crónica: O Jogo)

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Tentou equilibrar o meio-campo, correu muito e fez inúmeros cortes, mas a equipa não funcionava. Marcou golaço de livre directo e fez nascer alguma esperança...    (O Jogo)

 

:: Perdido entre o querer avançar no apoio ao ataque e o querer recuar na ajuda à defesa. E, assim, foi apanhado muitas vezes em contra-pé, permitindo que Xavi, principalmente este, e também Messi, arrancassem pelo meio sem oposição de maior. Redimiu-se no segundo tempo com um belo golo de livre directo. Subiu, então, muito o seu rendimento.   (A Bola)

 

 

 

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Médio leonino fala em resultado «por números exagerados»

 

«Quando fizemos o segundo golo todos acreditámos que podíamos alcançar o empate ou ainda mais, mas logo de seguida sofremos o autogolo e, infelizmente, as coisas tornaram-se muito mais difíceis.»
[Sobre a entrada do Sporting] «Se calhar entrámos um pouco ansiosos de querer demonstrar que também temos uma grande equipa e que podíamos lutar contra uma das melhores do mundo, mas a verdade é que não entrámos bem, temos de admitir e melhorar para que na próxima isso não volte a acontecer.»
[Sobre o resultado] «Tínhamos o objectivo de chegar ao primeiro lugar, infelizmente, não o conseguimos, mas penso que o resultado foi por números exagerados. Tivemos alguma infelicidade na forma como sofremos os golos.»
[Se recearam o Barcelona] «Penso que o Sporting nunca receia qualquer equipa, temos respeito por todas, tentámos fazer o nosso melhor, mas não conseguimos.»

 

O VÍDEO DO GOLO

Vê aqui as imagens do grande golo de livre directo apontado por Miguel Veloso, que ainda reacendeu a esperança sportinguista.



publicado por Catarina às 14:53
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008
Sporting recebe todo-poderoso Barcelona

 

 

"LEÕES" EM BUSCA DO PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO

Paulo Bento anunciou ontem a lista de convocados para este jogo

 

O Sporting, apurado pela primeira vez para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, recebe esta noite em Alvalade o todo-poderoso Barcelona, recheado de estrelas internacionais como Messi e Henry.
Agora que já asseguraram a passagem à próxima fase da competição, os "leões" sonham com o primeiro lugar do grupo - objectivo concretizável no caso de conseguirem uma vitória contra a equipa «blaugrana» e de não perderem, dentro de duas semanas, em Basileia.
São muitas as ausências de vulto na convocatória de Paulo Bento devido às lesões que assolaram o balneário leonino e que obrigaram a que o técnico tivesse de deixar de fora jogadores fortemente influentes como Abel e Tonel. Os verde-e-brancos não podem, igualmente, contar com Pedro Silva e, de modo a colmatar a situação, Paulo Bento optou por integrar na convocatória o central júnior Pedro Mendes. Por outro lado, depois de ter estado em dúvida durante a semana, Marat Izmailov já está à disposição do técnico, à semelhança de Grimi, ausente do jogo do passado sábado frente à Naval.

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Polga, Daniel Carriço, Ronny, Caneira, Grimi e Pedro Mendes;
Médios: Adrien Silva, Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Derlei, Yannick, Liedson, Tiuí e Hélder Postiga.

O embate entre os dois primeiros do grupo C está marcado para as 19.45h desta quarta-feira e será transmitido em directo e exclusivo pela SportTV.

 

FORÇA SPORTING!



publicado por Catarina às 17:17
link do post | comentar | favorito

Domingo, 23 de Novembro de 2008
Garra e sacrifício valem três pontos

 

 

NAVAL 0 - 1 SPORTING

Leões conquistam vitória suada e acabam o jogo com nove jogadores

 

Competição: Liga Sagres (9ª Jornada)
Local: Estádio Municipal José Bento Pessoa, Figueira da Foz
Árbitro: Artur Soares Dias
Naval 1.º Maio: Peiser; Carlitos (Baradji, 74 m), Paulão, Daniel (Marcelinho, 59 m) e Diego; Lazaroni, Hauw, Davide (Dudu, 59 m) e Bolívia; Marinho e Simplício.
Treinador: Ulisses Morais.
Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Fabrício e Godemech e Saulo.
Disciplina: cartões amarelos a Diego (72 m), Baradji (86 m) e Hauw (88 m).
Golos: Nada a assinalar.
Sporting: Rui Patrício; Abel (Adrien Silva, 73 m), Daniel Carriço, Anderson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho, Marat Izmailov e Hélder Postiga (Bruno Pereirinha, 64 m); Liedson e Derlei.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Ronny, Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí e Leandro Romagnoli.
Disciplina: Rui Patrício (36 m) e Hélder Postiga (61 m). Cartão vermelho a Derlei (55 m) e Caneira.
Golo: Liedson (14 m).

A presença de Hélder Postiga atrás da dupla Derlei/Postiga foi a principal novidade no «onze» de Paulo Bento, que contou com Caneira, de regresso a defesa esquerdo e a manutenção de Carriço e Polga na zona central defensiva.
O Sporting inaugurou o marcador na primeira grande oportunidade de golo (14 m), quando Liedson combina com Derlei, após bola recuperada a meio-campo, com o «camisola 31», frente a Peiser, a colocar-lhe a bola por cima.
Coube a Rui Patrício, pouco depois, brilhar ao defender uma grande penalidade rematada por Lazaroni, a punir um corte com o braço, discutível no mínimo, de Marco Caneira. Este lance despertou, ainda mais, o Sporting, que, até ao intervalo, dispôs de mais três grandes oportunidades para aumentar a vantagem: livre directo a 35 metros de Miguel Veloso (34 m) e um remate forte de Liedson (40 m) foram travados por excelentes defesas de Peiser; Izmailov, após um movimento diagonal, rematou forte, mas por cima da barra.
No regresso dos balneários, o Sporting procurou baixar o ritmo do encontro e gerir o resultado com a posse de bola, intenção reforçada após a expulsão, por vermelho directo de Derlei, após falta sobre um navalista que, «quase morto», «recuperou» totalmente após alguns segundos de assistência médica e de Caneira, segundo amarelo, na segunda falta que fez durante o tempo que permaneceu em campo. Com nove elementos em campo, perdendo também Abel por lesão, o Sporting reformulou-se num 4x3x1, com Liedson sozinho na frente, e Izmailov, Moutinho e o recém-entrado Adrien Silva nas suas costas. Pereirinha e Veloso ocuparam as laterais defensivas.
Foram mais de 20 minutos de concentração e sacrifício defensivo – perante a Naval que terminou em 3x3x4 – com o Sporting a conseguir manter a vantagem e também perto de a aumentar, quando Liedson, aos 87 minutos e na melhor oportunidade de golo na segunda parte, viu o seu remate ser superiormente defendido, mais uma vez, por Peiser.
Em suma, as perto de 5000 pessoas que estiveram no Estádio Bento Pessoa, na Figueira da Foz, viram uma equipa unida contra a adversidade, que soube sofrer e que garantiu os três pontos, contra tudo e contra todos, de forma meritória.

 

(Crónica: Site Oficial do Sporting)

 

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Agressivo sobre a bola e sobre os adversários, fez tudo aquilo que se quer de um trinco: marcou posição, recuperou, construiu, pôs a equipa a jogar. Até mesmo sem querer, como num pontapé para a frente que isolou Liedson, aos 88'. É que a quem tem talento até o acaso sai bem.    (O Jogo)

:: Magnífica exibição. Recuperou muitas bolas, lançou com a-propósito e ainda obrigou Peiser a grande defesa num livre directo. Acabou a defesa-esquerdo. E continuou a jogar bem.     (Record)



publicado por Catarina às 16:38
link do post | comentar | favorito

Sábado, 22 de Novembro de 2008
Convocados para deslocação à Figueira


 

SPORTING JOGA ESTE SÁBADO COM A NAVAL
Leões empenhados na procura por um resultado positivo

O Sporting desloca-se este sábado à Figueira da Foz para defrontar a Naval, num jogo relativo à 9ª jornada da Liga Sagres.
Depois de mais uma derrota no passado fim-de-semana, desta feita frente ao líder Leixões, os "leões" procuram um regresso às vitórias no reduto da equipa comandada por Ulisses Morais. Paulo Bento, técnico verde e branco, reforçou ontem que o objectivo é, obviamente, "ganhar", mesmo apesar de todas as "adversidades" que os seus pupilos têm enfrentado.
O treinador corroborou assim as palavras de Miguel Veloso que, na conferência de antevisão desta partida, referiu igualmente que os jogadores do Sporting querem a vitória para "dar alegrias aos adeptos".
Para este desafio, Paulo Bento chamou 18 jogadores. Yannick Djaló, ausente do treino desta sexta-feira devido a um traumatismo no pé esquerdo, foi convocado à condição.
Em relação aos convocados para o jogo com o Leixões, saem o guarda-redes Ricardo Batista, por opção, Pedro Silva, Grimi e Fábio Rochemback, todos lesionados, enquanto o guarda-redes Tiago e o defesa Caneira regressam aos "eleitos" do técnico.

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Daniel Carriço, Anderson Polga, Ronny, Caneira e Abel.
Médios: Adrien Silva, Marat Izmailov, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho e Leandro Romagnoli.
Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.

O encontro entre Naval e Sporting está marcado para as 20.30h deste sábado e será transmitido em directo e exclusivo na Sport TV1.

 

FORÇA SPORTING!



publicado por Catarina às 18:37
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008
Miguel Veloso: "Temos de melhorar em tudo"

 

 

MÉDIO LEONINO ESTEVE ESTA QUINTA-FEIRA NA SALA DE IMPRENSA

Veloso fez a antevisão do jogo com a Naval e analisou a situação do Sporting

 

Miguel Veloso, polivalente canhoto que Paulo Bento tem alternado entre o meio-campo e a defesa, apresentou-se ontem em conferência de Imprensa para abordar o desafio de amanhã contra a Naval. A jovem promessa foi cautelosa, mas reconheceu que é preciso melhorar muito para alcançar o título... em cuja conquista, afiança, o grupo continua a acreditar. "Estamos confiantes. O importante é estarmos concentrados para ganhar. Apesar da derrota com o Leixões, a exibição não foi má. Agora temos de passar à frente. É sempre importante ganhar jogos em casa e ir buscar pontos fora. A Naval tem jogadores rápidos na frente, e é bom que os pequenos tenham mais qualidade e dificultem. Joguei com o Marinho no Olivais... É uma boa equipa. Problemas na finalização? Com o Leixões, perdemos, mas não jogámos mal. Tivemos lances de golo, mas temos de melhorar em tudo para chegar mais à frente", comentou, reconhecendo lacunas na equipa.

Sobre o eventual abalo na crença de conquistar o título proporcionado pelo actual momento negativo, Veloso foi peremptório: "Não. Continuamos a ter o pensamento de ser campeões, de dar alegrias aos adeptos, que agora estão tristes e descontentes. Têm esse direito. Mas nós também estamos frustrados e queremos ganhar." E acrescentou: "Concordo com o Paulo Bento, quando diz que foi o pior período da época. Consentimos mais uma derrota e sentimo-nos frustrados."

Apesar do mau momento, recusa que a pressão seja maior - "É sempre a mesma", defende. "As coisas não têm corrido tão bem. Vamos tentar ganhar o próximo jogo", disparou, antes de recordar o seu primeiro golo pelo Sporting, marcado precisamente no campo da Naval: "É uma lembrança muito boa. Sinto-me bem e quero evoluir cada vez mais."

 

 

AUSÊNCIA DE PAÇOS JUSTIFICADA COM "OPÇÃO TÉCNICA"

Internacional português afirma que não torceu o nariz por jogar à esquerda

 

A ausência de Miguel Veloso - e Djaló - da convocatória com o Paços de Ferreira foi polémica, mas o jogador colocou água na fervura dizendo ter-se tratado de mera opção técnica de Paulo Bento, recusando ter sido por não ter gostado de ser utilizado a lateral-esquerdo: "Já referi várias vezes a posição em que me sinto bem a jogar, mas tento corresponder e fazer o meu trabalho. Se torci o nariz a jogar à esquerda? Isso é mentira. Escreveram errado. A ausência foi por opção técnica. O 'sketch' dos Gato Fedorento não tem razão de ser."

"DERROTA HUMILHANTE PORQUÊ?"

Ainda a análise ao Brasil x Portugal

 

A derrota histórica de Portugal frente ao Brasil, por 6-2, não é considerada humilhante por Miguel Veloso, que faz questão de frisar que se tratou apenas de um amigável, ainda por cima no qual o resultado nem foi condizente com a exibição. "Foi um jogo de preparação, e o resultado é exagerado. Humilhante porquê? Portugal não esteve tão bem, mas não esteve tão mal. O resultado não é demonstrativo", explicou. O polivalente leão não desanimou por não ter sido chamado: "Tenho sempre o sonho e pensamento de ser chamado. Desta vez o mister assim não entendeu. Continuarei a trabalhar."

 

 

CONTENTE COM CLUBES INTERESSADOS

Mas sente-se bem no Sporting

 

A juventude e margem de progressão de Miguel Veloso colocam-no no mercado constantemente, e, dias depois de o nome da Fiorentina ser novamente relacionado com o 24, este mostrou o seu orgulho por despertar cobiça no estrangeiro. "Fico contente por haver interesse, mas sinto-me bem no Sporting. Se acontecer alguma coisa, eu e o Sporting trataremos disso", concretizou.

 

(Fonte: O Jogo)

 

Para ver o vídeo desta conferência no nosso canal, clica aqui.



publicado por Catarina às 18:33
link do post | comentar | favorito

Domingo, 16 de Novembro de 2008
Leões derrotados pelo líder Leixões

 

 

SPORTING 0 - 1 LEIXÕES

Equipa de Alvalade escorrega no ataque ao primeiro lugar

 

Competição: Liga Sagres (8ª Jornada)

Local: Estádio José Alvalade, Lisboa

Árbitro: Pedro Proença
Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos

Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Daniel Carriço (Yannick Djaló, 73 m), Miguel Veloso, Rochemback (Pedro Silva, 35 m) (Grimi, 44 m), Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Postiga e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Não utilizados: Ricardo Batista, Adrien, Pereirinha e Derlei
Disciplina: Cartão amarelo a Abel (67 m)
Leixões: Beto, Vasco Fernandes, Joel, Élvis, Laranjeiro, Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais, Diogo Valente (Zé Manel, 74 m), Braga (Sandro, 90 m) e Wesley (Nwoko, 87 m)
Treinador: José Mota
Não utilizados: Berger, Rúben, Diogo Luís e Marques
Disciplina: Cartão amarelo a Joel (45 m) e Roberto Sousa (52 m)
Golo: Roberto Sousa (65 m)

 

Na recepção ao Leixões, em encontro da oitava jornada da Liga, o Sporting perdeu pela margem mínima, numa partida em que Paulo Bento, ainda nos primeiros 45 minutos, se viu obrigado a fazer duas substituições devido a lesão.
O técnico «leonino» voltou a utilizar Miguel Veloso no lado esquerdo da defesa, na partida em que Daniel Carriço se estreou como titular no eixo da defensiva.
Aliás, uma das ocasiões de golo do Sporting foi criada pelo jovem defesa, formado nas escolas do Clube, aos 31 minutos. Livre na esquerda apontado por Miguel Veloso para o miolo da grande área leixonense, onde apareceu Daniel Carriço a cabecear ligeiramente por cima.
O Sporting iniciou bem a partida, correspondendo à expectativa dos mais de 36 mil sportinguistas que estiveram nas bancadas de Alvalade. Romagnoli (18 m), depois de uma excelente recuperação de bola de Liedson, falhou na cara do guarda-redes, permitindo a intervenção de Beto para canto. Os «leões» continuaram a pressionar, enquanto que o Leixões preferiu jogar na expectativa e no erro do Sporting. Até ao final do primeiro tempo, Postiga ainda teve uma boa oportunidade para inaugurar o marcador, mas, novamente, Beto negou o tento à equipa «verde e branca».
No segundo tempo, os pupilos de Paulo Bento não entraram tão bem na partida e foi o Leixões que mais ocasiões de perigo criou, com destaque para uma excelente defesa de Rui Patrício, a negar o golo a Hugo Morais.
O Sporting respondeu, aos 63 minutos, com Postiga a rematar para nova boa defesa de Beto. Na resposta, o Leixões marcou o primeiro e único tento da partida, com um remate forte à entrada da grande área de Roberto Sousa. Paulo Bento procedeu à última alteração – ainda no primeiro tempo saíram Rochemback e Pedro Silva, ambos lesionados – tirando Daniel Carriço e pondo Yannick Djaló. No entanto, os jogadores «leoninos» não conseguiram dar a volta ao resultado.

 

( Crónica: Site Oficial do Sporting )

 

 

 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Poderá parecer um contra-senso, mas baixou de produção quando abandonou o lado esquerdo da defesa para ocupar o vértice mais recuado do losango. Nas funções onde mais gosta de jogar, foi previsível, deixando a equipa órfã de uma referência.  ( O Jogo )



publicado por Catarina às 22:04
link do post | comentar | favorito

Sábado, 15 de Novembro de 2008
Sporting na luta pelo primeiro lugar

 

 

LEÕES JOGAM COM ACTUAIS LÍDERES DO CAMPEONATO

Alvalade recebe o Leixões para mais um jogo da Liga Sagres

 

Sporting e Leixões defrontam-se, esta noite, em Alvalade, numa partida a contar para a 8ª jornada da Liga Sagres. A equipa de Paulo Bento tem, assim, oportunidade de ascender ao primeiro lugar da tabela classificativa, caso vença os comandados de José Mota, pelo que o jogo se reveste de particular importância.

O treinador leonino lembrou ontem essa mesma relevância, em conferência de imprensa, e sublinhou que "a equipa vai seguramente apresentar-se bem, sabendo que terá de ter um elevado nível de qualidade e intensidade de jogo" para levar de vencida a equipa de Matosinhos.

Para este encontro, Paulo Bento convocou 20 jogadores. Os principais destaques da lista de eleitos são as ausências de Marco Caneira, castigado, e Tiago, por opção técnica, bem como o regresso de Adrien Silva.

É, ainda, de assinalar que, se for uma das escolhas do técnico para subir esta noite ao relvado de Alvalade, Miguel Veloso cumprirá frente aos leixonenses o seu 100º jogo de leão ao peito.

 

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista.
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Ronny, Grimi e Abel.
Médios: Adrien, Izmailov, Pereirinha, Rochemback, Miguel Veloso, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Derlei, Tiuí, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

 

O embate entre Sporting e Leixões tem início marcado para as 20.30 deste Sábado e tem transmissão em directo na RTP1 e na Sport TV1.

 

FORÇA SPORTING!



publicado por Catarina às 16:11
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008
Sporting cai na lotaria dos «penalties»

 

 

 

SPORTING 1 - 1 FC PORTO (4-5 após g.p.)

"Leões" derrotados após desempate por grandes penalidades

 

Competição: Taça de Portugal (4ª Eliminatória)
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Árbitros assistentes: António Godinho e Paulo Ramos.
Sporting: Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga, Miguel Veloso, Rochemback, Moutinho, Izmailov, Romagnoli (Pedro Silva, 68 m), Postiga (Yannick Djaló, 81 m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Carriço, Ronny, Tiuí e Pereirinha
Disciplina: Cartão amarelo para Caneira (54 e 64 m), Polga (64 m), Liedson (73 m), Pedro Silva (76 m), Miguel Veloso (102 m) e Abel (114).
Cartão vermelho para Caneira (64 m).
Golo: Liedson (28 m).
G.P: Miguel Veloso, Tiuí, Moutinho e Polga marcaram. Rochemback e Abel falharam.
FC Porto: Helton; Fucile (Lino, 99 m), Rolando, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fernando, Meireles (Rodriguez, 56 m), Mariano Gonzalez (Tomás Costa, 45 m), Lucho, Hulk e Lisandro
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Suplentes não utilizados: Nuno, Stepanov, Tarik e Pelé.
Disciplina: Cartão amarelo para Bruno Alves (36 m), Pedro Emanuel (41 e 82 m), Lucho (46 m), Hulk (64 e 116 m) e Helton (119 m).
Cartão vermelho para Pedro Emanuel (82 m) e Hulk (116 m).
Golo: Hulk (59 m).
G.P.: Lisandro, Tomás Costa, Lino, Bruno Alves e Rodriguez marcaram. Lucho falhou.

O Sporting foi afastado da Taça de Portugal nas grandes penalidades. Liedson adiantou os «leões», Hulk empatou na segunda parte, mas na lotaria dos castigos máximos o FC Porto foi mais feliz.
Mais uma vez, um clássico na Taça, não foi decidido nos noventa minutos, tendo de se recorrer às grandes penalidades para apurar uma das duas equipas. Numa “final antecipada” em Alvalade, o Sporting foi claramente superior na primeira parte, sobretudo devido à organização, solidariedade e agressividade sobre a bola da equipa de Paulo Bento.
O Sporting entrou melhor do que o adversário, e teve nos primeiros minutos algumas jogadas de empolgar a plateia, com duas boas situações finalizadas por Postiga e Izmailov. Sempre muito agressivos sobre a bola e com pressão alta, os «leões» foram dominando claramente o jogo, criando grandes dificuldades aos portistas para saírem em contra-ataque. Oito remates contra apenas um (sete cantos contra um) demonstraram que o Sporting foi muito superior no primeiro tempo.
As melhores situações couberam a Polga, que não conseguiu emendar um bom livre de Miguel Veloso, e a Hélder Postiga (sempre muito em foco no ataque), a atirar de cabeça, como mandam as regras, para defesa difícil do guarda-redes brasileiro.
O FC Porto respondia quase sempre em contra-ataque, mas o Sporting manteve máxima concentração no sector recuado e não permitiu grandes espaços junto à grande área. Lisandro ainda consegui antecipar-se de cabeça a Miguel Veloso junto à linha, provocando os primeiros calafrios à defesa «leonina», só que, ao minuto 28, uma falha na defesa portista, permitiu a Liedson (qual rato de área) bater Helton com um cabeceamento fulgurante.
Para a segunda parte, Jesualdo Ferreira trocou de argentinos, Mariano (Tomás Costa) e logo a seguir foi Rodriguez a entrar para o lugar de Raul Meireles, mas o Sporting continuou a dominar e em mais um excelente movimento de ataque, Moutinho cabeceou na pequena área, obrigando Helton a excelente defesa. Contudo, uma cavalgada de Hulk só parou na baliza de Patrício e o FC Porto chegou ao empate e, depois foi a vez de Bruno Paixão entrar no jogo e estragar o espectáculo, com maior prejuízo para o Sporting que ficou sem Caneira (acumulação de amarelos) após discussão com Hulk (amarelo). Os «leões» perderam capacidade para pressionar o meio campo adversário – Paulo Bento chamou Pedro Silva para a esquerda – e o FC Porto aproveitou para subir mais no terreno, mas Rui Patrício foi resolvendo as situações de perigo com grande segurança. O Sporting reagiu e na sequência de um canto de Rochemback, podia ter decidido o jogo, mas Yannick Djaló cabeceou por cima da barra. A oito minutos da etapa complementar, Pedro Emanuel viu o segundo amarelo e deixou as duas equipas reduzidas a dez elementos, levando o encontro para prolongamento. Com cautelas redobradas de parte a parte, os trinta minutos tiveram poucas chances de golo, as melhores num “tiro” de Abel que obrigou Helton a defesa apertada e uma cabeçada de Lisandro por cima da baliza de Patrício.


( Crónica: Site Oficial do Sporting )

 

 

 
 

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O que dizem os jornais sobre a prestação de Miguel Veloso

 

:: Não sem surpresa, regressou à lateral-esquerda e isso não o incomodou. Ameaçou nas bolas paradas e passou a jogar no eixo da defesa com a expulsão de Caneira. Não se coibiu de recorrer à falta útil. Muito bem.  ( O Jogo )



publicado por Catarina às 22:39
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Domingo, 9 de Novembro de 2008
Domingo de "Clássico" em Alvalade



 

 

CLÁSSICO DITARÁ ELIMINAÇÃO DA TAÇA DE UM DOS GRANDES
"Leões" e "dragões" defrontam-se em Alvalade

Sporting e FC Porto encontram-se este Domingo, pela segunda vez na temporada, a fim de disputar a eliminatória que ditará a continuação de um dos clubes na corrida pela Taça de Portugal.
Depois das vitórias para a Liga dos Campeões, "leões" e "dragões" têm a motivação em alta e, enquanto os verde e brancos procuram revalidar a vitória dos últimos dois anos na competição, os portistas aspiram à "vingança" depois da derrota da época passada, frente ao Sporting, na final do Jamor.
O técnico Paulo Bento lembrou a dificuldade da partida mas realçou a forte ambição dos jogadores leoninos, sublinhando que o Sporting «ganhou um objectivo» e «quer manter outro».
Para este que promete ser mais um emocionante clássico, Paulo Bento convocou 19 jogadores. Destaque para o regresso de Tiuí, que o ano passado deu a Taça de Portugal à equipa de Alvalade e para as ausências de Derlei e Tonel, devido a castigo e lesão, respectivamente.

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Marco Caneira, Anderson Polga, Ronny e Grimi.
Médios: Miguel Veloso, Fábio Rochemback, Izmailov, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.

O embate entre Sporting e FC Porto está marcado para as 20.45h deste Domingo e terá transmissão em directo e exclusivo na TVI.


FORÇA SPORTING!



publicado por Catarina às 18:15
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10