Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008
Golo de Purovic nos descontos apura "leões"




SPORTING 1 - 0 ESTRELA DA AMADORA

Competição: Taça de Portugal (1/4 final)
Estádio: Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Árbitros assistentes: José Lima e Pedro Garcia
Sporting: Rui Patrício; Abel (Izmailov, 50 m), Tonel, Polga, Ronny (Grimi, 76 m), Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli, Tiuí e Liedson (Purovic, 53 m).
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Stojkovic; Adrien Silva e Gladstone.
Disciplina: Cartão amarelo para Tiuí (57 m) e Miguel Veloso (58 m).
Golo: Purovic ('90+1)
E. Amadora:Pedro Alves; Rui Duarte, Hugo Carreira, Maurício, Hélder Cabral (Pedro Pereira, 36 m), Fernando, Celestino, Mateus (Marco Paulo, 74 m), Nuno Viveiros (Giancarlo, 64 m), Mendonça e Moreno.
Treinador: Dauto Faquirá
Suplentes não utilizados: Filipe Mendes; Adul, Goianira e Wagnão.
Disciplina: Cartão amarelo para Hélder Cabral (25 m), Celestino (54 m) e Rui Duarte (67 m).

Dez dias depois do último confronto, Sporting e Estrela da Amadora voltaram a medir forças, desta feita para a Taça de Portugal, e a passagem dos «leões» às meias-finais acabou por ser garantida a ferros, nos descontos, com um golo de Purovic.
Paulo Bento promoveu algumas alterações na estrutura, tendo em vista o derby do próximo domingo. Abel voltou à titularidade (após ter cumprido um jogo de castigo frente ao Setúbal) na lateral direita, enquanto no lado oposto, Ronny ocupou a vaga de Grimi. No ataque, Tiuí voltou a ser o parceiro de Liedson, relegando Purovic para o banco.
O Estrela veio a Alvalade jogar sem ponta-de-lança, mas foi assustando através de rápidos contra-ataques. O médio Celestino (emprestado pelos leões» tratou de avisar Rui Patrício muito cedo com um remate de longe, numa demonstração clara de que os tricolores queriam discutir a eliminatória. No meio campo esteve a receita para levar de vencida um adversário muito organizado. Paulatinamente, os «leões» conseguiram assentar o jogo, espreitando a velocidade de Pereirinha pelo corredor direito e as movimentações de Romagnoli pelo centro do terreno. Contudo, ia faltando alguma clarividência no momento de visar as redes contrárias. A defensiva do Estrela anulava os lances de envolvimento do Sporting, com uma pressão muito forte no portador da bola e os «leões» tinham pouco espaço para visar as redes de Pedro Alves. Tiuí, num remate cruzado, e Tonel, num cabeceamento bem ao seu jeito, criaram as melhores ocasiões durante a primeira meia hora e, pouco depois, a bola quase entrou na baliza do Estrela, mas Rui Duarte salvou na linha o remate de Liedson. As investidas do Sporting continuaram, com o «levezinho» em destaque, mas Pedro Alves foi negando os intentos aos «leões» com duas boas intervenções.
Com o nulo no marcador, Paulo Bento apostou na vivacidade de Izmailov para dar maior largura ao meio campo – prescindiu de Abel, puxando Pereirinha para lateral-direito – mas pouco depois seria obrigado a poupar Liedson para o derby (queixas na coxa esquerda), fazendo entrar Purovic. Mesmo sem o «levezinho» em campo, o domínio dos «leões» acentuou-se e Izmailov quase fez golo num cruzamento à barra.
O Estrela não desistiu de procurar a vitória e esteve perto de gelar Alvalade, num golo anulado a Giancarlo por fora-de-jogo. No entanto, a persistência «leonina» viria a dar os seus “frutos” no período de descontos, com o remate vitorioso do montenegrino Purovic a garantir a presença do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal.



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Abnegado, lutador - ainda que nem sempre eficaz -, trabalhou bastante em prol da equipa. Numa zona onde os forasteiros colocavam muitos jogadores, procurou sair a jogar, abrir linhas de passe, sempre sem se furtar ao combate. Esteve especialmente rematador e, à passagem do minuto 30, quase surpreendia Pedro Alves, com um pontapé à entrada da área.   :: O Jogo


publicado por Catarina às 20:13
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008
À terceira não foi de vez...




VITÓRIA DE SETÚBAL 1 - 0 SPORTING

Competição: BWin Liga (20ª Jornada)
Estádio: Estádio do Bonfim, Setúbal
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Luís Marcelino e Valter Oliveira
Vitória de Setúbal: Eduardo, Janício, Robson, Auri, Jorginho, Bruno Ribeiro (Paulinho, 68 m), Elias, Ricardo Chaves, Bruno Gama, Filipe (Hugo, 90 m) e Leandro (Bruno Severino, 60 m).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Milojevic e Kim.
Disciplina: nada a assinalar.
Sporting: Rui Patrício, Pedro Silva (Celsinho, 45 m), Tonel, Polga, Grimi, Farnerud (Adrien, 73 m), Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Liedson e Purovic (Tiuí, 60 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Gladstone, Ronny e Romagnoli.
Disciplina: Cartão amarelo a Pereirinha (70 m) e a Polga (86 m).
Golos: Bruno Ribeiro (18 m);

Os «leões» deslocaram-se a Setúbal com o objectivo bem definido: conquistar os três pontos, de maneira a não deixar fugir o segundo classificado. Com a derrota em Setúbal, o segundo lugar fica mais longe.
Paulo Bento surpreendeu, ao colocar no «onze» inicial o sueco Farnerud, no dia da estreia de Pedro Silva a titular na Liga, no lugar do castigado Abel.
O Sporting até entrou bem no encontro, pressionando e não deixando o Vitória jogar. Aos quatro minutos, Tonel chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes setubalenses mas o árbitro, Olegário Benquerença, anulou mal o lance, por indicação do seu assistente, ao assinalar, a Purovic, um fora-de-jogo de posição.
A equipa de Paulo Bento continuou a dominar até que, sem que nada o fizesse prever, o Vitória chegou ao golo. Bruno Ribeiro rematou forte e Rui Patrício não conseguiu agarrar uma bola que parecia fácil.
Após o golo sofrido, os «leões» reagiram, mas não conseguiram impor o seu jogo, devido ao facto do Setúbal se ter «fechado» após o golo marcado. Até ao intervalo, os homens da casa criaram, sempre em contra-ataque, algumas situações de perigo, todas bem resolvidas por Rui Patrício.
Na segunda parte, o Sporting assumiu o jogo, mas raramente conseguiu ultrapassar o «autocarro estacionado» à frente da área da equipa da casa, que continuou a utilizar o contra-ataque rápido como principal arma.
Nas poucas situações em que os «leões» entraram na área, a ineficácia dos atacantes e a boa exibição de Eduardo, guarda-redes setubalense, não permitiram ao Sporting chegar ao empate.

Crónica: Site Oficial do Sporting


AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

O desgaste competitivo foi evidente no camisola 24, menos disponível que nos últimos jogos. Tentou empurrar a equipa para o ataque, mas nem sempre o fez com o devido esclarecimento. E quando o médio está mais apagado... a equipa também se eclipsa.   :: O Jogo



publicado por Catarina às 22:33
link do post | comentar | favorito

Domingo, 24 de Fevereiro de 2008
Eleitos para a deslocação a Setúbal




VITÓRIA DE SETÚBAL X SPORTING

Esta noite, e pela terceira vez esta época, Sporting e Vitória de Setúbal encontram-se, desta feita no Estádio do Bonfim, para uma partida a contar para a 21ª jornada da BWin Liga.
Depois dos últimos resultados e das exibições positivas dos últimos jogos, os "leões" querem dar continuidade às vitórias, agora para o campeonato, com o objectivo de segurar o terceiro lugar e prosseguir na luta pelo segundo posto.
Para este jogo, Paulo Bento chamou 18 elementos, sendo o principal destaque o regresso de Adrien Silva, recuperado de lesão. Abel, Izmailov e Paulo Renato, lesionados, ficam de fora.

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.
Defesas: Pedro Silva, Polga, Ronny, Tonel, Gladstone e Grimi.
Médios: Pereirinha, Adrien, Farnerud, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho.
Avançados: Tiuí, Purovic e Liedson.

O encontro está marcado para as 19h15 e é transmitido em directo e exclusivo na TVI.


publicado por Catarina às 14:33
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008
"Leões" vencem Basileia e continuam na UEFA




BASILEIA 0 - 3 SPORTING

Competição: 2ª mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA
Estádio: St. Jakob-Park (Suíça)
Árbitro: Tommy Skjerven (Noruega).
Árbitros auxiliares: Dag-Roger Nebben e Frank Andas
FC Basileia; 0
Crayton; Zanni, Majstorovic, Marque e Hodel; Degen, Huggel (Malik Ba, 45 m), Ergic (Perovic, 70 m) e Carlitos; Eduardo (Frei, 59 m) e Derdiyok. Treinador: Christian Gross. Suplentes não utilizados: Letwiller, Cabral, Stocker e Ferati.
Sporting Clube de Portugal, 3
Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel (Gladstone, 54 m) e Grimi (Ronny, 67 m); Miguel Veloso, João Moutinho, Bruno Pereirinha e Romagnoli (Farnerud, 59 m); Rodrigo Tiuí e Liedson. Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Pedro Silva, Purovic e Celsinho.
Golos: Pereirinha (2 m), Liedson (41 e 50 m).

O Sporting deu continuidade às suas boas exibições na Europa, vencendo o Basileia por 3-0, com «bis» de Liedson (41 e 50 m), após o golo «madrugador» de Pereirinha (2 m).
O objectivo assumido – na conferência de imprensa em terras suíças de Paulo Bento e Miguel Veloso – de marcar na Suiça foi conseguido logo aos dois minutos, por Bruno Pereirinha, que actuou a interior direito, num remate forte de fora da área, após assistência de João Moutinho. Com a eliminatória resolvida nos instantes iniciais, restou ao Basileia jogar pelo seu orgulho, colocando, até ao intervalo, Rui Patrício perante dificuldades, mas o jovem guarda-redes formado no Clube provou ser, na actualidade, um dos melhores portugueses na posição, defendendo quatro remates com «selo de golo»: Eduardo (14 m), Derdyok (27 e 45m) e Ergic (35 m).
Ainda antes do intervalo, Liedson voltou a marcar, num chapéu ao guardião contrário após um erro do central contrário, aumentando a vantagem «leonina» na eliminatória, numa manifestação de eficácia colectiva que faltara na partida da primeira mão.
Perante vários milhares de adeptos sportinguistas presentes em todas as bancadas do estádio helvético, a equipa de Paulo Bento voltou do intervalo verdadeiramente dominadora, criando duas grandes oportunidades de golo até Liedson «bisar», aos 49 minutos. Perdeu-se a eficácia, sobrou o futebol atacante «verde e branco», com o treinador suíço a reconhecer o domínio adversário, trocando um avançado por mais um médio (59 m), mas o losango «leonino» continuou a dominar e a proporcionar situações de golo no último terço do terreno helvético.
O recém-entrado Ronny esteve também muito perto de marcar – aos 74m, apareceu isolado e aos 83 m, transformou um livre directo à barra – mas, não mais o resultado foi alterado, numa vitória justíssima, que poderia ter ainda outros números, com o Sporting a qualificar-se para os oitavos-de-final da Taça UEFA, onde irá defrontar o Bolton, com o primeiro encontro a ser no próximo dia 6 de Março, em Inglaterra.

Crónica: Site Oficial do Sporting





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Actuou limitado durante alguns minutos, logo no início do jogo, por ter sofrido uma pancada no joelho esquerdo. Mas não foi por isso que deixou de mandar na sua zona do terreno. Viu-se "o Miguel" que quer voltar à Suiça, em Junho.    :: Record

Fisicamente, está melhor, e isso nota-se na forma como procura ir a todas. Por vezes, perdeu-se nessa batalha e não acertou o tempo de desarme aos oponentes, nomeadamente no primeiro tempo, concedendo posteriormente alguns espaços que não foram convenientemente aproveitados pelos suíços. A preponderância na primeira fase do processo de construção aumentou na segunda parte.     :: O Jogo

Sentiu dor no joelho esquerdo ao minuto 6, mas a verdade é que superou a situação e partiu para uma exibição acertada. Trabalhou imenso no meio-campo. Assim... sim.     :: A Bola


A comitiva leonina regressou hoje a Lisboa e depois da vitória sobre o Basileia os "leões" já treinaram, esta tarde, numa sessão aberta a sócios e adeptos, em Alvalade.


publicado por Catarina às 22:20
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008
Convocados para o Basileia x Sporting



BASILEIA X SPORTING JOGA-SE ESTA NOITE

O Sporting defronta esta noite o Basileia, no Estádio St. Jacob-Park, na Suiça, em jogo a contar para a 2ª mão dos 1/16 de final da Taça UEFA.
Depois da vitória por 2-0 em Alvalade, os "leões" têm consciência de que, apesar da vantagem, é preciso entrar no jogo com cautela e com vontade de vencer para conseguir passar aos oitavos de final da competição.
A comitiva leonina chegou ontem à Suiça, onde realizou, pelas 18h30, uma sessão de treino de adaptação ao relvado. O apronto foi antecedido por uma conferência de imprensa com o técnico Paulo Bento e o jovem médio Miguel Veloso, que lembrou ser importante "gerir um pouco as emoções porque temos um resultado a nosso favor, mas não podemos pensar que já está resolvido. Temos de entrar para o jogo com mentalidade forte e tentar ao máximo fazer o jogo do Sporting, de pé para pé, para tentar ganhar."
O jogador leonino defendeu ainda que se o Sporting "jogar
para o empate pode tornar-se mais difícil”, pelo que o conjunto leonino irá entrar em campo "para ganhar".

Para este jogo, Paulo Bento chamou os seguintes atletas:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic;
Defesas: Abel, Pedro Silva, Tonel, Polga, Paulo Renato, Gladstone, Ronny e Grimi;
Médios: Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Farnerud, Romagnoli e Celsinho;
Avançados: Purovic, Tiuí e Liedson.

A partida terá início pelas 20h00 e é transmitida em directo pela SIC.
O vídeo da conferência de imprensa está disponível aqui.


publicado por Catarina às 18:51
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008
Sporting recupera o terceiro lugar da Liga.




SPORTING 2 - 0 E. AMADORA

Competição: BWin Liga (19ª Jornada)
Estádio: José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Árbitros assistentes: João Silva e Rui Licínio
Sporting: Rui Patrício, Abel (Pedro Silva, 68 m), Tonel, Polga, Ronny, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Celsinho (Romagnoli, 45 m), Tiuí (Farnerud, 78 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Purovic, Grimi e Gladstone.
Disciplina: Cartão amarelo a Abel (7 m).
Golos: Moutinho (16 m) e Liedson (76 m).
Estrela da Amadora: Nélson, Rui Duarte, Maurício, Wagnão, Hélder Cabral, Fernando, Celestino, Marco Paulo (Hugo Carreira, 45 m), Mateus (Pedro Alves, 55 m), Mendonça (Giancarlo, 78 m) e Moreno.
Treinador: Daúto Faquirá.
Suplentes não utilizados: Anselmo, Nuno Viveiros, Adul e Marcelo Goianira.
Disciplina: Cartão amarelo a Hélder Cabral (11 e 40 m), Maurício (42 m); Cartão vermelho a Hélder Cabral (40 m) e a Nélson (55 m)

Golos: Nada a assinalar.





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

• Parece mais solto, mais concentrado, emprestando maior dinamismo e poder de acção ao colectivo. Preencheu bem os espaços no meio-campo, impulsionando a equipa para o ataque, ao mesmo tempo que equilibrou as acções defensivas.     :: O Jogo

• Num meio campo superpovoado por jogadores do Estrela, foi peça importante na obtenção de equilíbrios. Além disso, está mais solto, mais confiante, embora hesite em demasia no momento de ensaiar os passes longos. Joga simples.   :: Record

•  Patrão, dono e senhor do meio-campo. Controlou as variações de jogo, faltando-lhe, ainda assim, um pouco mais de clarividência na hora de pressionar o adversário para conseguir um resultado mais volumoso. Não foi preciso, o resultado estava garantido e aproximam-se desafios mais exigentes.    :: A Bola



Depois da vitória frente ao Estrela, que colocou novamente o Sporting no 3º lugar, os "leões" treinaram esta manhã na Academia. João Moutinho e Miguel Veloso não marcaram presença na sessão de treino já que gozaram de uma folga extra concedida pelo técnico Paulo Bento.


publicado por Catarina às 22:07
link do post | comentar | favorito

Sábado, 16 de Fevereiro de 2008
Convocatória para o embate com o E. Amadora




SPORTING x ESTRELA DA AMADORA

O Sporting joga amanhã, em Alvalade, com o Estrela da Amadora, numa partida a contar para a 19ª jornada da BWin Liga. Os "leões" procuram agora diminuir a distância para o 2º lugar e dar continuidade aos bons resultados dos últimos jogos. Para lutar por esse objectivo, Paulo Bento convocou 20 jogadores. A entrada de Gladstone para o lugar do lesionado Simon Vukcevic é a alteração mais significativa no leque de opções do técnico sportinguista.

LISTA DE CONVOCADOS:
Guarda-redes: Stojkovic e Rui Patrício;
Defesas: Abel, Tonel, Polga, Paulo Renato, Ronny, Pedro Silva, Gladstone e Grimi.
Médios: Miguel Veloso, Pereirinha, Farnerud, Moutinho, Romagnoli, Izmailov e Celsinho;
Avançados: Purovic, Tiuí e Liedson.

Esta partida tem início às 21h15 de amanhã e será transmitida em directo e exclusivo na Sport TV1.


publicado por Catarina às 14:33
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008
Sporting com exibição de gala na Europa




SPORTING 2 - 0 FC BASILEIA

Competição: Taça UEFA (1/16 de final, 1ª Mão)
Estádio: José de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Kevin Blom (Holanda).
Árbitros auxiliares: Wilco Lobbert e Nicky Sibert.
Sporting: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Marat Izmailov (Pereirinha, 71 m) e Romagnoli; Vukcevic (Rodrigo Tiuí, 72 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Ronny, Purovic, Farnerud e Celsinho.
Disciplina: Nada a assinalar.
Golos: Vukcevic (8 e 61 m).
FC Basileia: Costanzo (Crayton, 44 m); Ba, Majstorovic, Marque e Hodel; Degen (Cabral, 64 m), Huggel, Ergic e Carlitos; Eduardo e Derdiyok.
Treinador: Christian Gross.
Suplentes não utilizados: Perovic, Stocker, Frei e Ferati.
Disciplina: Cartão amarelo a Carlitos (29 m).
Golos: Nada a assinalar.

O Sporting deu ontem um passo importante rumo aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao bater o Basileia, por duas bolas a zero, no Estádio José Alvalade. A margem poderia ser ainda mais confortável, tal foi o caudal ofensivo garantido pelo futebol leonino, mas o triunfo precioso, aliado à boa exibição, pode conceder, à equipa de Paulo Bento, maior confiança para este ciclo, crucial no que às aspirações do emblema verde e branco nesta segunda metade da temporada diz respeito.
O início do embate não foi, contudo, favorável às pretensões do anfitrião, uma vez que a formação suíça entrou descomplexada e determinada a impor o seu maior poderio físico mediante uma atitude agressiva, pressionando forte a zona da bola, bem dentro do meio campo leonino, numa tentativa de demonstrar o porquê de, nos últimos anos, ter conquistado um domínio soberano nas competições internas, com frequentes brilharetes na Europa. Porém, na primeira aceleração produzida pelo ataque do Sporting, Romagnoli assistiu Simon Vukcevic para um golo que teve o condão de soltar a equipa anfitriã e colocar em sentido os visitantes, intimidados pela eficácia, esse factor decisivo no desporto-rei.
Sacudida essa pressão precoce e conquistados os espaços para jogar, os leões recordaram aquilo que conseguem fazer, quando a circulação de bola funciona, com dinâmica de movimentos e mudanças de velocidade que deixaram a nu as fragilidades dos oponentes de turno - lentidão da defesa e alguma ingenuidade na abordagem dos lances. Foi interessante observar como, à medida que essa confiança verde e branca crescia, o talento de jogadores como João Moutinho, Miguel Veloso, Simon Vukcevic ou "Pipi" Romagnoli desequilibrava uma balança que só alguma precipitação na zona de finalização impedia de tombar definitivamente para o lado de Alvalade.
Além do bom futebol, o Sporting precisava de mais golos para viajar até à Suíça com maior tranquilidade na bagagem, e, perante o desacerto de Liedson, foi novamente Vukcevic a fornecer a alegria às bancadas: portentoso o golo do médio montenegrino, agora transformado em avançado.
Com uma segunda parte intensa, por vezes frenética, foi sempre junto da baliza do Basileia que o perigo rondou, e cedo os homens de Christian Gross começaram a suspirar pelo apito final, que haveria de afastar o espectro da goleada.
Agora, resta ao Sporting vestir, nas outras competições, o mesmo fato que parece querer usar na Europa…

Crónica: O Jogo



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

• Mostrou aquilo que há muito não se via mas que todos lhe exigem. Encheu o campo com cultura táctica, posicionamento correcto, precisão de passe e frescura física que lhe permitiu ganhar inequivocamente a batalha do meio campo. Para o jogo de ontem, a sua acção foi determinante, para o resto da temporada, o regresso do verdadeiro Miguel Veloso será certamente a melhor notícia para os responsáveis leoninos.    :: A Bola

• Na primeira parte, o jogo do Sporting, muito directo, praticamente não passou pelo trinco, que quase se limitou a correr sem bola, desgastando-se. No reatamento, ajudou o meio-campo a ter mais bola, mas continua sem ser o vértice recuado de que a equipa precisa. Está a subir de forma, mas ainda aquém do seu melhor nível. Só que ontem já esteve melhor…   :: O Jogo

• Decidiu apagar do disco rígido as últimas informações, como se a memória só registasse dados referentes aos tempos felizes que o levaram à primeira equipa do Sporting e à Selecção Nacional. Um jogo feito de posição, segurança, autoridade, confiança e perfeição. A jogar assim ninguém repara se está mais gordo ou mais magro.    :: Record

• Uma primeira parte a alta rotação, aparecendo em todo o lado! Nem parecia o mesmo dos últimos jogos. Após o intervalo baixou o ritmo mas manteve a influência na equipa.    :: 24 Horas


publicado por Catarina às 22:51
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008
Lista de eleitos para recepção ao Basileia




SPORTING X BASILEIA JOGA-SE ESTA NOITE

O técnico leonino, Paulo Bento, divulgou ontem à tarde a lista de convocados para o jogo de estreia do Sporting na Taça UEFA, após a eliminação da fase de grupos Champions League.
Entre os eleitos para a partida com os suiços são de realçar as presenças de Paulo Renato e Pedro Silva e as ausências, por opção, de Gladstone e Derlei, e de Yannick Djaló, Adrien Silva e Tiago, a contas com lesões.

Os convocados para este jogo são, então, os seguintes:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic;
Defesas: Abel, Pedro Silva, Paulo Renato, Polga, Tonel, Ronny, Grimi;
Médios: Miguel Veloso, Farnerud, Pereirinha, Izmailov, Moutinho, Romagnoli, Vukcevic e Celsinho;
Avançados: Purovic, Tiuí e Liedson.

O Sporting x Basileia tem início pelas 20h45 e será transmitido, em directo, pela SIC e pelo Site Oficial dos "leões".


publicado por Catarina às 18:25
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Domingo, 10 de Fevereiro de 2008
Sporting carimba passagem aos "quartos"




SPORTING 2 - 1 MARÍTIMO

Competição: Taça de Portugal – VI eliminatória
Estádio: José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Árbitros assistentes: António Godinho e Paulo Ramos
Sporting: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel, Grimi, Adrien Silva (Miguel Veloso, 32 m), João Moutinho, Celsinho (Pereirinha, 45 m), Simon Vukcevic, Tiuí (Romagnoli, 79 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic; Ronny, Purovic e Farnerud.
Disciplina: Cartão amarelo para Liedson (15 m), Vukcevic (45 m) e Abel (73 m).
Golos: Tonel (4 m) e Liedson (42 m).
Marítimo: Marcos; Ricardo Esteves (Briguel, 45 m), Ediglê, Van der Linden, Evaldo, João Luiz, Bruno, Mossoró, Marcinho, Fábio Felício (Djalma, 45 m) e André Pinto (Anderson, 69 m).
Treinador: Sebastião Lazaroni.
Suplentes não utilizados: Marcelo; Wénio, Gregory e Tito.
Disciplina: Cartão amarelo para André Pinto (24 m), Mossoró (64 m) e Van der Linden (75 m).
Golo: Van der Linden (38 m).

Os «leões» estão nos quartos-de-final da Taça de Portugal, após terem afastado o Marítimo no Estádio José Alvalade. Tonel e Liedson foram os marcadores de serviço na vitória verde e branca sobre os insulares.
Paulo Bento voltou a gerir a equipa no encontro da Taça de Portugal, tendo em vista o jogo da próxima quarta-feira para a Taça UEFA. Para além do regresso de Polga à titularidade, o técnico concedeu a estreia ao argentino Grimi na lateral esquerda e deu minutos a Celsinho e Tiuí.
O Marítimo que perdeu recentemente a sua maior figura atacante –
Makukula – estreou André Pinto e veio a Alvalade tentar discutir a eliminatória, com um futebol à imagem do seu treinador. Transições curtas em progressão, sempre com muitos apoios, mas sem grande pressing sobre a bola.
Os insulares não contavam certamente com um golo do Sporting, logo aos quatro minutos, num belo cabeceamento de Tonel, na sequência de um canto cobrado por Vukcevic, que teve um efeito moralizador para a equipa «leonina».
As transições rápidas no meio campo e as subidas constantes de Grimi davam maior profundidade ao ataque do Sporting, no entanto, o Marítimo foi ganhando vários duelos a meio campo – Adrien saiu tocado depois meia hora sendo substituído por Miguel Veloso – e os «leões» acabaram por ser surpreendidos numa falha de marcação na direita, de onde nasceu o golo do empate. Van der Linden, aproveitou na recarga, após cabeçeamento de André Pinto à barra, para fazer o empate e a partir daí os contra-ataques dos insulares tornaram-se uma ameaça. Rui Patrício tirou in extremis o segundo golo a Fábio Felício, mas como o Marítimo não aproveitou mais uma benesse defensiva, marcou o Sporting, num golaço de cabeça de Liedson, após cruzamento de Leandro Grimi.
Na segunda parte a toada manteve-se, com o Sporting a adoptar uma postura mais expectante, sem conseguir acelerar o seu jogo. Pereirinha (Celsinho) entrou para tentar dar maior velocidade ao corredor direito – Romagnoli também entrou nos minutos finais para dar maior consistência ao miolo – mas a desinspiração colectiva em termos ofensivos levou o Marítimo a acreditar, até ao último momento, que podia levar o jogo para prolongamento. Valeu aí a coesão defensiva dos «leões», não permitindo grandes veleidades para a baliza de Rui Patrício.






AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Entrou à passagem da meia hora, rendendo o infortunado Adrien, e fê-lo com abnegação. No regresso dos balneários, o seu futebol foi perdendo fluidez e sentiu algumas dificuldades para travar o carrossel que o Marítimo praticava no meio-campo leonino.   :: O Jogo



O Sporting está assim nos quartos de final da Taça de Portugal e segue em busca da conquista do troféu pela segunda época consecutiva.


publicado por Catarina às 22:07
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10