Domingo, 30 de Dezembro de 2007
Plantel leonino de regresso ao trabalho




SPORTING VOLTOU HOJE AOS TREINOS

O Sporting regressou hoje ao trabalho depois da paragem de Natal, numa sessão em que o destaque foi a presença de Yannick Djaló sem limitações num treino marcado por muitas ausências.

Hoje, o técnico  Paulo Bento apenas contou com 13 atletas: Rui Patrício, Polga, Adrien, Izmailov, Tonel, Tiago, Djaló, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Paulo Renato e Abel. Os jogadores realizaram exercícios de posse de bola e o treino terminou com uma peladinha em espaço reduzido.
Para amanhã está agendada uma dupla sessão de treinos: os "leões" treinarão pelas 10h, em sessão aberta à comunicação social e voltarão ao relvado de Alcochete pelas 16h para um treino à porta fechada.


publicado por Catarina às 22:13
link do post | comentar | ver comentários (3) | favorito

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007
Miguel Veloso «cansado de especulações»




A imprensa italiana deu conta, na passada quarta-feira, do interesse de Miguel Veloso em jogar no calcio, através de supostas declarações do médio leonino. Prontamente e «cansado de especulações», o internacional português desmentiu, após ser contactado pelo jornal A Bola, as palavras que (não) disse.
Depois do alegado interesse do Manchester United e de ter estado nas bocas do mundo em Inglaterra, surgem agora notícias do sonho italiano. O "leão" mais cobiçado nos últimos tempos dá que falar em Itália, sendo que a imprensa italiana se apressou em adiantar que Miguel Veloso sonharia jogar no calcio: «É um grande campeonato, seria um sonho jogar no calcio», teria afirmado o jogador do Sporting.
Contudo, o trinco do clube de Alvalade garantiu não ter sequer falado com a imprensa italiana, negando que qualquer uma das afirmações que lhe foram atribuídas corresponda à realidade: «Nada do que aparece escrito corresponde à realidade. Não fiz qualquer declaração», assegurou o jogador, logo informando que nada mais podia dizer sobre este ou qualquer outro assunto.
Refira-se também, a título de curiosidade, que os italianos colocaram igualmente na boca de Miguel Veloso palavras sobre o... Manchester United: «Consideraria a hipótese de vestir a camisola do Manchester United, é um grande clube e qualquer jogador sonha em representá-lo.»
Prevalecem, contudo, algumas certezas: Miguel Veloso tem contrato com o Sporting até 2013, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros que só pode ser accionada entre 15 de Maio e 15 de Junho, factos que tornam muito complicada a eventual saída do médio de Alvalade, já em Janeiro, na abertura do mercado de Inverno.


publicado por Catarina às 20:40
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2007
Boas Festas!

O blog deseja a todos os visitantes um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e aproveita, igualmente, esta ocasião, para agradecer as mais de 35000 visitas contabilizadas apenas desde Setembro! Que este Natal vos traga tudo aquilo que desejam e que 2008 seja um ano recheado de felicidade e sucessos.


Boas Festas!


publicado por Catarina às 16:48
link do post | comentar | ver comentários (5) | favorito

Domingo, 23 de Dezembro de 2007
Uma vitória no sapatinho




SPORTING 2 - 1 PAÇOS DE FERREIRA

Competição: BWin Liga (14ªJornada)
Estádio: José de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
Árbitros auxiliares: Alfredo Braga e Fernando Pereira

4º Árbitro: Rui Silva
Sporting:
Rui Patrício; Abel, Tonel, Gladstone (Marian Had, 86 m) e Ronny (Izmailov, 46 m); Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Adrien Silva, 71 m) e Vukcevic; Liedson e Purovic.
Treinador: Carlos Pereira
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ronny (36 m), Purovic (73 m) e Miguel Veloso (76 m).
Golos: Vukcevic (17m), Romagnoli (63 m g.p.)
Paços de Ferreira:
Peçanha; Mangualde (Furtado, 86 m), Rovérsio, Tiago Valente e Chico Silva; Pedrinha, Filipe Anunciação, Dedé e Edson (Ricardinho, 80 m); Cristiano e Wesley (Pedro, 62 m)
Treinador: José Mota
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Dedé (41 m) e Pedrinha (52 m). Cartão vermelho para Peçanha (61 m)
Golo: Edson (9 m)

O Sporting chega a 2008 "só" com nove pontos de atraso para o primeiro posto em que quer terminar o Campeonato, fruto da capacidade de reacção de uma equipa que ia sendo surpreendida pelo penúltimo classificado da Bwin Liga, que se apresentou em Alvalade com grande organização e atitude competitiva, disposto a discutir o resultado. Os leões foram primeiro presas de um Paços de Ferreira afoito e objectivo, disposto num 4x3x3 móvel e que chegou a estar em vantagem, mas conseguiram reverter o resultado a seu favor (pela segunda vez consecutiva).
Com um tridente ofensivo que primava pela mobilidade - e sem um "regista", o que esvaziava, em termos defensivos, a actuação de Miguel Veloso -, o Paços de Ferreira conquistou o ascendente traduzido em promessa de escândalo logo ao 10', com o golo de Edson, que surpreendeu Abel ao surgir-lhe nas costas a cabecear vitorioso. O Sporting - sem Paulo Bento no banco, castigado por declarações feitas em... Setembro - demorava a "pegar" no jogo e só com um passe magistral de Miguel Veloso (melhor na manobra ofensiva) para o golo fulgurante que saiu do pé esquerdo de Vukcevic esboçou uma reacção.
O intervalo chegou com o aparente (por esbarrar na consistência dos castores) ascendente dos leões a não chegar para a vitória que, pelo estatuto das duas equipas em confronto, se impunha aos anfitriões. Paulo Bento - ou melhor, Carlos Pereira - fez sair Ronny (muito permissivo) e entrar Izmailov. O sufoco foi imediato, e, nos instantes iniciais da segunda parte, foi usual ver 21 jogadores na metade do campo defendida pelo Paços de Ferreira. O Sporting ganhava o meio-campo, conseguia maior posse de bola, mas expunha-se à frente de ataque de três homens do Paços, à qual opunha… três defesas. A incerteza do resultado, que podia, assim, pender para qualquer dos lados - embora com maior domínio dos leões - acabou por ser desfeita com um passe magistral de Romagnoli, em transição rápida para o ataque, a isolar Vukcevic, com uma diagonal impecável a partir da esquerda: o montenegrino resiste à carga de Rovérsio, mas acaba derrubado por Peçanha. O penálti (convertido por Romagnoli) e a expulsão do guarda-redes pacense poderiam arrumar com a questão, mas a atitude e o brio com que os nortenhos se bateram até final, e em inferioridade, não merece cair no esquecimento. Os leões continuaram em 4x4x2 losango, mesmo com a lesão de Gladstone (Veloso derivou para o eixo), mantiveram o domínio e seguraram o triunfo - o último de 2007.

Crónica: O Jogo





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

De regresso às boas exibições, esteve inspirado no processo ofensivo, servindo "Vuk" com mestria para o tento do empate, depois de tanto ter tentado inventar linhas de passe. Não tão acertado na cobertura do sector defensivo nem na procura do golo que lhe falta, fez pleno uso da sua versatilidade, ao ser deslocado para a lateral esquerda, e ainda terminou a partida como defesa-central. Sempre sem perder o pé.     :: O Jogo

Olha o Wally! Só que este tem uma camisa às riscas verdes e luvas pretas em vez do boné azul. Na primeira parte era a ele que os companheiros lhe passavam a bola em situação de desespero e foi numa dessas situações que o médio isolou Vukcevic com um passe de mestre. No segundo tempo recuou, a fim de tapar a via aberta deixada por Ronny, e foi desaparecendo. Mesmo assim, uma jogada de gabarito pela esquerda, aos 78'.    :: Record

A polivalência é, cada vez mais, uma imagem de marca. Era para ter sido central, mas apareceu como trinco. Assistiu Vukcevic para o golo do empate e ainda criou mais umas boas ocasiões de golo. Na segunda parte apareceu como defesa-esquerdo. Deu consistência à defesa e ainda conseguiu ser mais perigoso do que Ronny a atacar. Que bela exibição na despedida de 2007.   :: A Bola


publicado por Catarina às 22:48
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007
Convocados para a recepção ao Paços




O Sporting defronta amanhã, em Alvalade, o Paços de Ferreira, em jogo a contar para a 15ª jornada da BWin Liga. Para este encontro, o último antes da interrupção do campeonato, Paulo Bento convocou 19 jogadores. O principal destaque vai para Stojkovic, que regressou à lista de eleitos do técnico leonino. Também Farnerud, Paulo Renato e Marian Had voltaram a ser chamados, encontrando-se, por isso, à disposição para esta partida.
Anderson Polga é a grande ausência na equipa dos "leões". O brasileiro cumpre um jogo de suspensão devido a acumulação de amarelos (viu o 5º cartão amarelo da época na última jornada, frente ao Marítimo).

A lista completa de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.
Defesas: Abel, Ronny, Tonel, Gladstone, Paulo Renato e Marian Had.
Médios: Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Adrien, João Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Farnerud e Romagnoli.
Avançados: Liedson, Purovic e Luís Paez.

A partida terá início às 20h30 e é transmitida em directo e exclusivo na Sport TV1.


publicado por Catarina às 23:56
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007
Vukcevic materializou a reviravolta




MARÍTIMO 1 - 2 SPORTING

Competição: BWin Liga (13ªJornada)
Estádio: Estádio dos Barreiros, Funchal
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Marítimo:
Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Van der Linden (Fernando, 67 m) e Evaldo; Wênio, Bruno, Mossoró e Fábio Felício; Kanu e Fogaça.
Treinador: Sebastião Lazaroni.
Suplentes não utilizados: Marcelo, Edder Perez, João Luiz, Briguel.
Disciplina: cartões amarelos a Kanu (32 m), Ediglê (76 m), Gregory (90 m) e Fábio Felício (90m +3).
Golo: Bruno Fogaça (60 m)
Sporting: 
Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Ronny (Bruno Pereirinha, 71 m); Miguel Veloso, Adrien Silva (Romagnoli, 57 m), Vukcevic e João Moutinho; Purovic (Gladstone, 88 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Celsinho, Luís Paez e Paulo Renato.
Disciplina: cartões amarelos a Polga (32 m), Adrien Silva (50 m), Abel (59 m), Vukcevic (85 m), Gladstone (89 m).
Golos: Vukcevic (71 e 87 m).

O Sporting esteve a perder, mas os dois golos de Vukcevic (71 e 89 m) garantiram a conquista de três pontos na visita ao Estádio dos Barreiros para defrontar o Marítimo (2-1).
A presença de Liedson, recuperado da lesão, e estreia em jogos de campeonato de Adrien Silva – como interior direito do losango – foram as principais novidades de Paulo Bento no «onze» que se deslocou ao Estádio dos Barreiros. Perante o 4x5x1 madeirense assente no recuo defensivo em busca de espaços para fazer as rápidas transições defesa-ataque, o Sporting tentou assumiu o controlo da bola, embora tal não se concretizou em lances de golos, chegando o intervalo com apenas uma clara oportunidade de golo, quando Purovic, a três minutos do intervalo, cabeceou, junto do segundo poste, um livre lateral de Moutinho para boa defesa de Marcos. Pelo meio, Rui Patrício foi chamado a intervir apenas por uma vez, defendendo, para canto, um remate de fora da área.
Após o intervalo, o avançado montenegrino esteve novamente perto de marcar, mas chegou atrasado na emenda ao remate cruzado de Moutinho (55 m). Foi o início do melhor período do Sporting no jogo, com Abel, dois minutos depois, a rematar forte, para defesa difícil de Marcos. Porém, o Marítimo chegou ao golo, à passagem da hora de encontro, quando Bruno Fogaça saltou mais alto que Miguel Veloso e cabeceou o livre lateral de Bruno para o fundo da baliza de Rui Patrício. O Sporting respondeu, chegando ao empate num cabeceamento de Vukcevic (71 m), que encontrou ainda o corpo de Ediglê antes de passar pela linha de golo. No minuto seguinte, o «número 10» voltou a estar em acção, num remate forte, com a bola a passar a centímetros da barra, antes de garantir o título de «homem do jogo», quando fez o segundo golo, num remate cruzado de pé esquerdo, que garantiu a conquista de três preciosos pontos.

Crónica: Site Oficial do Sporting





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

•  É um jogador determinante na primeira fase do processo de construção da equipa, mas ontem esteve verdadeiramente desinspirado. Andou perdido num sector onde, habitualmente, impõe a sua qualidade de passe e visão de jogo como ninguém. Poucas vezes acertou no tempo de corte e, no capítulo do passe, esteve… mal. Falha clamorosa de marcação a Fogaça, deixando o brasileiro em boas condições para inaugurar o marcador.    :: O Jogo

Com esta vitória, os "leões" encurtaram a distância para o 2º lugar, estando agora a dois pontos do Benfica e a dez do FC Porto, líder da tabela classificativa.
Os jogadores do Sporting gozaram hoje de um dia de folga e regressarão amanhã ao trabalho na Academia de Alcochete, pelas 15h30.


[«fã é o que ri e o que chora; é o que está sempre lá.»   muita força Miguel!]


publicado por Catarina às 22:12
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sábado, 15 de Dezembro de 2007
Convocados para o Marítimo x Sporting




O treinador dos leões, Paulo Bento, revelou esta manhã, após a sessão de treino realizada em Alvalade, a lista de convocados para a partida de amanhã, frente ao Marítimo, no Estádio dos Barreiros.
Questionado sobre se Miguel Veloso, que iniciou o último jogo, frente ao Dínamo de Kiev, no banco de suplentes, voltará à titularidade no encontro de amanhã, Paulo Bento lembrou que o médio deverá regressar à equipa, não adiantando, contudo, em que posição (frente ao Dínamo, actuou como lateral-esquerdo).


A lista completa de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Polga, Tonel, Abel, Ronny, Gladstone e Paulo Renato.
Médios: Adrien, João Moutinho, Miguel Veloso, Izmailov, Vukcevic, Pereirinha, Romagnoli e Celsinho.
Avançados: Liedson, Purovic e Luis Paez.

O jogo tem início às 20h00 deste Domingo e será transmitido em directo e exclusivo na SportTV1.


publicado por Catarina às 18:17
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Cerimónia de entrega dos prémios «Stromp»




MIGUEL VELOSO DISTINGUIDO COM PRÉMIO "REVELAÇÃO"

Paulo Bento, Liedson e Miguel Veloso receberam, ontem à noite, os respectivos galardões na cerimónia de entrega dos prémios Stromp, que teve lugar no Hotel Palácio Real em Lisboa.
O técnico leonino foi agraciado com o prémio de treinador do ano, o avançado com o de futebolista do ano e o médio foi distinguido com o troféu de revelação do ano.
Outro dos grandes momentos da noite foi a entrega de uma distinção a Paulinho, que comoveu a audiência e foi aplaudido de pé. Cristiano Ronaldo foi igualmente homenageado com um prémio especial.
Durante esta cerimónia foram, ainda, premiados outros nomes ligados ao clube de Alvalade, a saber: Sílvia Cruz e Ricardo Filipe (atletas); Gilberto Borges (dedicação); Nobre Guedes (dirigente); António Nabais (seccionista); José Arsénio (saudade); Naide Gomes (europeu), Rodrigo Gallego (mundial) e a equipa masculina de atletismo.

Para ver
o vídeo da entrega dos prémios, clica aqui.


publicado por Catarina às 18:01
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007
Despedida em grande da "Champions"


SPORTING 3 - 0 DÍNAMO DE KIEV

Competição: Liga dos Campeões (6ª Jornada do Grupo F)
Estádio: José de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Stuart Dougal (Escócia)
Árbitros auxiliares: Francis Andrews e James Bee
Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Tonel e Ronny (Miguel Veloso, 60 m); Adrien Silva, Izmailov, Farnerud (Vukcevic, 67 m) e João Moutinho; Liedson e Purovic (Luís Paez, 85 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Pereirinha, Gladstone e Romagnoli. Disciplina: nada a assinalar.
Golos: Polga (35 m), João Moutinho (66 m) e Liedson (89 m).
Dínamo de Kiev: Lutsenko; Ninkovic, Markovic, Gavrancic e Nesmachniy; Doplika e Ghioane, Gusev e Rebrov (Belkevich, 78 m); Bangoura (Artem, 55 m) e Shatskikh.
Treinador: Oleg Luzhny.
Suplentes não utilizados: Rybka, Fedorov, Rotan, Milevskiy e Vaschuk.
Disciplina: nada a assinalar.


O Sporting venceu o Dínamo de Kiev por 3-0, no jogo de despedida da Liga dos Campeões. Polga (35 m), João Moutinho (66m) e Liedson (89 m) fizeram os golos.
Paulo Bento promoveu o regresso de Liedson e as estreias a titular na «Champions» de Adrien Silva e Farnerud como as únicas alterações ao «onze» do jogo com o Louletano.
Perante o 4x4x2 ucraniano – que defensivamente se «encolhia» em 4x1x4x1, com Bangoura só na frente – a equipa «leonina» pegou no jogo desde o apito inicial do escocês Stuart Dougal, construindo oportunidades através de cruzamentos de Abel e Ronny nas alas. A aposta quase surtiu efeito logo aos nove minutos, quando Purovic rematou ao lado após assistência de Liedson na sequência de um lançamento de Abel no corredor direito. Abel esteve novamente em destaque, aos 21 minutos, num remate de muito longe que ainda raspou na barra.
O Sporting esteve sempre mais perto da área adversária, chegando ao golo aos 35 minutos – sem que antes Rui Patrício realizasse uma grande defesa a remate de Bangoura (33 m) – num lance de contra-ataque em que Liedson foi travado dentro da grande área por um adversário, com a grande penalidade a ser convertida por Anderson Polga, materializando em golo o ascendente da equipa «leonina» até então. Apesar da vantagem, coube ao Sporting as oportunidades de golo até ao intervalo, com Izmailov (39 e 44 m) a estar muito perto de inscrever o seu nome na lista dos marcadores.
No regresso dos balneários, o Dínamo apostou na transição rápida defesa-ataque – colocando mais jogadores, sobretudo no corredor direito – o que trouxe algumas dificuldades aos «leões», sobretudo ao minuto 62 quando a bola encontrou o poste da baliza de Rui Patrício, que ainda desviou a trajectória do remate da direita. Até que surgiu o minuto 66, com João Moutinho a fazer o segundo golo num remate cruzado de pé direito, após excelente trabalho de Izmailov na esquerda.
Purovic – num dos suas melhores actuações com a camisola «verde e branca» - esteve muito perto do terceiro golo (75 m), mas o seu cabeceamento ao segundo poste foi cortado sobre a linha por um defensor ucraniano. Quem marcou foi Liedson, aos 88 minutos, num lance em que foi mais rápido do que os adversários, mas em que não evitou o choque com o guarda-redes contrário, que o levou a sair do estádio de maca, sob forte aplauso dos preocupados – com a gravidade da lesão – adeptos «leoninos».





AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Entrou, aos 61', para o posto de lateral-esquerdo, e cedo deixou a sua marca no encontro. Dez minutos mais tarde repetiu o gesto generoso com Purovic, mas o avançado montenegrino não conseguiu concretizar.   :: O Jogo

Fechou o corredor esquerdo. Forte e autoritário, ainda arrancou dois cruzamentos perfeitos. :: A Bola

Dois exímios cruzamentos para Purovic e Paez que mereciam melhor sorte.  :: Record


DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Miguel Veloso não foi titular no jogo frente ao Dínamo mas não se mostrou incomodado ou surpreendido, lembrando que o mais importante é que a equipa tenha conseguido vencer e afirmando que está preparado tanto para jogar como para estar no banco.
Quanto ao seu futuro, o jovem médio voltou a reforçar que este passa pelo Sporting, que lhe "deu tudo" e que, para continuar em Alvalade, é apenas necessário que o clube faça o que tem feito até agora. Miguel Veloso garantiu ainda que gostava de cumprir o seu contrato até ao final, fazendo o seu melhor para retribuir tudo o que o Sporting lhe proporcionou.





publicado por Catarina às 20:25
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007
Convocados para a recepção ao Dínamo



SPORTING X DÍNAMO DE KIEV

Paulo Bento chamou 18 jogadores para o embate desta quarta-feira do Sporting com o Dínamo de Kiev, a contar para a sexta e última jornada da Liga dos Campeões.
Destaque para o regresso de Liedson, que ficou fora da lista para o Louletano por opção do treinador. Had foi o sacrificado.


A lista completa de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic;
Defesas: Polga, Ronny, Tonel, Gladstone e Abel;
Médios: Adrien, Izmailov, Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Liedson, Purovic e Páez.

O jogo tem início às 19h45 e será transmitido em directo na Sport TV1.


publicado por Catarina às 19:11
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10