Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007
O sonho que virou pesadelo




MANCHESTER UNITED 2 - 1 SPORTING

Competição: Liga dos Campeões, 5ª Jornada (Grupo F)
Est
ádio: Old Trafford, Manchester
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)
Manchester United: Kuszczak, OShea, Ferdinand, Vidic, Evra, Carrick, Fletcher (Giggs, 45 m), Cristiano Ronaldo, Anderson, Nani (Tevez, 45 m) e Saha (Hargreaves, 79 m).
Treinador: Alex Ferguson
Suplentes não utilizados: Van der Sar, Wes Borwn, Piqué e Simpson.
Disciplina: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (81m) e Evra (83m)
Golos: Tévez (61 m) e Cristiano Ronaldo (90+2 m)
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Vukcevic, 68 m), Izmailov (Pereirinha, 82 m), Purovic (Farnerud, 82 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: Cartão amarelo para Had (48 m) e Polga (88 m).
Golo: Abel (21 m).


O Sporting vai à Taça UEFA, depois de viver uma noite de Liga dos Campeões que chegou a ser de sonho mas acabou numa derrota, escrita outra vez pelos pés de Cristiano Ronaldo. Em Old Trafford, frente ao Manchester United (2-1), os «leões» voltaram a ter bons momentos e a estar perto do céu, mas acabaram mais uma vez a lamentar um resultado negativo. Podia ter sido diferente, mas no fim das contas faz sentido.
Paulo Bento surpreendeu no «onze» e fez entrar Purovic para o lado de Liedson. Valeu pela declaração de intenções, não tanto pelo que o avançado montenegrino levou ao jogo.
O Sporting entrou concentrado e, ainda que não mandasse no jogo, ia mantendo à distância uma equipa do Manchester United que, já apurada, jogava sem pressas.
E de repente, Abel. O jogo levava 21 minutos. Miguel Veloso, aquele de quem tanto se falou nos últimos dias, controlou a bola ao centro, olhou em volta e descobriu o lateral a subir. Abel olha para a baliza, enche o pé e a bola vai direita à baliza. O que pareceu um cruzamento resultou no golo e na vantagem do Sporting em Old Trafford. Saiu melhor que a encomenda.
O golo animou o Sporting e as coisas em Old Trafford podiam ter sido bem diferentes se, quatro minutos mais tarde, o árbitro não tivesse descoberto Liedson no limite do fora-de-jogo e decidido não validar o segundo golo dos «leões» em Old Trafford.
A propósito de árbitro, arrume-se já o assunto dizendo que Bo Larsen teve quase sempre um critério disciplinar muito benevolente. Sobretudo quando, aos 33 minutos, OShea fez uma entrada duríssima sobre João Moutinho que passou em claro.
Adiante. Durante a primeira parte o tom manteve-se, com ascendente do Sporting. E aos 40 minutos os adeptos do Sporting já se atreviam a saudar as trocas de bola da equipa com «Olés».
Não durou muito a euforia. Para a segunda parte Ferguson mudou, deixou no banco Nani, muito apagado, e Fletcher, fez entrar Tevez e Giggs. O treinador queria mais do jogo e a mudança resultou. A segunda parte foi diferente, também porque o Sporting se deixou encolher quando o Manchester quis crescer.
O resultado do jogo mudou, mas na verdade, para as contas do grupo, já estava tudo resolvido ao intervalo, com a Roma a vencer o Dínamo Kiev por três golos. Seguem os italianos na Liga dos Campeões, ao Sporting resta a Taça UEFA, em Fevereiro.
No final é, como diz Paulo Bento, uma questão de realidades. As soluções que o Manchester United tinha no banco, a dimensão dos plantéis, são muito diferentes. Um golo de Tevez a meias com Had que saiu de uma confusão e um grande livre de Cristiano Ronaldo traduziram essa distinção. O Sporting fica com o segundo objectivo, que Paulo Bento já disse que devia ter começado por ser o primeiro.

Crónica: MaisFutebol


 



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (7)
Estava pressionado e fragilizado como Paulo Bento dera a entender? Nem pensar! Veloso voltou às enormes exibições que já lhe viramos na visita dos red devils a Alvalade. Encheu o meio-campo (aliás, encheu o campo!), travando adversários, reconstruindo jogo e lançando venenosos ataques. Assistiu Abel para enorme golo e de longe quase marcou, vendo a bola rasar a barra. E muitos terão pensado: ficará já em Manchester?    :: A Bola

Miguel Veloso (2,5)
Os olhos dos adeptos do United estavam todos no médio, isto quando é noticiado com insistência o interesse dos "red devils" na sua aquisição, Fez por merecer esse interesse, jogando com personalidade. Bem a recuperar e a sair para o ataque, falhou apenas num lance, aos 55 minutos, quando hesitou, perdeu a bola e permitiu um contra-ataque perigoso de Ronaldo. Após o golo do empate, reagiu imediatamente e tentou o golo de fora da área, mas a bola saiu por cima da trave.    :: O Jogo





DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Após o jogo, Miguel Veloso mostrou-se desapontado com a derrota. O médio leonino voltou a reforçar a ideia de que o seu futuro passa pelo Sporting e que a sua preocupação é apenas fazer o melhor para ajudar o clube.
"O que custa é sofrer uma derrota sempre nos últimos minutos. Já contra a Roma tinha acontecido. Faltou-nos se calhar um bocado de sorte. Vamos continuar a trabalhar».
(Gostou de jogar neste estádio?) "É um sonho para qualquer jogador jogar em grandes estádios e este é um grande estádio."
(E jogar no Manchester United?) "Não, o meu sonho sempre foi chegar à equipa principal do Sporting. O futuro se verá".
(O que lhe diz o interesse de grandes clubes?) "Claro que fico contente."
(Mas há alguma coisa?) "Que eu saiba não, mas isso é melhor perguntar aos dirigentes."
(O que acha do que disse Paulo Bento?) "Fico contente, sinto que está preocupado comigo. É normal as notícias saírem. A mim não me têm afectado nada. Tenho tentado fazer o melhor para ajudar o Sporting."



publicado por Catarina às 20:50
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Terça-feira, 27 de Novembro de 2007
Sporting em Manchester para jogo decisivo

 


MIGUEL VELOSO CONTINUA NO CENTRO DAS ATENÇÕES

O Sporting defronta hoje o Manchester United, em Old Trafford. A equipa leonina viajou ontem para Inglaterra e realizou, ao final da tarde, um treino de adaptação ao Estádio dos red devils, antecedido de uma conferência de imprensa em que, mais uma vez, a eventual transferência de Miguel Veloso veio a discussão. Um tema que se alongou até o treinador Paulo Bento levantar a voz e pôr um ponto final no assunto. «Sou daqueles que o querem ajudar a evoluir e a torná-lo melhor jogador dentro do campo. Os que fazem com que o Miguel apareça nos jornais por outros motivos, não o estão a ajudar. Colocam o Miguel todos os dias em todos os clubes - qualquer dia já não há clubes para o meter. Nós estamos a ajudar o Miguel. Ele é jovem, tem um grande trajecto pela frente, mas não o estão a ajudar e eu não vou contribuir para isso», referiu.
A verdade é que com o aproximar da reabertura do mercado multiplicam-se as notícias que dão conta do interesse de grandes clubes em Miguel Veloso, a começar pelo próprio Manchester United. «O nosso trabalho é que todo esse assédio ou pseudo-assédio não prejudique a equipa. É um trabalho de todos nós e também dele. Tentamos tudo para que não tenha uma influência negativa sobre ele, mas também sabemos que, com a idade que tem e com tantas notícias, é complicado manter a estabilidade», acrescentou.
Hoje, também o presidente do Sporting, Soares Franco, reforçou a ideia já apontada pelo técnico leonino, tecendo duras críticas à imprensa.
O responsável máximo leonino garantiu, em declarações à Antena 1, que "não há qualquer proposta" pelo jogador e  que o clube "não tem recebido contactos".
"É lamentável o que estão fazer com o Miguel Veloso. É sempre o centro das atenções, não há semana nenhuma que não digam que ele não vai sair", acrescentou.
Soares Franco, incomodado com o excesso de protagonismo que se está a dar ao jogador leonino, exige "mais respeito e consideração". "Não têm o direito ético e profissional de perturbar a vida do Miguel e do Sporting", concluiu.

O jogo desta noite, que poderá ser de grande importância para os "leões", terá início pelas 19h45 e será transmitido em directo na RTP1


publicado por Catarina às 14:12
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Domingo, 25 de Novembro de 2007
Os eleitos para Old Trafford
O técnico Paulo Bento já divulgou a lista de convocados para o jogo frente ao Manchester United, na próxima terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões.
O principal destaque vai para a ausência de Ronny, sendo que também Stojkovic e Yannick ficaram de fora. Luis Paez, Adrien Silva e Paulo Renato também foram chamados.





LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Tiago e Rui Patrício
Defesas: Abel, Polga, Tonel, Gladstone, Paulo Renato e Marian Had
Médios: Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho, Farnerud, Pereirinha, Izmailov, Simon Vukcevic e Romagnoli.
Avançados: Luis Paez, Purovic e Liedson.

PROGRAMA DA VIAGEM:
26 Novembro 2007

09h00: Partida para o aeroporto;
10h00: Lisboa – Manchester;
12h45: Chegada a Manchester;
18h30: Conferência de Imprensa Estádio Old Trafford – Treinador e Jogador;
19h30: Treino no Estádio Old Trafford (15 minutos aberto para a Comunicação Social);

27 Novembro 2007

19h45: 5.ª Jornada Liga dos Campeões – Manchester United vs Sporting – Estádio Old Trafford;
00h15: Manchester – Lisboa;
03h00: Chegada a Lisboa.

O jogo tem início pelas 19h45 e será transmitido em directo na RTP1.


publicado por Catarina às 23:11
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sporting marca passo em Matosinhos




LEIXÕES 1 - 1 SPORTING

Competição: BWin Liga (11ªJornada)
Estádio: Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)
Leixões: Beto, Filipe Oliveira, Nuno Silva, Élvis, Ezequias, Bruno China, Jorge Duarte (Nwoko, 63 m), Cervantes (Vieirinha, 70 m), Jorge Gonçalves, Roberto (Paulo Vinicius, 82 m) e Hugo Morais.
Suplentes não utilizados: Jorge Batista, Nuno Diogo, Paulo Machado e Tales.
Treinador: Carlos Brito
Disciplina: Cartão amarelo para Vieirinha (83 m).
Golo: Abel (14 m p.b).
Sporting: Rui Patrício, Abel, Gladstone, Polga, Ronny (Purovic, 27 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Vukcevic (Pereirinha, 65 m), Romagnoli (Farnerud, 79 m) e Liedson.
Suplentes não utilizados: Tiago, Marian Had, Adrien Silva, e Luiz Paez.
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: Cartão amarelo para Polga (24 m) e Liedson (45 m).
Golo: Purovic (88 m).

Continua em ritmo lento na Liga Bwin o Sporting de Paulo Bento. Em Matosinhos, mais dois pontos perdidos, diante de um Leixões crescido e homogéneo. E as contas podiam até ser bem piores, não fosse a momentânea inspiração de Purovic aos 87 minutos, providencial na obtenção de um resultado justamente repartido.
O Sporting estreou Rui Patrício na baliza (algumas culpas no golo do Leixões), apresentou na parte inicial do encontro um esquema inédito, teve Gladstone pela primeira vez a tempo inteiro mas, no essencial, manteve as deficiências recentemente exibidas.
Em seis partidas na condição de visitante, os leões apenas na Amadora conseguiram vencer. Um dado preocupante e reflector do atraso que o Sporting vai cavando para os primeiros postos da tabela classificativa.
Paulo Bento parece, de facto, perdido nas suas próprias convicções. O inédito 4x2x3x1 em que apostou para começar a partida, abalou com o autogolo de Abel aos 13 minutos e ruiu aos 28, com a saída de Ronny e a entrada de Purovic.
Aos primeiros abalos, o técnico leonino abdicou do que arquitectara para este encontro, num faz e desfaz que sugere alguma precipitação nas opções tomadas a partir do banco de suplentes.
E o pior não foi retirar Ronny da partida. Essa foi uma medida até compreensível, em virtude da paupérrima entrada em jogo do lateral. O que nos surge como inexplicável é a insistência em roubar ao meio-campo a personalidade de Miguel Veloso, que voltou a ser encostado a uma posição pequena de mais para a dimensão do seu futebol.
Com Purovic ao lado de Liedson, regressou o losango e os problemas no flanqueamento do jogo ofensivo. Agradeceu o Leixões, que se limitou a plantar elementos experientes e seguros na zona central do terreno.
Os nortenhos motivaram-se, acreditaram que o Sporting teria imensas dificuldades em marcar e, acima de tudo, abdicaram daquela clássica manobra hiper-defensiva, conhecida por muitos como a colocação do «autocarro» em frente à baliza.
Com tanto espaço livre para explorar na adiantada defesa do Sporting, o Leixões teve duas ou boas oportunidades para marcar, a melhor das quais num lance bem engendrado por Ezequias.
Apenas nos últimos cinco/dez minutos o Sporting voltou a encostar o Leixões às cordas. Já sem a melhor capacidade para gerir o seu jogo, os homens da casa aceitaram a pressão final dos leões e foram castigados com o empate, aos 87 minutos.
Purovic, que até aí fizera apenas um remate, desviou com mestria o cruzamento de Abel e ofereceu um ponto à sua equipa. Neste lance, registo para o deficiente acompanhamento de Vieirinha ao lateral do Sporting, que surgiu solto e cruzou sem dificuldade.
Boa arbitragem de Paulo Paraty numa partida vivida em fantástico ambiente nas bancadas.

Crónica: MaisFutebol

AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (3)
Começou a trinco, com a cobertura permanente de Pedro Cervantes, e passou a lateral-esquerdo quando Ronny saiu. A estrela em ascensão do Sporting confirmou a sua polivalência também nessa posição, tendo saído dos seus pés sete cruzamentos de um total de 18 conseguidos pela sua equipa.    :: Record

Miguel Veloso (2,5)
Como pivô defensivo teve dificuldades em assumir preponderância no início do processo de construção ofensiva. Após a saída de Ronny ocupou o lado esquerdo da defesa e mostrou acerto, procurando sempre apoiar o ataque.     :: O Jogo

Miguel Veloso (6), a figura do Sporting
Começou o jogo a trinco, no entanto, curiosamente, sem ser brilhante, só se assumiu como principal pedra de construção do jogo quando passou para... defesa-esquerdo, depois da saída de Ronny para a entrada de Purovic.
Aí, principalmente na segunda parte, fazendo jus ao seu maravilhoso pé esquerdo, alargou os horizontes da equpa leonina e deu-lhe profundidade, sempre com passes certeiros e cruzamentos carregadinhos de veneno para a defensiva do Leixões.
Desta vez, não se lutou a sua principal pecha: a velocidade (ou a falta dela...)    :: A Bola

O Sporting está agora a 10 pontos do líder Porto, no 3º lugar, a par do Vitória de Guimarães que só jogará amanhã.
Pelas 9h00 de amanhã a comitiva leonina parte para Manchester, onde, na próxima terça-feira, defrontará os red devils, em encontro a contar para a 5ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões.


publicado por Catarina às 22:49
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sábado, 24 de Novembro de 2007
Convocados para Matosinhos



LEIXÕES x SPORTING

O Sporting defronta hoje, pelas 19h15, o Leixões, no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Para esta partida, referente à 11ª jornada da Liga BWin, Paulo Bento convocou 19 jogadores, sendo a principal novidade a chamada de Luis Paez, avançado paraguaio dos juniores leoninos.

A lista de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago
Defesas: Had, Polga, Ronny, Gladstone e Abel
Médios: Adrien Silva, Izmailov, Simon Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Romagnoli
Avançados: Purovic, Liedson, Luis Paez e Celsinho

A partida tem transmissão em directo e exclusivo na Sport TV2.


publicado por Catarina às 18:44
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007
Miguel Veloso é o rosto da Face Sports


 
NOVA AVENTURA FORA DOS RELVADOS

Miguel Veloso é agora a imagem da Face Sports, um departamento de desporto da Face Models, agência de modelos de Fátima Lopes, que solicitará o número 24 dos leões para incursões no mundo da moda, marketing e publicidade.
Em declarações proferidas no Espaço Fátima Lopes, onde foi apresentado como a imagem de um projecto inovador da estilista portuguesa, o médio-defensivo dos leões foi questionado sobre a eventualidade de deixar o clube de Alvalade e respondeu com uma pergunta retórica. "Porque não? Quando surgir a oportunidade..." - disse, sem estabelecer prazos para uma eventual transferência.
No entanto, o atleta que tem despertado a cobiça de grandes clubes europeus, como Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United - próximo adversário do clube de Alvalade na Liga dos Campeões -, fez questão de frisar que o presente passa mesmo pelo Sporting. "Estou bem onde estou e gosto do meu país", afirmou, esclarecendo, a outro nível, que a aventura no mundo da moda, sujeita a algumas "internacionalizações em  passerelles", não irá prejudicar a sua carreira futebolística, que continua a ser o seu objectivo principal.

in O Jogo


publicado por Catarina às 22:29
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007
Estamos no Europeu!



PORTUGAL 0 - 0 FINLÂNDIA

Competição: Apuramento para o Euro 2008
Estádio: Estádio do Dragão, Porto
Assistência: Aproximadamente 50 000 espectadores
Árbitro: Lubos Mitchel (Eslováquia)
Portugal: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Caneira, Fernando Meira, Miguel Veloso, Maniche (Raul Meireles 73m), Ronaldo, Quaresma (Nani 84m), Nuno Gomes (Makukula 77m).
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Finlândia: Jussi Jääskeläinen, Toni Kallio, Sami Hyypiä, Hannu Tihinen, Petri Pasanen, Tainio (Roman Eremenko 68m), Joonas Kolkka (Tomas Johansson 75m), Markus Heikkinen, Sjölund, Jari Litmanen (Vayrinen 67m), Mikael Forssell
Treinador: Roy Hodgson
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Sjölund (39m); Hypia (47m); Forssell (62m); Makukula (90m+1m)

Valeu a pena sofrer. Se calhar até nem era preciso, porque Portugal perdeu muitos pontos nesta qualificação - não ganhou a nenhum dos candidatos ao apuramento - mas o que mais interessa é que a Selecção Nacional vai estar pela quinta vez na fase final de um Campeonato da Europa, a quarta consecutiva.
Um ponto nesta última jornada chegava para garantir a qualificação e para evitar que a Finlândia conseguisse pela primeira vez o apuramento para um Europeu, e isso foi conseguido à custa de muito trabalho, sofrimento e também porque teve pelo seu lado um público que não se cansou de puxar pela equipa. Daí que tenha sido um final com motivos para festejar, num jogo em que Luiz Felipe Scolari regressou ao banco, depois de ter cumprido três jogos de castigo.
O seleccionador de Portugal voltou e apresentou uma novidade no onze inicial com a inclusão de Pepe. Com Bosingwa numa noite verdadeiramente sensacional e a justificar a atenção de alguns dos melhores clubes europeus que ontem estiveram no Dragão, Portugal criou sempre imenso perigo pela faixa direita, até porque o lateral-direito entendeu-se bem com Cristiano Ronaldo e com Quaresma. Era precisamente pelas alas que Portugal criava boas jogadas, quase sempre com a bola a terminar na área, onde apareciam Nuno Gomes e Maniche a tentar o golo. Nos lances de bola parada, sobretudo aqueles que foram marcados por Miguel Veloso, a Selecção Nacional também criou problemas ao guarda-redes Jaaskelainen.
Cientes de que o nulo era um resultado favorável mas perigoso, Portugal entrou na segunda parte disposto a terminar com o sofrimento dos cerca de 50 mil espectadores que estavam nas bancadas. Não marcou e Roy Hodgson começou a fazer mexidas para tentar fazer história. Scolari respondeu acertadamente com as entradas de Raul Meireles, Makukula e Nani.
Com o tempo a jogar a seu favor, Portugal continuou a ter bom tempo de posse de bola e mostrou ser a equipa que mais queria ganhar. Porém, nos derradeiros minutos os finlandeses começaram a apostar nos lances aéreos, muitos deles iniciados no seu guarda-redes. Com passes longos para a área portuguesa, os nórdicos tentaram um último esforço, mas nessa altura os jogadores lusos estiveram à altura, evitaram o golo e souberam sair para o ataque. Foram ainda inteligentes nos derradeiros minutos, quando a hora aconselhava a queimar tempo. E quando Lubos Michel terminou a partida foi a explosão de alegria, com Portugal a garantir a quinta presença num Europeu.



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (3)
Foi nos lances de bola parada que mais se destacou. Quer na marcação de livres quer na marcação de cantos, o médio sportinguista levou sempre muito perigo à baliza finlandesa. Os passes já lhe saíram melhores do que no último jogo, ponto fundamental para que o rendimento subisse bastante.    :: O Jogo

Miguel Veloso (6)
Função importante no meio-campo, embora por vezes lhe fosse pedida maior velocidade nos movimentos, uma debilidade que consegue disfarçar com o óptimo posicionamento e com a boa capacidade de passe. O seu estilo agrada a Scolari e está a impor-se na Selecção. As bolas paradas são dele.     :: A Bola

Miguel Veloso
Descaído para a meia-esquerda, fez um jogo de trás para a frente do ponto de vista exibicional. Começou algo inseguro mas ganhou confiança e acabou por ser um jogador nuclear no meio-campo.  :: Correio da Manhã





VELOSO QUER O EUROPEU ... E O SPORTING

À quarta internacionalização pela Selecção AA, Miguel Veloso já se sente parte do grupo.
Razão mais do que suficiente para que acalente naturais ambições de marcar presente na fase final do Europeu, a decorrer na Áustria e na Suiça.
Um desejo ao qual o jovem leão acrescenta outro: "Espero estar no Campeonato da Europa, com a camisola da Selecção e com a camisola do Sporting."
Uma convicção que vem sossegar a nação leonina, quando tão propalada tem sido a possibilidade de os gigantes europeus disputarem o 24 dos de Alvalade já no mercado de Inverno.


publicado por Catarina às 22:25
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007
Selecção Nacional já está no Porto




PORTUGUESES CHEGARAM ESTA TARDE À INVICTA

Depois de ter treinado esta manhã no Hotel Marriott, em Óbidos, pela última vez, a comitiva portuguesa viajou, pelas 16h30, para o Porto onde chegou pelas 18h45 e onde estagiará até quarta-feira, dia do decisivo encontro com a Finlândia.
É provável que Scolari venha a fazer algumas alterações no onze inicial, começando pelo ataque: Hugo Almeida, que se lesionou no jogo de Sábado e já foi dispensado do estágio, deverá ser substituído por Nuno Gomes e é possível que Nani entre de início, voltando Simão ao banco de suplentes.
Amanhã, por volta das 16h30, a selecção realiza o último treino antes da partida com a Finlândia, numa sessão que será antecedida por uma conferência de imprensa com o seleccionador nacional e um jogador.


publicado por Catarina às 22:05
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Domingo, 18 de Novembro de 2007
Portugal a um ponto do Euro 2008




PORTUGUESES VENCERAM MAS NÃO CONVENCERAM

Meia missão cumprida. Com sobressaltos, algum trabalho de Ricardo, momentos de desconcentração do sector mais recuado e muitos minutos a bater no muro arménio à frente de Berezovski, Portugal conquistou três dos quatro pontos de que precisa para chegar à fase final do Campeonato da Europa. O resultado acaba por ser melhor do que a exibição - sofrível perante um adversário que dá trabalho, mas que nem tem assim tanto talento - e que terá de ser bem melhor, no Porto, na recepção à Finlândia.
Portugal até começou bem o encontro, com elevados índices de atitude. No entanto, os arménios não se assustaram e rapidamente encontraram uma forma de chegar à área de Ricardo. Aos 31, Ricardo foi ultrapassado em chapéu, com Bosingwa a evitar males maiores, aos 34 um atraso de Miguel Veloso criou um equívoco entre Meira e Ricardo, com Melkonyan a meter-se pelo meio e a cair no confronto com o guardião do Bétis. Pediu-se penalty, depois de o ombro de Ricardo ter causado a queda. O árbitro nada assinalou.
A Selecção Nacional pareceu surpreendida pelo arrojo dos visitantes. O triângulo formado por Simão, Maniche e Veloso estava longe de segurar o meio-campo, com o sportinguista a parecer mesmo assim o mais participativo dos três. No ataque, só algumas trivelas de Quaresma (sem consequência) iam disfarçando os desordenados e controlados (pelos arménios) movimentos ofensivos. Os cruzamentos saíam invariavelmente mal ou eram anulados pelos esforçados defesas contrários. Até que Bosingwa e Hugo Almeida finalmente acertaram posições e estilos, e Portugal pôde sair para o intervalo a vencer.
Depois de 15 minutos de superioridade portuguesa após o reatamento, Flávio Murtosa decidiu tirar Quaresma ao jogo, ele que, dos três extremos, até parecia o que mais estava em jogo. O objectivo era reforçar o miolo, com um homem mais participante (Manuel Fernandes) na cobertura do que Simão, agora reenviado para a esquerda.
Com Makukula (para o lugar de Hugo Almeida) e Nani (que substituiu Simão), o adjunto de Scolari esgotou as alterações, sem que, no entanto, a exibição alcançasse outro tom. Berezovski passou uma segunda parte descansada, com as ameaças de Ronaldo, em velocidade, a esgotarem-se bem antes da meia-lua. E nem as bolas paradas causavam problemas. O 1-0 chegava para Portugal, mas nem por isso os jogadores deixaram de ouvir assobios. O público queria mais e tinha razão em exigi-lo. O espectáculo era mesmo muito fraco.
Frente à Finlândia, Portugal precisa de melhorar muito. Ou arrisca-se a não ir ao Europeu. Por este jogo não o merece certamente.

:: Crónica: MaisFutebol



AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (2)
Uma noite para esquecer do médio do Sporting. Os passes que saíram bem foram feitos a um metro, já que aqueles que efectuou a média e longa distância foram ter invariavelmente aos pés dos jogadores arménios. Aos 34' esteve na origem de um passe que causou muitos calafrios à defesa portuguesa. Uma noite para esquecer.    :: O Jogo

Miguel Veloso (2)
Um erro grave aos 34' podia ter dado golo para a Arménia, com um mau atraso. Não se entendeu bem com Maniche, por falta de rotina clara, e também demorou a libertar-se da bola quando era necessário.   :: Record


O GOLO DE PORTUGAL (por Hugo Almeida)




A selecção portuguesa voltou a treinar esta tarde, numa sessão que contou apenas com 8  jogadores. Os titulares do jogo de ontem ficaram em repouso e amanhã, pelas 10h30, os lusos realizam o último treino antes da partida para o Porto, que irá receber o decisivo Portugal x Finlândia da próxima quarta-feira.


publicado por Catarina às 19:08
link do post | comentar | ver comentários (4) | favorito

Sábado, 17 de Novembro de 2007
Mais uma etapa decisiva para Portugal




PORTUGAL x ARMÉNIA JOGA-SE ÀS 21h00

A Selecção Nacional joga, esta noite, mais um encontro decisivo, em Leiria, frente à Arménia, numa partida que será a penúltima no apuramento para o Euro2008.
Os portugueses realizaram, ontem à tarde, o último treino em Óbidos antes deste jogo, onde Scolari aproveitou para apurar a estratégia para o importante confronto.
Em conferência de imprensa, o seleccionador nacional considerou que antes de pensar em ganhar o Europeu, é preciso estar lá e para isso será essencial o empenho de todos, que segundo Scolari vão "fazer tudo para ultrapassar mais este obstáculo, mas com dificuldades."
O seleccionador desfez ainda algumas dúvidas no que respeita ao onze que entrará em campo amanhã no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Em relação ao centro da defesa, e com Bruno Alves seguro, Scolari afirmou que o estreante Pepe, jogador do Real Madrid, está ainda em fase de "entrosamento" com o grupo de trabalho.
Quanto ao substituto de Deco, o técnico da formação das "quinas" foi ainda mais claro: "já tirei as dúvidas. Simão jogou muito tempo naquela posição e deverá iniciar o jogo, no apoio ponta-de-lança".
Finalmente, e quanto ao ponta-de-lança, Scolari não falou de Hugo Almeida, que testou a titular nos treinos, mas, em relação a Nuno Gomes, esclareceu: "neste momento, o Nuno ainda não atingiu os 100 por cento, pelo que é provável que não inicie o jogo".
Deste modo, Portugal deverá alinhar com Bosingwa, Bruno Alves, Fernando Meira e Caneira, à frente do guarda-redes Ricardo, dois médios defensivos (Miguel Veloso e Maniche), dois extremos (Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma) e Simão no apoio ao ponta-de-lança Hugo Almeida.

O jogo tem início às 21h00 e terá transmissão em directo na RTP1.


publicado por Catarina às 12:11
link do post | comentar | ver comentários (3) | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10