Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007
Os convocados para Fátima




O Sporting defronta, esta noite, o Fátima, em jogo relativo à 2ª mão da 4ª eliminatória da Carslberg Cup. Depois da vitória sobre os "leões", no Restelo, por 2-1, o Fátima está em vantagem na eliminatória e a equipa de Paulo Bento terá de se aplicar ao máximo para conseguir seguir em frente na competição.
Para esta partida, a principal novidade é o regresso de Polga, recuperado de lesão, que deverá voltar a fazer dupla com Tonel no eixo da defesa libertando assim Miguel Veloso para o seu lugar habitual no losango do meio-campo.

A lista de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Tiago e Stojkovic;
Defesas: Marian Had, Ronny, Anderson Polga, Tonel, Gladstone e Abel;
Médios: Paredes, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

O jogo tem início às 19h45 e é transmitido em directo e exclusivo na Sport TV1.


publicado por Catarina às 18:16
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Domingo, 28 de Outubro de 2007
Sporting marca passo na Choupana




NACIONAL 0 - 0 SPORTING


Competição: BWin Liga  (8.ª Jornada)
Estádio: Estádio da Madeira, Choupana
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Nacional ­- Diego Benaglio; Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Igor Pita; Cléber, Bruno Amaro, Juninho e Fellype Gabriel (Edu Sales, 81 m); Cássio (Rodrigo Silva, 67 m) e Lipatin (José Victor, 76 m).
Treinador: Predrag Jokanovic
Sporting - Stojkovic, Abel, Tonel, Miguel Veloso e Marian Had (Ronny, 45 m); João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 66 m), Vukcevic (Purovic, 66 m) e Romagnoli; Liedson e Yannick Djaló
Treinador: Paulo Bento


Com o vento da Choupana a favor, o Nacional tentou chegar ao golo antes do intervalo, mas foi algo precipitado nas conclusões, não dando a melhor sequência à superioridade que conseguia estabelecer a meio-campo, graças ao excelente controlo de bola de Fellype Gabriel e de Juninho. Faltou aos madeirenses uma melhor ligação com os dois pontas-de-lança e menos ansiedade nos momentos da finalização, pois a maioria dos remates de Bruno Amaro, Juninho e Gabriel passaram longe do alvo.
O Sporting repetiu a solução de Roma para suprir a ausência de Anderson Polga e voltou a acusar a falta de Miguel Veloso a meio-campo, com João Moutinho em dificuldades para suster os adversários quando estes lhe apareciam com a bola dominada, tirando o máximo partido da pressão frouxa de Romagnoli e dos dois médios-ala, Vukcevic e Izmailov, juntos como titulares pela primeira vez na Liga.
Foi só depois das saídas simultâneas dos dois novos médios-ala leoninos, acompanhadas da subida no terreno de Miguel Veloso e João Moutinho, apoiados por Pereirinha no controlo do melhor jogador nacionalista, que o Sporting começou a jogar perto da grande área de Benaglio, acabando por fazer brilhar o guarda-redes suíço com um punhado de defesas de qualidade.
O Nacional fez 9 remates à baliza leonina, a maioria deles com falha de pontaria, mas coube ao substituto Edu Sales a melhor ocasião, a três minutos do fim, também negada por uma intervenção de alto nível de Stojkovic. O Sporting construiu diversas situações nos últimos minutos, mas seria injusto que alcançasse a vitória em função do trabalho e da generosidade competitiva do Nacional.

AVALIAÇÕES

Miguel Veloso (2,5)
Novamente como defesa-central, actuou mais na sobra e teve liberdade para sair a jogar. Fê-lo, mas nem sempre da melhor forma. Apesar da tentativa de participar activamente no processo de construção, teve contra si o facto de, em missões mais defensivas, não ter mostrado a tranquilidade necessária para a ocupação correcta dos espaços na zona central do terreno. Melhorou na segunda metade.     :: O Jogo

Miguel Veloso, ainda tentou
Começou no centro da defesa, mas na hora do aperto subiu no relvado tentando empurrar a equipa para a baliza contrária. Apesar do empenho, não conseguiu, todavia, bater Benaglio. Mas foi notória a falta que fez no meio-campo dos leões, que continuam sem ter um substituto à altura para o lesionado Polga.   :: Destaques "MaisFutebol"


«SAÍDA EM JANEIRO É IMPOSSÍVEL»

Soares Franco disse este sábado durante a apresentação de um livro comemorativo dos 80 anos do Sporting de Alenquer que a «saída de Miguel Veloso em Janeiro é completamente impossível». O presidente do Sporting, citado pela Agência Lusa, acrescentou que a cláusula de rescisão existente no contrato com o médio só pode ser exercida no final da época.



Quanto à entrevista do Miguel ao "Êxtase", vou pôr os vídeos online assim que possível. :)
Aproveito para agradecer todas as visitas, que já ultrapassaram as 21000, e todos os comentários. Muito obrigada!


publicado por Catarina às 19:21
link do post | comentar | ver comentários (5) | favorito

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007
De regresso à Choupana




ONDE TUDO COMEÇOU...

Choupana, 9 de Setembro de 2006. Após vitória sofrida em casa no arranque da Liga, frente ao Boavista, os leões deslocam-se à Madeira para tentarem quebrar o jejum de triunfos forasteiros ante o Nacional.
Na lista de eleitos encontram-se Polga, Tonel e... Miguel Veloso, um jovem central que estivera cedido ao Ol. Moscavide e regressara para reserva da dupla titular no eixo. Mais do que ganhar a partida por 1-0, o Sporting acabara de conquistar uma espécie de herói improvável – apesar de não ter marcado ou assistido, a formação verde e branca tinha, finalmente, o médio-defensivo que o modelo enraizado por Paulo Bento pedia, ou seja, um elemento que fosse o primeiro organizador de jogo e não o último tampão antes do sector recuado. Amanhã, Miguel Veloso regressa ao ponto de partida da aventura que está ainda no início...

Qualquer jogador necessita de uma ponta de sorte para se afirmar e, neste capítulo, o n.º 24 não foi excepção. É que a oportunidade de se estrear pelos leões surgiu num contexto muito especial, com o meio-campo a ser fustigado pelas lesões, entre as quais Custódio, Paredes, Farnerud e Carlos Martins. No fundo, Miguel Veloso acabou por ser uma solução de recurso. Que pegou.
Apesar de ter atravessado um período entre a bancada e o banco de suplentes, o internacional fez 22 dos 30 encontros do campeonato, sendo ainda totalista nas partidas a contar para a Taça de Portugal – primeiro título na formação sénior que conquistou – e interveniente em cinco dos seis jogos na Liga dos Campeões.
No final da temporada, os muitos relatórios de observação realizados pelos grandes colossos europeus tiveram confirmação durante o Campeonato da Europa de Sub-21, onde o jogador foi o melhor marcador da equipa comandada por José Couceiro (dois golos de livre directo).

In Record


publicado por Catarina às 22:35
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Convocados para a Choupana




O treinador Paulo Bento divulgou esta manhã a lista de convocados para o jogo frente ao Nacional a realizar amanhã, no Estádio da Choupana, pelas 19h45.
A principal novidade é a ausência de Polga, por lesão, facto que deverá fazer com que Miguel Veloso actue, à semelhança do que aconteceu em Roma, ao lado de Tonel no eixo da defesa, abandonando o seu habitual lugar de médio-defensivo.

A lista completa dos eleitos é a seguinte:
Guarda-redes: Stojkovic e Tiago.
Defesas: Marian Had, Ronny, Gladstone, Abel e Tonel.
Médios: Carlos Paredes, Simon Vukcevic, Pontus Farnerud, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Marat Izmailov, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Milan Purovic, Yannick Djaló, Liedson e Celsinho.


A partida tem transmissão em directo e exclusivo na TVI.


publicado por Catarina às 22:30
link do post | comentar | favorito

Veloso e Pereirinha craques da consola




"O lançamento do novo simulador de futebol Pro Evolution Soccer 2008, organizado e distribuído para todo o país pela Ecofilmes, realizou-se quarta-feira pelas 17 horas, no Hattrick Café, em Lisboa. O evento contou com a presença de Miguel Veloso e Bruno Pereirinha, ambos do Sporting, de elementos da equipa de futsal do mesmo clube, e de Madjer, melhor jogador do mundo de futebol de praia, entre muitas outras figuras públicas do desporto, televisão, moda, etc.
Os dois jogadores do Sporting participaram, animados, em várias acções de promoção do jogo e revelaram-se mestres na hora de jogar. Pereirinha confessou que Miguel Veloso é o melhor nos estágios do Sporting e o seu à vontade com o comando na mão, deixa antever muitas horas em frente ao ecrã. «Tenho mais à vontade dentro de campo do que a jogar aqui, porque é o que eu sei fazer realmente bem», revelou Veloso, que jogou com o AC Milan. Pereirinha, com o Manchester United, venceu por 1-0: «É o jogo que faz com que nos estágios estejamos sempre em competição. Não fazemos torneios, jogamos num "quem perde sai",» confessou."

In MaisFutebol


publicado por Catarina às 22:24
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007
Sporting derrotado em Roma por 2-1




AS ROMA 2 - 1 SPORTING

Competição: UEFA Champions League (3ª jornada)
Estádio: Olímpico de Roma
Árbitro:
Terje Hauge
Roma: Doni; Panucci, Juan, Mexès e Tonetto; Pizzarro, De Rossi e Cassetti; Giuly (Brighi, '73) Totti (Vucinic, '35) e Mancini (Cicinho, '87).
Sporting: Tiago, Abel, Tonel, Miguel Veloso e Ronny (Purovic, '77); Izmailov (Celsinho, '81), João Moutinho, Vukcevic (Paredes, '71) e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson.

Continua bem viva a maldição que assola o Sporting nas deslocações a Itália, país onde, nas competições europeias, nunca foi capaz de conquistar uma vitória. Ontem, apesar de ter contrariado a teórica superioridade do poderoso Roma durante quase todo o encontro, voltou a sucumbir ao papel de vítima, graças a um golo do avançado que rendeu Totti, lesionado na primeira parte: Vucinic decidiu a contenda aos 70'.
A surpreendente ausência de Polga marcou o início do encontro, tendo Paulo Bento optado por recuar Miguel Veloso para o eixo da defesa, enquanto João Moutinho se encarregava da posição seis, à frente do quarteto mais recuado. Estava aberta a porta à utilização simultânea de Izmailov e Vukcevic nos vértices exteriores do losango. O equilíbrio da estrutura manteve-se, e isso mesmo ficou patente ao longo da primeira parte.
Ainda assim, o fantástico ambiente criado pelos "tifosi" romanos impulsionou a equipa anfitriã nos primeiros minutos do encontro, e, depois de um período de estudo mútuo, Juan marcou o primeiro na sequência de um canto, culminando uma fase de maior pressão transalpina. Instalava-se o receio entre os adeptos leoninos, que, contudo, foi quase instantaneamente dissipado por um fantástico remate de Liedson: à cabeçada, deu cabo da "maldição" pessoal que o impedia de assinar um golo na Champions - excelente a incursão de Abel, bem como o cruzamento.
O empate pôs o Roma em sentido, e a personalidade do leão começou a sobressair. Então, só de bola parada os italianos assustavam - perder Polga foi um rude golpe para o jogo aéreo verde e branco, departamento no qual Miguel Veloso revela persistentes limitações -, mas os cantos e livres laterais eram uma preocupação constante para a baliza de Tiago.
Se o início do segundo tempo fica ligado à defesa de Tiago a penálti apontado por Mancini, a punir falta inexistente, o equilíbrio que se seguiu acabou por ser desfeito pelo golo de Vucinic (70'). Os derradeiros 20 minutos foram incaracterísticos, já que Paulo Bento reduziu a três os elementos da defesa e apostou tudo no ataque, sem benefícios evidentes.
O Sporting deixa Roma com uma derrota cuja dor é atenuada por uma certeza: há capacidade para vencer em Alvalade.

Crónica: O Jogo




AVALIAÇÕES DA IMPRENSA

Miguel Veloso (3)
Surgiu com surpresa no eixo da defesa dada a lesão de Polga e começou em alta rotação com um disparo em zona frontal de longe, que Doni não segurou (8'). Pouco depois, perdeu um despique com Mexes, e o deixou o francês atirar à trave, mas segurou-se com o andar do tempo. Ao cair do pano, ainda desferiu uma "bomba" de livre, que Doni defendeu.   :: O Jogo

Miguel Veloso (3)
Paulo Bento colocou o jovem a central e os primeiros instantes projectaram um Miguel Veloso aparentemente nervoso e a cometer falhas pouco habituais. De forma gradual foi subindo de produção.    :: Record

Miguel Veloso (6)
Definitivamente, parece já se ter desabituado de jogar a defesa-central, posição na qual mais se evidencia o parco tempo de reacção aos golpes do adversário. Facilitou no lance da grande penalidade a favor da Roma.
No entanto, quando subiu ao ataque desequilibrou sempre o adversário, pois tem uma qualidade de passe notável, como se sabe, e incomodou os italianos em dois fortes remates à baliza de Doni.    :: A Bola




Depois deste jogo, o Sporting já prepara o embate com o Nacional, a contar para a BWin Liga, no próximo sábado.
Os "leões" treinam novamente amanhã, na Academia de Alcochete, pelas 10h30.


publicado por Catarina às 21:55
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007
Comitiva leonina já está em Roma



A comitiva do Sporting chegou, esta tarde, a Roma, depois de um atraso de três horas no vôo devido a uma greve que afectou o aeroporto italiano.
O treino que a equipa realizaria esta noite, para adaptação ao relvado e à iluminação do Estádio Olímpico de Roma teve, portanto, de ser cancelado, pelo que os jogadores deverão apenas realizar amanhã, pela manhã, uma sessão de treino ligeira e à porta fechada.
Para este jogo, Paulo Bento convocou 19 jogadores, sendo as principais ausências da lista o guarda-redes Stojkovic e o médio Farnerud.

A lista de convocados completa é a seguinte:
Guarda-redes:
Rui Patrício e Tiago;
Defesas:
Had, Polga, Ronny, Tonel, Gladstone e Abel;
Médios:
Paredes, Adrien Silva, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho;
Avançados: Purovic, Yannick e Liedson.
O jogo frente à Roma tem início às 19h45 e é transmitido em directo pela RTP1.


publicado por Catarina às 22:08
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Miguel Veloso estreou-se nas "passerelles"




Miguel Veloso deixou ontem, por umas horas, o mundo do futebol para se dedicar, pela primeira vez, à moda. A convite da estilista Fátima Lopes, o médio leonino dirigiu-se, na tarde de Domingo, a Vila Nova de Gaia, para participar no Portugal Fashion.
O jogador do Sporting abriu o desfile da colecção de homem de Fátima Lopes, como um convidado muito especial, e arrancou da plateia fortes aplausos. A estilista mostrou-se bastante satisfeita com a prestação daquele que considera o "jogador-modelo" e que na sua opinião, além de "jogar futebol como ninguém" é "lindíssimo e muito elegante, tal como demonstra em campo."
Uma surpresa no importante evento de moda, da qual Miguel Veloso afirmou ter gostado, sem nunca esquecer que o futebol é, sem dúvida, "o mais importante".

Clica aqui para ver o vídeo do desfile.


publicado por Catarina às 21:57
link do post | comentar | favorito

Domingo, 21 de Outubro de 2007
Fátima envergonha Sporting no Restelo




SPORTING 1 - 2 FÁTIMA

Competição:
Carlsberg Cup (4ª Eliminatória - 1ª Mão)
Estádio: Estádio do Restelo, Lisboa
Assistência: 6000 espectadores
Árbitro: Artur Soares Dias
Sporting: Tiago, Abel, Tonel, Gladstone (Romagnoli, 45 m), Marian Had, Carlos Paredes, Farnerud (Miguel Veloso, 45 m), Celsinho (João Moutinho, 45 m), Izmailov, Purovic e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Fátima:
Pedro Duarte, Duarte, Jorge Teixeira, João Fonseca, Ricardo Jorge (Falardo, 64 m), Miguel Xavier, Marco Airosa (Bispo, 68 m), Cícero (Carlos Saleiro, 79 m), Verissimo, Joel e Marinho
Treinador: Rui Vitória

Depois de eliminar o líder da Liga Vitalis, o Santa Clara, a Académica e o FC Porto, o Fátima manteve ontem bem viva a esperança de seguir em frente na Taça da Liga pondo o leão em sentido: os homens de Rui Vitória bateram o Sporting por 2-1 e partem com uma importante vantagem para o jogo da segunda mão, a disputar no seu reduto.
A história deste embate começa a ser contada na folha da constituição das equipas, uma vez que Paulo Bento, pressionado pela proximidade da visita a Roma, para a Liga dos Campeões, e pela carga competitiva de muitos dos seus pupilos - seis estiveram esta semana ao serviço das suas selecções -, abdicou de sete dos habituais titulares para a escolha do onze inicial: Stojkovic, Polga e Vukcevic nem foram convocados, enquanto Ronny, Veloso, João Moutinho e Yannick Djaló se sentaram no banco de suplentes.
Cedo, contudo, a realidade se encarregou de demonstrar que esta "equipa B" não está à altura da estrutura principal. Ou seja, sem as pedras que constituem o seu núcleo duro, o grupo de Paulo Bento não esconde lacunas graves, que se reflectem na organização e coesão do conjunto. Sendo certo que o golo do Fátima nasce de um lance algo fortuito, a verdade é que os visitantes foram melhores que os anfitriões durante os primeiros 45 minutos.
Paulo Bento terá tido, melhor que ninguém, consciência das dificuldades e, ao intervalo, procedeu a três substituições em simultâneo: saíram Gladstone, Farnerud (paupérrimas exibições) e Celsinho (a estreia não deixou de ser promissora) para a entrada de Miguel Veloso, João Moutinho e Romagnoli. O impacto das alterações foi imediato, e o Sporting chegou ao empate num excelente movimento colectivo culminado por Liedson, num lance de grande espectacularidade na execução técnica.
Os minutos passavam, e, muito por culpa de Paredes, que já nem era capaz de fechar os espaços à frente da sua defesa, Falardo - boa aposta de Rui Vitória para os últimos minutos - aproveitou a benesse e disparou de longe, para surpresa de Tiago: golo notável, mesmo se consentido, e um justo prémio para uma equipa que já demonstrou que o sucesso não é fruto apenas da… fé.

Crónica:O Jogo

Resumo do jogo disponível aqui.


AVALIAÇÕES


 

Miguel Veloso (2)

Num jogo que lhe deveria ter proporcionado algum descanso, acabou por jogar 45', como defesa-central, destacando-se com uma bomba do meio da rua (83') que o guarda-redes Pedro Duarte parou com dificuldade.     :: O Jogo

Miguel Veloso (6)

Ganhou estatuto nos últimos meses e já o sabe usar em campo, quando, mesmo a central, avança pelo campo dentro, em condução perfeita, para dar o exemplo. Passou muitas vezes por Paredes como se este estivesse parado. Se calhar estava. Decisivo no lance do 1-1, quando levou a bola e serviu Liedson, que depois deu para Abel, outra vez Liedson e golo.    :: A Bola

Miguel Veloso (3)
Entrou para o lugar de Gladstone, transmitndo outra segurança e consistência à defesa leonina. Mas não se ficou por aqui, indo lá à frente tentar empurrar a equipa para o ataque. Nos últimos minutos ainda tentou o 2-2 com um belo remate defendido por Pedro Duarte.   :: Record



publicado por Catarina às 20:53
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007
Convocados para o Sporting x Fátima
O técnico Paulo Bento divulgou esta manhã a lista de convocados para o encontro de amanhã, frente ao Fátima, a realizar no Estádio do Restelo.
Para esta partida, a contar para a 4ª eliminatória da Taça da Liga, o treinador dos "leões" chamou 18 jogadores, com destaque para Rui Patrício e Paulo Renato.





A lista de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Tiago e Rui Patrício;
Defesas: Abel, Tonel, Paulo Renato, Gladstone, Ronny e Marian Had;
Médios: Paredes, Miguel Veloso, Farnerud, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov e Celsinho.
Avançados: Purovic, Yannick e Liedson.

Paulo Bento admitiu que irá fazer algumas alterações no onze inicial do jogo de amanhã, pelo que alguns dos habituais titulares deverão ser poupados para o jogo com a Roma da próxima terça-feira. Miguel Veloso, que, tal como João Moutinho, só hoje se juntou aos companheiros depois de ter estado ao serviço da Selecção AA e ter sido titular em ambas as partidas, deverá, portanto, ficar no banco de suplentes.
O jogo tem início às 19h00 e transmissão em directo e exclusivo na Sport TV2.


publicado por Catarina às 23:10
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10