Sábado, 26 de Maio de 2007
Convocados para a final da Taça
Paulo Bento chamou 18 atletas para integrarem a convocatória da final da Taça de Portugal, disputada entre o Sporting e o Belenenses, que se realiza no domingo, às 17 horas, no Estádio do Jamor.

Lista de Convocados:
Guarda-Redes:
Ricardo e Tiago
Defesas:
Polga, Tonel, Abel, Caneira e Tello
Médios:
Custódio, Paredes, Miguel Veloso, Nani, Romagnoli, João Moutinho, João Alves e Farnerud
Avançados:
Alecsandro, Yannick e Liedson


publicado por Catarina às 19:54
link do post | comentar | favorito

Jogador Revelação
Quem olha para Miguel Veloso, "dono" do meio-campo defensivo do Sporting e um dos segredos da equipa de Paulo Bento, pela qualidade de passe com que também lança o ataque, dificilmente recorda que ainda há um ano era um jovem desconhecido que rodava no Olivais e Moscavide, clube que na altura militava na II Divisão.
Aliás, também se torna difícil acreditar que entrou na equipa relegando para o banco dois valores seguros, um Custódio titularíssimo um ano antes, e um Paredes que chegara a Alvalade como maior dos reforços da época.



A escolha de Miguel Veloso como Jogador Revelação é, perante estes factos, tão indiscutível como a votação que recebeu: 11 votos, contra três do colega Nani e do portista Bruno Alves, os segundos classificados.

Com 21 anos e uma carreira pela frente, Miguel Veloso tem uma outra faceta surpreendente. No Sporting, onde se estreou a 9 de Setembro, frente ao Nacional, aproveitando as ausências dos lesionados Custódio e Paredes, impôs-se como médio-defensivo, mas também já jogou como defesa-central, a sua posição de origem. Nos Sub-21, selecção que já o convocou para o Europeu a realizar na Holanda, foi utilizado por José Couceiro como defesa-esquerdo. Em qualquer dos três lugares soma bons desempenhos, pois ao poder físico alia uma invulgar leitura de jogo e qualidade técnica.

Nascido em Coimbra, Miguel Veloso começou a sua carreira no Benfica, uma opção natural dado o seu pai ter sido um dos grandes internacionais dos encarnados. Mas o corte que Vale e Azevedo decretou nos escalões de formação levou à sua dispensa, que o Sporting de imediato aproveitou.

"O Jogo"


publicado por Catarina às 19:41
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 23 de Maio de 2007
Convocados para o Euro 2007 de Sub-21
José Couceiro divulgou ontem de manhã a lista de convocados para o Campeonato da Europa de Sub-21 deste ano, com início a 10 de Junho, na Holanda. O técnico convocou 23 jogadores e os eleitos são, então, os seguintes:
Vaz Té, Semedo, João Botelho, Amoreirinha, Rolando, Ruben Amorim, Filipe Oliveira, Manuel Fernandes, Antunes, Paulo Ribeiro, Ricardo Batista, João Pereira, José Gonçalves, Organista, Manuel da Costa, João Moutinho, Nani, Miguel Veloso, Yannick, Hugo Almeida, Paulo Machado, João Moreira e Varela.



A concentração dos jogadores terá lugar no dia 28 de Maio, pelas 23h00, no Amazónia Jamor Hotel. A equipa de esperanças partirá, depois, para a Holanda, pelas 14h30 do dia 2 de Junho.


publicado por Catarina às 14:29
link do post | comentar | favorito

A dor nos rostos de Veloso e Moutinho
Foi um sentimento de tristeza aquele que pairou no relvado de Alvalade quando o árbitro Jorge Sousa apitou para o final do jogo Sporting-Belenenses. Nas bancadas o ambiente foi de reconhecimento. Cânticos, palmas e cachecóis dos adeptos, a contrastar com o sentimento dos jogadores no relvado.
Miguel Veloso e João Moutinho não contiveram as lágrimas. Choraram sem medo. Sem reservas. Expressaram a desolação de quem acreditava que este domingo seria de festa. Não foi.



Recuperar das emoções do passado domingo à noite é a prioridade do Sporting.
Miguel Veloso abandonou o estádio duas horas depois do apito final de olhos completamente vermelhos. Culpa das lágrimas.
O plantel leonino voltou hoje a treinar e Paulo Bento quer todos de olhos e cabeça limpa, a pensar no Jamor.


publicado por Catarina às 14:26
link do post | comentar | ver comentários (4) | favorito

Sporting termina com brilhantismo
O Sporting venceu o Belenenses, por 4-0, num jogo em que os comandados por Paulo Bento voltaram a demonstrar ser a melhor equipa do futebol português. Liedson (9 m), Alecsandro (19 m), Yannick (89 m) e Pereirinha (90m+2) marcaram os golos na despedida de Alvalade da época 06/07.
A equipa leonina conquistou assim o 2º lugar da classificação e a entrada directa na Liga dos Campeões.


Avaliação

Miguel Veloso (7) - Saiu do campo banhado em lágrimas, depois de, durante alguns minutos, “se ter sentido campeão”, mas o que ficará para a história é mais uma boa exibição do miúdo que até começou, esta época, por ser central, mas acabou como esteio do meio-campo. Seguro, rápido sobre a bola, tranquilo a desfazer jogadas adversárias e a lançar os companheiros para o golo. Aos 10 minutos, uma intercepção sua foi parar à cabeça de Alecsandro e daí seguiu para os pés de Liedson, que, isolado, não perdoou. Saiu triste, mas ajudou muito este Sporting na conquista dos milhões.   - in "O Jogo"

Miguel Veloso (4) - Relevação da temporada, patrãozinho à frente da defesa, raras vezes erra um passe e, embora jovem, revela o sentido posicional de um veterano. Limitou a influência de Zé Pedro e tentou sair com a bola controlada para estabelecer diferenças mais adiante. Com Moutinho, Nani e Yannick, vai enfrentar desafios de Selecção.  - in "Record"

Miguel Veloso (7, o melhor em campo) - Herdou do pai, António Veloso, a mesma raça, a mesma entrega ao jogo, a mesma vontade de indicar o caminho certo aos colegas. Mas o futebol de Miguel Veloso é muito mais que raça, entrega e liderança - é também qualidade de passe, um entre vários atributos técnicos, culpa de um pé esquerdo fabuloso, a fazer lembrar o argentino Fernando Redondo.   - in "A Bola"



Miguel Veloso, o miúdo que soube crescer:
No início da época muito poucos arriscavam que Miguel Veloso iria terminar o campeonato como um dos elementos fundamentais na equipa do Sporting. Era apenas mais um dos miúdos que faziam parte da primeira equipa leonina. O jogo com o Belenenses foi mais uma prova do crescimento do internacional sub-21. Seguríssimo, o médio mais defensivo dos «leões» jogou com personalidade e foi vê-lo durante o jogo a dar indicações aos colegas de equipa. Interessante para quem estar a dar os primeiros passos ao mais alto nível. Não desiste de um lance e quem fica a ganhar com a atitude que demonstra é o colectivo. in "Destaques MaisFutebol"

Miguel Veloso – O meu nome é Miguel Veloso e sou o patrão do meio-campo. Poderia ser assim a apresentação do jovem leonino. Na sua primeira temporada ao serviço da equipa principal, o médio soube agarrar a oportunidade dada por Paulo Bento, tornando-se num dos principais pilares, senão o principal, da formação verde e branca. Esta noite não foi excepção e Miguel Veloso esteve imparável no que toca a recuperações de bola e a lançar os colegas para o ataque, com especial destaque para um passe magnífico a servir Liedson que não soube aproveitar de feição. in "Melhores em Alvalade, Sportugal"

Miguel Veloso – Foi o melhor em campo. O médio do Sporting terminou a época em grande e em excelente forma. Dominou o meio-campo e dos seus pés saíram as melhores assistências e visão de jogo. Até no choque está mais forte.  in "Público"


publicado por Catarina às 14:23
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 18 de Maio de 2007
Médio demonstra confiança.

«Vamos ser campeões»



Miguel Veloso e Yannick Djaló mostraram a sua confiança na conquista do título de campeões nacionais, numa sessão de autógrafos promovida ontem pela Sapo, no Picoas Plazza. “Vamos ser campeões, amigo”, disse Miguel Veloso ao promotor responsável pela organização do evento.

Os dois jovens leoninos chegaram atrasados à acção de promoção, mas fizeram questão de se desculpar pelo sucedido. “Pedimos desculpa aos nossos fãs e à comunicação social que está aqui à nossa espera”, disse Djaló.

O evento começou, então, sempre com os dois jogadores a mostrarem boa disposição. Yannick revelou mesmo que pretende usar o software apresentado para comunicar com os fãs quando se sagrar campeão: “Sem dúvida que vamos usar este programa para responder aos nossos adeptos se formos campeões nacionais.”

No final, e antes de ir embora, Miguel Veloso disse ainda que espera que todos torçam pelo Desportivo das Aves.
“Vamos ser campeões. Todos a torcer pelo Aves. Podem avisar as famílias que vão chegar tarde a casa porque a festa vai ser grande.”

in "Record"



publicado por Catarina às 22:37
link do post | comentar | favorito

Terça-feira, 15 de Maio de 2007
Sporting vence em Coimbra.


O Sporting venceu, em Coimbra, no passado Domingo, a Académica por 2-0. Os golos foram apontados por Liedson e João Moutinho, e a vantagem poderia até ter sido mais dilatada, não fosse o desperdício de uma grande penalidade e de outras oportunidades claras de golo que, por pouco, não foram convertidas. Os leões ocuparam, provisoriamente, o primeiro lugar (durante 70 minutos do jogo) e estão, neste momento, em 2º, a um ponto do líder FC Porto, que empatou em Paços de Ferreira.

Avaliações

Miguel Veloso (7, eleito o melhor em campo) - Com elegância e inteligência, foi impecável nas compensações defensivas das subidas de Romagnoli e Nani e secou Filipe Teixeira. Melhor ainda na segunda parte, em que além de equilibrar a equipa foi preciso para responder à superioridade numérica do adversário a meio-campo. Aos 54 minutos, o golo fugiu-lhe por milímetros, mas para merecer elogios já bastou o ter jogado 90 minutos a grande nível.  in "A Bola"

Miguel Veloso (4, o destaque) - Chefe de orquestra de uma banda mais vocacionada para o desperdício do que para os golos. Mas, ainda assim, o chefe. Impecável na marcação dos ritmos, nas entradas a compasso, na afinação da música ofensiva. Com ele, a equipa funciona como um coro que ontem só desafinou nas últimas notas, ou seja, no remate. Ele incluído: fez dois sem sucesso - um ainda deu penálti, o outro roçou o ferro.  in "Record"

Miguel Veloso (6 em 10) - Abriu a exibição com um violento “petardo” do meio da rua que Roma não susteve. Na sequência da jogada, o “keeper” provocaria penálti sobre Liedson. Cirúrgico a travar as iniciativas academistas à entrada do seu meio-campo, arrancando, não raro, faltas inteligentes e descobriu muitas linhas de passe. Porém, voltou transfigurado após o descanso. Sofreu muito para travar o veloz Filipe Teixeira, parecendo afectado com o marasmo. Ainda assim, desferiu um excelente remate rasteiro aos 54’, com a bola ainda a roçar o poste.  in "O Jogo"



publicado por Catarina às 14:42
link do post | comentar | favorito

Sábado, 12 de Maio de 2007
Solidário.
O caso de Madeleine McCann, a menina inglesa de 4 anos que desapareceu no Algarve há cerca de uma semana atrás, sensibilizou tudo e todos, pelo que muitas figuras públicas, entre as quais futebolistas como David Beckham ou John Terry e treinadores como José Mourinho e Luiz Felipe Scolari, apelaram a que, quem possuíse informações sobre a pequena Maddy as fizesse chegar às autoridades.
Miguel Veloso juntou-se a esta onda de solidariedade e fez, também ele, um apelo:




( http://www.record.pt )





publicado por Catarina às 23:36
link do post | comentar | favorito

Convocados para Coimbra
Paulo Bento divulgou esta manhã a lista de convocados para a partida frente à Académica, a realizar este Domingo. O treinador leonino repetiu a convocatória das últimas jornadas, pelo que os jogadores chamados são os seguintes:

Ricardo, Tiago, Abel, Caneira, Polga, Tonel, Ronny e Tello; Miguel Veloso, Custódio, Pereirinha, Farnerud, João Moutinho e Romagnoli; Alecsandro, Yannick e Liedson.

A equipa leonina entrou em estágio após o treino desta manhã na Academia e parte ao final da tarde para Coimbra, cidade natal de Miguel Veloso.
O encontro está marcado para as 19:15 de amanhã, com transmissão em directo e exclusivo na TVI.


publicado por Catarina às 15:58
link do post | comentar | favorito

Melhor Jovem de Abril.
Miguel Veloso recebeu, ontem de manhã, antes do treino na Academia de Alcochete, o prémio de Melhor Jogador Jovem do mês de Abril, atribuído pelo Sindicato de Jogadores. Uma feliz coincidência já que, curiosamente, foi entregue no dia em que o jogador leonino completou 21 anos de idade.




publicado por Catarina às 15:53
link do post | comentar | favorito


Bem-vindo (a)! Este é um blog dedicado ao jovem médio do Sporting e da Selecção Nacional Miguel Veloso, que visa trazer as mais diversas informações acerca do jogador e do seu trabalho, além de, obviamente, homenageá-lo e demonstrar-lhe o nosso apoio, pelo que não tem qualquer ligação oficial com o jogador ou o Sporting Clube de Portugal.
O blog é mantido por mim, Catarina Ferreira, desde Abril de 2007 e está em constante actualização. Obrigada pela visita. :) Dúvidas, sugestões ou críticas? Envia-nos um e-mail.


Se gostavas que o teu blog/site figurasse nesta lista, envia-nos um e-mail! :)

Sporting Clube de Portugal
. Site Oficial
. Portal Sporting XXI
. Sporting 100
. Leão da Estrela
. Sporting PlanetaPortugal.com

Futebol
. Fed. Portuguesa de Futebol
. SJPF
. LP de Futebol Profissional
. UEFA

Parceiros
. Leandro Romagnoli Online
.
Gema D'Arte
. O Treinador de Bancada
. Bancada Sul
. Izmailov7
. Ruben Amorim
. Di María 20
. Simão Sabrosa
. Bónus Apostas
. Leão Rampante

Imprensa Desportiva
. Jornal "Record"
. Jornal "A Bola"
. Jornal "O Jogo"
. MaisFutebol
. Desporto10